23 de ago. de 2012

Museus: MUSEU DO HOLOCAUSTO


O Museu do Holocausto, localizado em Curitiba (PR), se baseia em quatro pilares: Memória, Documentação, Investigação e Educação. A visita deve ser previamente agendada. O museu traz um rico material visual e histórico sobre o assunto, é possível ter acesso a depoimentos de sobreviventes.

Neste link você pode fazer uma visita virtual.

(fonte: RHBN, no. 74, novembro 2011)

Arquivos digitais: CPDOC – FGV


O site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), ligado à Fundação Getúlio Vargas, fornece diversos tipos de informações aos profissionais da História, dentre estas a possibilidade de consulta ao acervo da entidade e principalmente a visualização das imagens. Na guia Acervos, existe possibilidade de acesso a três tipos de bases: arquivos pessoais, história oral e biografias. Veja aqui o mecanismo de busa.

A base de dados Accessus permite a consulta ao acervo de arquivos pessoais, composta de manuscritos, impressos, fotos, discos, filmes e fitas. A base de dados permitirá a visualização das fotos e de textos de alguns arquivos já digitalizados.

O Programa de História Oral traz para download entrevistas produzidas desde 1975.  

(fonte: RHBN, no. 74, novembro 2011)

Arquivos digitais: CASA DE RUI BARBOSA


O site da Fundação Casa de Rui Barbosa disponibiliza acesso a suas diversas bases de dados do seu acervo em duas formas: digital e referencial. Dentre as bases digitais estão a Iconografia, com imagens dos arquivos da fundação, da Biblioteca São Clemente, da Biblioteca Rui Barbosa, uma coleção de Cordel, as obras completas de Rui Barbosa e uma coleção da revista O Malho.

(fonte: RHBN, no. 73, outubro 2011)

Arquivos digitais: CASA OSWALDO CRUZ

A Casa de Oswaldo Cruz possui diversas bases de dados e de informações a respeito da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil. 

O Acervo, como um espelho digital do que existe fisicamente sob a guarda da Casa, traz textos, fotos, filmes e depoimentos sobre instituições e profissionais da saúde. Exemplos são os fundos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.


Núcleos de pesquisa: NIEJ - UFRJ

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos - NIEJ é um centro de estudos ligado à UFRJ que se dedica ao ensino e à pesquisa na àrea de estudos judaicos, além de ser um laboratório do Instituto de História da UFRJ.

A divulgação de material produzido pelo Núcleo ou sobre o assunto é realizado na aba Revista. Nele, além de entrevistas, artigos e outros assuntos, você terá acesso à Revista Digital do NIEJ que já está no seu 5o. número.

(Fonte: Blog Café História) 

Núcleos de pesquisa: NUPPER - NÚCLEO PARANAENSE DE PESQUISA EM RELIGIÃO

O NUPPER é um núcleo de pesquisa fundado em 2003 que objetiva, sob a ótica das ciências humanas, analisar o fenômeno religioso em sua unidade e diversidade. O tema do sagrado e as suas múltiplas formas é um dos objetos de pesquisa do grupo.

Dois pontos de interesse para outros pesquisadores são os artigos e os links para diversos sites que trazem material sobre o assunto. 

Visitem e aproveitem o material na sua próxima pesquisa.





Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE ESTUDOS FUTEBOL E SOCIEDADE

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxOHl0oBwh5DG4bmwtrYy0BTmbkz_8e6k2G3X1ElGExcRE9LpZBtkZ3Pe6MawVo5HqAfuXSpHMzG_z3ie9Fxx5uXF4jV1hBy8eQxLCVM-c20RgAXV6oyQIppfmPJ1RojqA_2GJTHFzHV46/s1600-r/texteira.jpgO Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade é um grupo formado a partir do Programa de Pós-graduação em História da UFPR. É um grupo interdisciplinar que realiza estudos e discussões sobre este assunto que desperta tantas paixões nos brasileiros.

O blog do Núcleo disponibiliza relação de acervos e museus, bibliografia, bibliotecas e links sobre o tema.

Acesse para conhecer o material e também algumas ações já desenvolvidas pelo Núcleo.

