13 de set. de 2012

Livros: HISTÓRIA E DOCUMENTÁRIO


O livro História e Documentário, organizado por Eduardo Morettin, Marcos Napolitano e Monica Almeida Kornis,  pretende investigar as relações entre documentário e história. 

Ao analisar documentários produzidos desde o início do século XX até os dias atuais, este livro questiona a implicação entre testemunho e realidade em obras cinematográficas. Os autores examinam a relação dessa produção cultural com os diferentes contextos sociopolíticos, considerando os filmes instrumentos valiosos para repensar passado e presente.

(fonte: Informe ANPUH, edição 24, ano 3)

Livros: NEM CIDADÃOS, NEM BRASILEIROS



O livro Nem cidadãos, nem brasileiros, de Fernanda Sposito, analisa a legislação indianista do Império e da província de São Paulo entre 1822 e 1845, mostrando que o país não só negou a cidadania a essa populações, como, em pleno século XIX, as tratou como um obstáculo ao progresso a ser eliminado.

O livro se originou da dissertação de mestrado em História Social, em 2006, defendida na FFLCH-USP. 


(fonte: HISTÓRIA VIVA, no. 105)

12 de set. de 2012

Publicações: ANAIS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DA UFG/JATAI



O curso de História da Universidade Federal de Goiás, em Jataí, foi criado em 2006. Um ano depois, em 2007, foi realizado o I Congresso Regional do Curso de História, reunindo pesquisadores da região de Goiás. A partir de 2010 o evento passou a ser internacional. 

Os eventos promovem o intercâmbio entre pesquisadores de história da região Centro Oeste do Brasil com pesquisadores de todo o mundo, além de divulgar pesquisas importantes sobre os assuntos temas de cada congresso.

Acesse aqui os anais dos congressos.

 
(fonte: Informe ANPUH, edição 24, ano 3)

Livros: PARA UMA HISTÓRIA DA BELLE ÉPOQUE: A COLEÇÃO DE CARDÁPIOS DE OLAVO BILAC



No livro PARA UMA HISTÓRIA DA BELLE ÉPOQUE, a autora Lucia Garcia reuniu uma seleção de cardápios de uma coleção que pertenceu ao poeta Olavo Bilac, apresentando o seu lado de gourmet. Além de uma rica biografia, o livro nos fornece imagens e e informações sobre os gostos, costumes, o ambiente cultural e político do final do século XIX e início do XX no Rio de Janeiro.

(fonte: RHBN, no. 76, janeiro 2012)

Museus: MUSEU ANTONIO PARREIRAS

Museu Antônio Parreiras – Wikipédia, a enciclopédia livreO Museu Antonio Parreiras foi criado com o objetivo de divulgar e preservar  a obra do paisagista Antônio Parreiras, pintor brasileiro do final do século XIX e inicio do XX que realizou diversas pinturas históricas.

O site permite a visualização de atividades, como por pesquisa e jogos educativos, e das coleções do museu, como por exemplo as pinturas históricas de Antônio Parreiras.

Conheça os espaços e faça visita virtual.

Veja aqui um texto com análise da obra do autor.

imagem: wikipedia
 
 

11 de set. de 2012

Livros: VISÕES DO CÁRCERE



A partir de fotos e informações levantadas pelo Dr. Sebastião Leão, diretor do laboratório de antropologia criminal da Casa de Correção de Porto Alegre, entre 1874 e 1900, a professora Sandra Jatahy Pesavento introduz o leitor às teorias criminológicas da época e conta as circunstâncias em que o álbum foi produzido.

Neste artigo, você pode conhecer um pouco mais sobre o pensamento desta importante historiadora.

(fonte: RHBN, no. 66, março 2011)