7 de set. de 2012

Museus: THE BRITISH MUSEUM

O British Museum, o mais antigo do mundo, fundado em 1753, e considerado um dos mais importantes  também, contém objetos que abrangem desde a pré-história até os dias atuais, com obras do mundo todo, englobando alas dedicadas à Ásia, Europa, África e Américas.

Aqui você pode ter acesso a pesquisa on-line do catálogo do museu.

Aproveite.  



Arquivos digitais: VEJA – ACERVO DIGITAL

O Acervo Digital da Revista Veja disponibiliza todas as edições da revista, desde a primeira edição (11/09/1968). As revistas são disponibilizadas em uma linha do tempo, porém o site permite buscas inclusive por nome de pessoa. Uma excelente fonte de pesquisa da história contemporânea do Brasil divulgada na imprensa de grande circulação.

Livros: OS GUARDIÃES DA LINHAGEM DE CRISTO

Acabei de ler o livro Os guardiães da linhagem de Cristo - A verdade sobre o Priorado de Sião, de Lynn Picknett e Clive Prince, comprado numa promoção nas Livrarias Curitibas. Para aqueles que gostam de obras sobre sociedades secretas é um prato cheio. Não é uma obra histórica efetivamente.

Livro - Guardiães da Linhagem de Cristo, OsPorém o título brasileiro é mais um chamariz do que efetivamente o objetivo da obra. O subtítulo sim é um indicador. O livro, com mais de 600 páginas, é dividida em duas partes: A Ilusão; A Realidade. 

Na primeira, os autores analisam uma variada gama de situações e mitos que envolvem o Priorado. Mas é na segunda que o livro fica mais interessante, quando os autores fazem ligações entre o Priorado, os sinarquistas e a política européia do século XX.

O livro é muito extenso, às vezes cansativo, mas a segunda parte é bastante interessante.

5 de set. de 2012

Núcleos de pesquisa: NUSC – UFRJ


O Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura da UFRJ - NUSC, criado pela prof. Glaucia Kruse Villas Bôas, desenvolve pesquisas em três grandes linhas de pesquisa: 1) a tradição sociológica do pensamento social brasileiro; 2) recepção e circulação de idéias e valores entre diferentes contextos nacionais; 3) universalismo e singularidade na literatura e artes plásticas brasileiras.

Na aba publicações você tem acesso a diversos artigos sobre o assunto.

Livros: PADRE ANTONIO VIEIRA – ESSENCIAL

O livro PADRE ANTONIO VIEIRA – ESSENCIAL, introduz o leitor nos escritos (cartas, sermões e outros textos) de um dos personagens marcantes do século XVII, o Padre Antonio Vieira, um jesuíta que viveu praticamente durante todo o século XVII (1608-1697). A introdução de Alfredo Bosi serve de bússola para o leitor acompanhar as palavras deste homem que à sua maneira resume um século.

Clique aqui e veja um guia de leitura para a obra, disponibilizado pela Companhia das Letras.


(fonte: RHBN, no. 75, dezembro 2011)

Publicações: DOMÍNIO PÚBLICO



Apesar de não ser especificamente uma publicação, o Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004, é uma biblioteca virtual que permite o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Uma outra pesquisa interessante disponibilizada é a de teses e dissertações.

Clique aqui e veja uma dica de 100 livros clássicos disponíveis no portal.

(Dica André Bonfanti Semkiw)

Arquivos digitais: YOU TUBE – FILMES



O YouTube disponibilizou um canal com aproximadamente três mil filmes on-line. A lista traz desde clássicos absolutos, que fizeram a história do cinema na primeira metade do século passado, até filmes recentes que ficaram famosos em festivais independentes. O canal também traz filmes trash do cinema indiano, jamaicano e nigeriano. Todos os filmes estão em inglês, mas legendas em 30 idiomas podem ser ativadas no próprio Youtube.

Um exemplo: Alexandre Nevski, de Serghei Eisenstein.

(fonte: blog Café História)