15 de jun. de 2012

Filmes: AS BRUXAS DE SALÉM

O filme As Bruxas de Salém (The Crucible,  1996) trata de um caso verídico ocorrido nos Estados Unidos do século XVIII quando ocorreram julgamentos e condenações à morte pelos puritanos, por suspeita de prática de bruxaria. O filme é baseado na peça de Arthur Miller, escrita na década de 1950, para discutir outro momento de caça às bruxas, o macarthismo.

O filme traz no elenco Daniel Day-Lewis, Winona Rider e Joan Allen. É interessante ver a abordagem da perseguição religiosa pelos puritanos e protestantes, diferentemente da maioria das obras que tratam da Inquisição católica.

Mas o mais importante é a reflexão sobre a perseguição ideológica, seja ela qual, onde e quando for. Veja um trailler do filme. 

14 de jun. de 2012

Livros: CRISE CULTURAL E INDEPENDÊNCIA: 1808-1831


O livro congrega textos de vários estudiosos que buscam entender uma época que foi crucial na construção do nosso Estado nacional e da nossa sociedade. O livro reúne textos inéditos de Alberto da Costa e Silva, Lúcia Bastos Pereira das Neves, Rubens Ricupero, Jorge Caldeira e Lilia Moritz Schwarcz, sob a coordenação de Alberto da Costa e Silva. É o primeiro volume da coleção História do Brasil Nação 1808-2010, dirigida por Lilia Moritz Schwarcz.  
Editada pela Objetiva, a coleção faz parte de um projeto chamado América Latina na História Contemporânea, organizado pela Fundação Mapfre e pelo Grupo Santillana, que está no Brasil através da Editora Objetiva.

(Indicação: RHBN, no. 74, novembro 2011)

13 de jun. de 2012

Arquivos digitais: Hemeroteca Municipal de Lisboa


     A Hemeroteca Digital de Lisboa tem por objetivo a construção de uma biblioteca digital de jornais e revistas portugueses que já cairam em domínio público. São milhares de páginas digitalizadas que podem auxiliar em pesquisas sobre a imprensa portuguesa. São mais de 400 mil páginas com atualização quinzenal. As publicações se iniciam em 1715. 
     É possível realizar consultas por períodico, por autor, cronológico. O índice geográfico ainda não está disponibilizado.  Pode-se acessar os documentos digitalizados em pdf ou html. Em pdf o pesquisador pode salvar os arquivos para pesquisa futura. As digitalizações são de excelente qualidade.
     Para os brasileiros também existem títulos interessantes, como por exemplo a revista Brasil-Portugal, revista quinzenal ilustrada, publicada entre fevereiro/1899 a fevereiro/1914.

(fonte:Boletim Informativo Café História e RHBN, 81 - Junho/2012)

12 de jun. de 2012

Museus: Era Virtual Museus


O site Era VirtualMuseus é um projeto iniciado em 2008 e que possibilita a realização de visitas virtuais a diversos museus brasileiros. Atualmente são disponibilizados museus de 04 Estados: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Dentre eles temos o Museu do Diamante de Diamantina, o Museu Vitor Meirelles, o Museu da Inconfidência e o Museu da República. 

Na aba Visitas Virtuais os museus estão separados por Estado de localização. Após a escolha do museu você tem acesso a informações gerais sobre o museu (história, horários de visita, preços, acervo, etc) e acesso à visita virtual com indicação do idioma (algumas estão em outros idiomas além do português). As visitas possuem áudio e indicações de informações adicionais sobre determinadas obras. 

Vale a pena passear por estes museus. Antes de começar a navegar indico conhecer como se "locomover" nas visitas virtuais.

(fonte: RHBN, no. 76, janeiro 2012)

Núcleos de Pesquisa: NEMED-UFPR

O Núcleo de Estudos Mediterrânicos - NEMED, vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná, desenvolve projetos voltados a pesquisas relacionadas com o mundo mediterrânico, abrangendo os períodos clássico, tardo-antigo, medieval e moderno.

O site disponibiliza informações sobre os membros do núcleo (docentes e discentes),  publicações (a Revista Diálogos Mediterrânicos) e também uma relação de todo o material sob guarda do núcleo. São monografias, dissertações, teses, livros, artigos e documentos que o Núcleo possui para auxiliar nos estudos sobre o tema. Infelizmente, o material não está ainda em formato digital.

Mas é bastante interessante para conhecer o que se está pesquisando sobre o assunto, além de ser um canal de comunicação e de contato entre pesquisadores do mundo mediterrânico. Vale a pena conhecer!

10 de jun. de 2012

Publicações: Internet Archive

O Internet Archive é um site de uma organização sem fins lucrativos que foi fundada para construir uma biblioteca na Internet. Ele tem como objetivo oferecer acesso permanente a coleções históricas disponibilizadas em meio digital. O site não disponibiliza somente livros, mas também páginas da internet, filmes e arquivos em áudio.
Na sessão dedicada aos textos, você pode consultar e baixar uma vasta gama de livros de ficção, acadêmicos e livros históricos.  Muitos livros que podem servir de fonte para o pesquisador em história estão disponibilizados no site. São mais de 3 milhões de textos disponibilizados e a pesquisa (apesar de ser em inglês) é bem simples.
Aproveitem para passear pelo site. Para quem está a busca de fontes para o seu trabalho, eis um bom lugar para começar. Escolha o seu assunto e aproveite.

Arquivos Digitais: Arquivo Nacional do Brasil

Vamos iniciar nossa divulgação com o Arquivo Nacional do Brasil. O site do AN traz informações bem interessantes para você iniciar qualquer pesquisa sobre a História do Brasil. Clicando em Acervo você poderá conhecer os dois locais de guarda de documentos: Rio de Janeiro e Brasília. Estive em Brasília em abril/2012 e o atendimento foi excepcional.
Acessando Serviços você poderá conhecer os principais acervos disponíveis, de que forma você pode ter acesso à documentação e principalmente acesso a Banco de Dados do SIAN.
O SIAN, Sistema de Informações do Arquivo Nacional, é uma base de dados que possibilita pesquisa e acesso a documentos sobre a administração pública brasileira e os demias fundos do arquivo. Possui dois tipos de pesquisa o MAPA (sobre atos legais) e o MULTINÍVEL (que cataloga os diversos fundos e coleções do arquivo). No Multinível, nas pesquisas Livre e Avançada você poderá marcar para consulta somente a material digitalizado.
Acesse o site e faça um tour: escolha um assunto e começe sua pesquisa. Boa sorte.