9 de jun. de 2012

O que teremos aqui?

Neste primeiro momento, vamos começar a divulgar dicas sobre os seguintes assuntos (no início de cada texto e nas tag ficarão indicadas as sessões):
a) Arquivos: informações sobre sites que disponibilizam fontes digitalizadas ou outros tipos de arquivos digitais (exemplo, imagens);
b) Publicações: dicas sobre revistas eletrônicas e sites com livros digitais para auxiliar sua pesquisa;
c) Núcleos de pesquisa: informações sobre grupos de pesquisa em História ou outras áreas de interesse;
d) Museus: indicações de museus virtuais ou exposições, bem como aqueles que possibilitam passeios virtuais pelas suas coleções;
e) Livros: são dicas de livros publicados colhidas em diversas publicações especializadas ou recebidas de experts na área;
f) Filmes: serão apresentadas indicações de filmes que tenham como conteúdo principal a discussão de eventos históricos.

Seja benvindo ao Acervos de História!

O blog Acervos de História é direcionado a alunos, professores e todos os interessados em História. O nosso objetivo é fornecer em um só local uma coleção de sites úteis para suas pesquisas.
A ideia nasceu da dificuldade de encontrar em um único local informações sobre arquivos digitais (fontes), dicas de livros, exposições, filmes, bibliotecas, etc, que teem seu material disponibilizados na web.
Reunimos aqui dicas encontradas em diversas publicações, como por exemplo nas revistas  RHBN e História Viva, bem como dicas de professores e outros profissionais ligados à História.
Espero que vocês aproveitem as minhas dicas.