6 de ago. de 2012

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL DO BRASIL


Este pode não ser novidade, mas talvez seja um dos mais úteis. Disponibiliza o material já digitalizado do acervo da Biblioteca Nacional. É um vasto material que auxiliará de diversas formas os estudantes e pesquisadores da História. É para ser muito explorado: escolha o tema e mãos à obra.

Uma das novidades é a Hemeroteca Nacional, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas.

Traz ainda uma relação de links das principais bibliotecas digitais do mundo.
 

Publicações: REVISTA TERRITÓRIOS & FRONTEIRAS

A Revista Territórios & Fronteiras é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da UFMT. Publica artigos, resenhas, entrevistas e documentos históricos versados no estudo de temáticas associadas pelas ciências humanas à constituição de territórios e fronteiras na história, em suas diferentes formas, realidades e dimensões. 

A publicação iniciou em 2008. Estão disponíveis 9 números, considerando o  último referente ao primeiro semestre de 2012, que traz um dossiê com artigos sobre Historiografia.

Todos os textos estão disponíveis em PDF. Boa leitura e espero que seja útil para suas pesquisas.

(Dica da Prof. Marcella Lopes Guimarães)

Núcleos de pesquisa: NEPO - UNICAMP

O Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) da Unicamp desenvolve pesquisas na área de Demografia e Estudos de População, com a disponibilização on-line de artigos, relatórios, dados demográficos.

De acordo com o site, as linhas de pesquisa priorizadas contemplam tanto a análise formal da dinâmica populacional, como a análise dos fenômenos sociais. Uma das linhas de pesquisa é a Demografia Histórica.

Vale a pena conhecer. Pode ser útil para suas pesquisas. Siga!

Museus: MUSEU ALFREDO ANDERSEN


O Museu Alfredo Andersen é dedicado à produção do artista de origem norueguesa, considerado um dos principais pintores paranaenses. Além de informações sobre exposições, programação de oficinas e fotos de exposições anteriores, o site disponibiliza acervo de fotos de obras do artista que viveu no Paraná nas últimas décadas do século XIX e início do século XX.

Faça sua visita virtual.

(fonte: RHBN, no. 76, janeiro 2012)