2 de ago. de 2012

Livros: FEEDING THE CITY


Neste livro, o brasilianista Richard Graham, a partir de vasta documentação, principalmente do Arquivo Público da Bahia, mostra a trajetória de diversos indivíduos envolvidos no abastecimento de Salvador entre o final do século XVIII e meados do XIX. 

O livro ainda não foi traduzido para o português.

Para conhecer um pouco sobre o assunto leia o artigo do autor sobre uma greve em Salvador.

(fonte: RHBN, no. 66, março 2011)

Publicações: SCIELO LIVROS


A SciELO Livros é uma base de livros on-line que tem o intuito de publicar livros acadêmicos para aumentar a visibilidade das pesquisas nacionais. Até o momento participam da base as editoras Fiocruz, Unesp e Edufba.

Acesse, pesquise os livros disponíveis na sua área de interesse e boa leitura.

Visite e aproveite, pois é de graça.


(fonte: Boletim Informativo Café História)

Arquivos Digitais: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO

O acervo do Arquivo Público Mineiro é constituído por documentos produzidos e acumulados por órgãos da Administração Pública de Minas Gerais e por arquivos privados, abrangendo desde o século XVIII até o século XX. Além de manuscritos e impressos, reúne mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos. 

Em uma das entradas do site você pode ter acesso à transcrição dos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira

Neste link você acessa um vídeo que traz informações sobre o Arquivo.


Livro: DESTERRO: ILHA DE SANTA CATARINA



Livro com material historiográfico e iconográfico sobre a ilha de Santa Catarina, reunida em dois volumes organizados pelo pesquisador Gilberto Gerlach. 

 
(fonte: RHBN, no. 65, fevereiro 2011)

1 de ago. de 2012

Museus: MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO


museu da resistenciaO Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação de referências da memória da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano. Você tem acesso à programação de exposições, ações educativas e culturais. Uma das propostas do site (ainda não implementada) é a inclusão de testemunhos de ex-presos e perseguidos políticos e de familiares de mortos e desaparecidos.

Para estudantes de História, que trabalham também com Memória, vale a pena conhecer o projeto Lugares de Memória, que tem por objetivo o inventário e a sinalização de lugares relacionados à resistência. Clique aqui e veja uma lista de lugares já mapeados. 

(fonte: RHBN, no. 76, janeiro 2012)

Publicações: REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS


A Revista Estudos Históricos é uma publicação semestral dedicada à História do Brasil vista de uma perspectiva multidisciplinar. Ela é publicada ininterruptamente pelo CPDOC (vinculado à Fundação Getúlio Vargas) desde 1988, e abre espaço para a publicação de trabalhos de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional. Uma excelente fonte de pesquisa de artigos para estudantes e professores universitários, principalmente pelas publicações terem um tema direcionador que facilita a pesquisa.

Você pode ter acesso às edições desde 1994, com texto em PDF.

Arquivos digitais: ARQUIVO PÚBLICO DE SÃO PAULO


O Arquivo Público de São Paulo disponibiliza uma infinidade de informações on-line. São mais de 400 anos de história, sendo que dentre os conjuntos documentais mais significativos – por sua dimensão ou por serem os mais pesquisados – estão os relativos à Registros de Terras, Sesmarias e Tombamentos de Bens Rústicos (1602-1856), Inventários e Testamentos (1578-1801) e DEOPS (1924-1983).  

Do lado esquerdo, clicando em Repositório Digital, você terá acesso a um grupo assuntos que possuem arquivos digitalizados, tais como Jornais, albuns de fotografias, as cartas da Revolução de 1924, etc. 

No rodapé da página você poderá acessar ainda outros links com acesso para arquivos especiais, como por exemplo o do Jornal Última Hora e o projeto Imigração em São Paulo

Antes de começar sua pesquisa, faça uma visita.

Núcleos de pesquisa: ABRADJIN


Apesar de não ser propriamente um grupo de pesquisa, a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição (ABRADJIN) tem como objetivo principal levar o conhecimento da grande influência judaica no período de colonização do Brasil através de livros, artigos, documentos, registros históricos, memoriais, etc. O site traz artigos, vídeos, bibliografia e imagens sobre os judeus no Brasil colônia.

Veja aqui um vídeo produzido pela ABRADJIN, no qual é apresentada uma pequena cronologia do povo judeu no Brasil e também os objetivos da instituição.

(fonte: RHBN, no. 73, outubro 2011)

Filmes: OS DEUSES MALDITOS

Luchino Visconti possui diversos filmes excelentes para serem analisado quanto à relação entre cinema e história, como por exemplo O leopardo (1963) no qual ele trata da unificação italiana e da decadência da aristocracia (mas esse é para um próximo post).

Eu não havia visto e vi neste final de semana ao filme Os deuses malditos (La caduta degli dei, 1969), na qual utilizando a degradação de uma família Visconti analisa a ascenção do nazismo na Alemanha ao mesmo tempo que manda um recado sobre a relação entre o poder pessoal e os governos totalitários. Mostra como estas questões permeiam a sociedade e, muitas vezes se faz (ou fazemos?) vistas grossas ao que acontece ao nosso redor. 

É um filme forte, com cenas e temas pesados, mas que vale a pena ser visto. Veja o modo como Visconti reproduz a fatídica Noite da Facas Longas (parte 1 e 2), evento chave da ascenção do nazismo na Alemanha.