4 de jul. de 2012

Publicações: HAGIOGRAFIA E HISTÓRIA


O site Hagiografia e História, desenvolvido pela professora da UFRJ Andréia Cristina Lopes Frazão, traz material relacionado com hagiografia, resultado de trabalhos orientados pela docente. Dentre o material se destaca o Banco de dados de Hagiografias Ibéricas (sécs. XI a XIII), resultado do projeto de pesquisa Hagiografia e História, no qual os pesquisadores relacionam os textos hagiográficos produzidos no período, com indicativo de local de disponibilização da fonte na internet.

Para os interessados em São Francisco de Assis (como eu), o site traz alguns trabalhos realizados por alunos sobre o poverello em um curso ministrado pela professora sobre o santo.

Visitem!

(fonte: RHBN, no. 76, janeiro 2012)

Publicações: ARCHAI


A ARCHAI: Revista de Estudos sobre as Origens doPensamento Ocidental é uma publicação semestral do Grupo Archai: As Origens do Pensamento Ocidental, grupo sediado na Universidade de Brasília - UnB. O Archai é um grupo interdisciplinar e interinstitucional que congrega pesquisadores das áreas de filosofia, história, letras, direito e arqueologia de diversas instituições universitárias brasileiras.

Na última edição disponível há um dossiê sobre cinema e literatura grega. O material pode ser interessante para estudantes do curso História - Memória e Imagem, da UFPR. 

Atualmente existem 7 edições disponíveis para consulta.

3 de jul. de 2012

Arquivos digitais: ARQUIVO NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS

O Arquivo Nacional dos Estados Unidos disponibiliza para consulta online diversos documentos, inclusive referentes ao Brasil. Clicando em Research Our Records você terá acesso às diversas formas de pesquisa oferecidas pelo arquivo. A consulta online (base Online Public Access) disponibiliza documentos como a declaração de independência, o Bill of Rights, dentre outros. Os arquivos disponibilizados online (alguns ainda não estão) têm a possibilidade de baixa do arquivo em pdf.

Um dos arquivos digitais mais  comentados  é o arquivo digital do censo de 1940.

Navegue pelo site.

 

Arquivos Digitais: Alinari Archives

A FAF - Fondazione Alinari per la fotografia é um organismo criado em 2021 pela região da Toscana para gerenciar, preservar e valorizar o patrimônio fotográfico Alinari. A empresa Fratelli Alinari foi fundada em Florença em 1852 e é a mais antiga empresa a operar na área de fotografia e comunicação de imagens.

São mais de 400 mil imagens disponíveis para pesquisa. A coleção pode ser explorado por pesquisa por ano, por palavra-chave, artista, etc.

Em uma sessão específica, as fotografias estão separadas por fotógrafo, trazendo uma biografia do artista e as fotografias a ele relacionadas.

Visite!

(fonte: RHBN, no. 74, novembro 2011)

2 de jul. de 2012

Filmes: Lisbela e o prisioneiro

Esta dica foi mandada pelo meu colega do curso de Historia Sérgio Heuko.

O filme retrata um momento do cinema brasileiro em que diretores consagrados na televisão transportam para o cinema sua linguagem, já popularizada pela TV, na busca de se fazer um cinema de maior apelo popular.

O Sergio mandou este link com uma análise do filme.

Mais informações sobre o filme veja aqui. Assista ao trailer do filme.