30 de ago. de 2012

Filmes: UM MÉTODO PERIGOSO



Baseado em fatos reais, o filme Um Método Perigoso (A Dangerous Method, 2011) ajuda a explicar o nascimento e consolidação da psicanálise, no início do século XX, bem como as diferenças e disputas entre Jung e Freud.

Veja o trailer

Acesse aqui o dossiê Cinema e Psicanálise da Revista Universitária do Audiovisual e veja na página 104 uma análise do filme.



(fonte: Boletim Informativo Café História)

Livros: OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL




Os Índios na História do Brasil, de Maria Regina Celestino de Almeida, trata da história de índios em contato com as sociedades coloniais e pós-coloniais no Brasil. O objetivo é apresentar uma revisão das leituras tradicionais sobre o tema, a partir de pesquisas recentes que têm revelado o amplo leque de possibilidades de novas interpretações sobre as trajetórias de grupos e indivíduos indígenas. 

Veja resenha aqui.


(fonte: RHBN, no. 65, fevereiro 2011)

Museus: MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES



O Museu Nacional de Belas Artes agrega um acervo que teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, que foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX. Dentre as exposições permanentes destaca-se a da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX com obras icônicas da pintura histórica, como as de Vitor Meirelles e Pedro Américo.
 
(fonte: RHBN, no. 67,abril 2011)

Núcleos de pesquisa: NEER – GEOGRAFIA CULTURAL E SOCIAL




O NEER– NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES busca ampliar e aprofundar a abordagem cultural na Geografia, focando nas questões relacionadas aos estudos sobre o espaço e suas representações, entendendo as representações como uma ampla mediação, que permitem agregar o social e o cultural, abarcando também a temática do ensino de geografia no Brasil. Propõe-se uma rede não formal e não hierarquizada, de caráter interinstitucional, que congregue núcleos, grupos, e projetos de pesquisa, além de Programas de Pós-graduação e pesquisadores isolados.

O NEER articula, no momento, projetos e grupos de pesquisa de vinte (20) universidades brasileiras, com as seguintes temáticas/ abordagens: Nova Geografia Cultural; Geografia Humanista-Cultural; Estudos de Percepção e Cognição em Geografia; Geografia das Representações;  Geografia Social; Geografia da Religião; Geografia Escolar: Representações e Ensino; Teoria e Método na Geografia Cultural e Social.