 

Publicações: REVISTA HISTÓRIA: QUESTÕES E DEBATES - UFPR

A revista História: Questões & Debates é uma publicação da Associação Paranaense de História, sediada no Programa de Pós-graduação em História da UFPR. 

Já são 56 edições publicadas e cada uma delas traz um dossiê com um tema especial. Estão disponíveis on-line os números a partir do 34 (2001).

Visite e aproveite os artigos desta publicação na sua próxima pesquisa.

 

Núcleos de pesquisa: ANTIGUIDADE E MODERNIDADE: HISTÓRIA ANTIGA E USOS DO PASSADO

http://www.humanas.ufpr.br/portal/usosdopassado/wp-content/themes/usosdopassado/images/header.jpg 
O grupo de pesquisa Antiguidade e Modernidade, que conta com a participação da Prof. Dra. Renata Senna Garafoni, da UFPR, busca trazer para conhecimento de todos pesquisas realizadas sobre o mundo antigo, em duas linhas de pesquisa: Cultura Material e Gênero no Mundo Antigo e Identidade Nacional e Revisitação dos Clássicos.

No site você tem acesso a publicações e artigos dos pesquisadores e no Menu, em Links, você terá acesso links de sites que disponibilizam imagens sobre a antiguidade ou textos latinos e gregos.

Não deixem de visitar.

22 de ago. de 2012

Publicações: SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, MEMÓRIA E HISTÓRIA

O Seminário Nacional de Literatura, Memória e História é um evento permanente do calendário da Unioeste de Cascavel. No site, em Anais, você tem acesso aos trabalhos dos 4 últimos eventos, sendo que destacamos o do ano de 2009 que tratou de Literatura e Cinema, material que pode ser muito útil para aqueles que trabalham com história e imagem.



Núcleos de pesquisa: GEMPO - USP

O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), da USP, existe desde 2006 e tem por foco de a Idade Média Portuguesa, principalmente o poder real, a monarquia e as relações de solidariedade em Portugal medieval.

No site você pode conhecer as linhas de pesquisa, os participantes, os eventos promovidos ou com participação do Núcleo, a produção do núcleo (ainda são poucos os itens disponibilizados), e uma lista de links úteis sobre o assunto.

Se você tiver interessese, está disponível no youtube, as palestras do Encontro Internacional Franco-brasileiro "Aristocracia e Igreja na Idade Média", ocorrido em 2011.

Visite e aproveite.

Publicações: REVISTAS DA ANPUH

O site da ANPUH nos dá acesso a duas revistas: a História Hoje e a RBH - Revista Brasileira de História

A Revista História Hoje está passando por reformulações, mas você pode ter acesso ao números anteriores. O foco da publicação é o ensino de história. 

A Revista Brasileira de História - RBH publica artigos diversos para divulgação das práticas de pesquisa, escrita e ensino de história. São 62 volumes já divulgados, cada um com um tema específico: o último trata de festas. Na aba Missão há um link para um quadro índice de todos os artigos até o número 60.

  


Livros: EVARISTO DE MORAES, TRIBUNO DA REPÚBLICA




Sabe aquele livro que você termina de ler e pensa: queria fazer uma pesquisa desse tipo! Este foi o caso para mim do livro Evaristo de Morais, tribuno da República, da professora do curso de História da UFPR Joseli Mendonça.

É uma biografia, mas que coloca o personagem central dentro do contexto em que viveu, é um homem que vive momentos importantes de seu tempo. Como diz a prof. Maria Clementina Pereira da Cunha na orelha do livro: "Acompanhar a trajetória de Evaristo de Moraes, percorrendo as encruzilhadas do período, revela com quantas incertezas e escolhas foi tecida a história do país."

Leia aqui uma resenha do livro.

21 de ago. de 2012

Publicações: IHU-INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Blog IHU Blog IHU » Blog do IHU
O IHU, entidade ligada à Universidade do Vale dos Sinos, realiza estudos e publicações voltadas para cinco grandes eixos orientadores: Ética, Trabalho, Sociedade Sustentável Mulheres e Teologia Pública. 

