19 de jul. de 2012

Arquivos Digitais: ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

O ANTT é um arquivo central de Portugal que preserva documentos originais desde o século IX até a atualidade, em seus mais diversos suportes.  O site divulga e disponibiliza, na Internet, as principais fontes arquivísticas da Torre do Tombo, decisivas para a compreensão histórica de Portugal e do Mundo. 

Acessando a guia PESQUISAR NA TORRE DO TOMBO  você conhece as principais instruções para pesquisa de documentos. O ANTT possui duas bases: o TT Online, que permite, infelizmente não para todos os documentos, a visualização e baixa em pdf e a DIGITARQ (apesar de indicada como preferencial, não consegui abrir o link). É acessar e iniciar sua pesquisa.


Fonte: site da Biblioteca Nacional de Portugal

Publicações: LOCUS

A Locus - Revista de História, é um periódico ligado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Criado em 1995, a Locus é uma revista semestral, publica artigos, ensaios, resultados de pesquisas, traduções e resenhas de interesse para o campo historiográfico.Conheça a equipe.

Clicando em edições anteriores você terá acesso às edições já publicadas, desde 1995. Alguns dos dossiê já publicados discorrem sobre História e Gênero, Extremismo político de Direita, Ensino de História.

Consulte e aproveite o conteúdo.

(fonte: Boletim Informativo Café História)

Museus: GOOGLE ART PROJECT


Apesar de não ser um site de museu ou um museu virtual, o Google Art Project fornece imagens de quadros e esculturas de diversos museus e galerias do mundo todo que podem auxiliar em trabalhos (pesquisas e aulas) que queiram utilizar a iconografia. São 155 coleções, com obras de mais de 2000 artistas.

Além da consulta e visualização das imagens, o site permite visitas virtuais a diversos museus e coleções. Você pode consultar por coleções, artista e até por obra de arte. A qualidade das imagens surpreende. Imperdível e de fácil operação. 

Dica: Prof. Martha Daisson Hameister

Núcleos de Pesquisa: VIVARIUM

O Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo, grupo criado em 2009, inicialmente na UFMT, para integração e promoção de pesquisas acadêmicas sobre a Antiguidade Tardia e da Idade Média Ocidental. Atualmente o Vivarium se constitui de dois núcleos: um com sede na UFMT e o outro na UFBA.

No site você tem acesso às atividades promovidas ou com participação do núcleo, à composição do grupo, à publicações dos integrantes do grupo (alguns dos artigos com link para leitura). A aba com as teses, dissertações e tcc ainda está em fase de atualização (no momento temos acesso a uma dissertação).

O núcleo também possui página no Facebook que divulga diversos materiais e notícias sobre a história medieval.

Acessem.  

(Dica da Prof. Marcella Lopes Guimarães)

 

17 de jul. de 2012

Museus: MUSEU FRIDA KAHLO

Se indicamos o filme Frida, vale a pena você passear pelo site do Museu Frida Kahlo. No site, além de informações gerais sobre o museu (a Casa Azul), você conhecerá mais sobre a vida de Frida.


Você pode fazer um tour virtual pelo museu. E também coleção com as obras de Frida.

A página inicial do site traz informações interessantes sobre o funcionamento do museu.

Visitem e divirtam-se. E acompanhe no facebook.

Filmes: FRIDA

Neste final de semana assisti a 3 filmes que representam filmes biográficos (os biopic). Três filmes diferentes, com 3 maneiras de contar uma história biográfica. Para o estudante de história a questão da representação (das escolhas que cada autor faz) é extremamente importante para entender uma biografia para o cinema.

Vou começar com Frida (2002), a cinebiografia da artista mexicana Frida Kahlo, aqui representada po Salma Hayek. É interessante como o filme se utiliza das concepções artísticas na obra de Frida para representar diversos momentos da vida da artista. No filme, suas obras ganham (mais) vida.

Apesar de começar com um flashfoward, o filme apresenta uma estrutura linear, que forma um círculo entre a primeira e a última cena. Mas o mais importante para o historiador é analisar as questões do momento de produção da obra, do que a figura em si que está sendo representada. 

Vale a pena! Veja o trailer. Para aqueles que querem se aprofundar no tema leiam este artigo que analisa o filme.