No intuito de dar visibilidade ao papel que busca exercer junto às comunidades interna e externa à Unisinos, o IHU disponibiliza, por meio de suas publicações, a produção de saberes científicos e empíricos em contínuo processo de aprimoramento e geração de conhecimento, como por exemplo Cadernos IHU, Cadernos IHU Ideias, Cadernos de Teologia Pública.

Nesse espírito de disseminação e proposição de debates e ideias, o IHU também conta com a Revista IHU Online.

Visitem e aproveitem.

(fonte: RHBN, no. 81, junho 2012)

Filmes: BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇA

Este filme é indicado para aqueles que pesquisam sobre memória. O filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças trabalha de uma forma muito interessante sobre a questão da construção e desconstrução da nossa memória. É um filme de amor, mas com excelente produção e um roteiro impecável. Além disso, tem músicas maravilhosas.

Mas para o pesquisador vale a forma como o diretor trata a questão de nossas memórias. Lembra um pouco alguns textos sobre memória que li na faculdade.

Veja um trailer do filme. Se interessar, clique aqui para ter acesso a um artigo de uma professora da UFF que analisa o filme e a questão da memória.

20 de ago. de 2012

Arquivos digitais: BRAZILIAN GOVERNMENT DOCUMENTS


Este site, da Universidade de Chicago (EUA), apresenta documentos governamentais brasileiros desde 1821 até 1993, digitalizados pelo Latin American Microform Project (LAMP). São quatro fundos básicos para pesquisas: Relatórios dos Presidentes de Províncias (1830/1930); Mensagens dos Presidentes (1889/1993); o Almanack Laemmer (1844/1889), que fala de assuntos da corte – a cidade do Rio de Janeiro; Relatórios Ministeriais (1821-1960).

(fonte: Prof. Luiz Geraldo Silva)

Arquivos digitais: BRASIL: MEMÓRIA DAS ARTES


A Funarte (Fundação Nacional das Artes) disponibiliza no site Brasil: Memória das Artes diversos acervos digitalizadas que tratam da memória das artes cênicas, da música e das artes plásticas do Brasil. O site disponibiliza fotos, arquivos sonoros, textos e documentos. Como divulgado no site, a missão a que se propõe é de compartilhar a memória cultural brasileira preservada pela Funarte, tornando-a acessível a todo e qualquer cidadão que se interessar por aquilo que nos é caro e nos constitui como brasileiros.

É uma excelente fonte para aqueles que pesquisam sobre cultura brasileira, principalmente do século XX.

(fonte: RHBN, no. 76, janeiro 2012)

Arquivos digitais: BRASILIANA


O site Brasiliana é uma biblioteca digital desenvolvida pela USP a partir do seu acervo bibliográfico e documental. O objetivo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda. São livros, manuscritos, periódicos e mapas que podem ser consultados por assunto, autor, ano e título.
 

(fonte: Prof. Luiz Geraldo Silva)

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

A Biblioteca Nacional de Portugal, criou em 2002 um projeto chamado Biblioteca Nacional Digital, um projeto para disseminar e disponibilizar para consulta on line grande parte do acervo da instituição. Na Biblioteca Nacional Digital você pode ter acesso a diveros materiais digitalizados, como por exemplo uma edição de Os Lusíadas, de 1572. Clique aqui para acessar o site de pesquisa da BND.

Além do site principal, você pode consultar os Tesouros, um projeto que busca promover o conhecimento e a fruição de algumas das mais representativas obras do patrimônio sob guarda da Biblioteca Nacional - os "tesouros". O site é dividido em sete entradas: Cartografia, Espólios, Iconografia, Impressos, Manuscritos, Música e Periódicos.

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


Em um projeto da Unesco, com a participação da Biblioteca Nacional do Brasil, o site da Biblioteca Digital Mundial permite acesso a um excepcional acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo.

Cada documento aparece acompanhado de uma breve explicação de seu conteúdo e seu significado. Os textos foram escaneados e incorporados em seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o português.

É possível navegar por período, local, tópico, tipo de item ou instituição. Acesse e aproveite o conteúdo em sua próxima pesquisa.