19 de set. de 2012

Livros: CATIVOS DO REINO



O livro Cativos do Reino: A circulação de escravos entre Portugal e Brasil, séculos 18 e 19, do professor Renato Pinto Venâncio, focaliza a circulação de escravos, de forma diferenciada do tradicional tráfico africano, apresentando estudos de caso de cativos que circularam pelo império. Busca-se, desse modo, aprofundarem-se as pesquisas a respeito das práticas socioeconômicas e culturais do escravismo luso-brasileiro.

Leia aqui um trecho do livro.

(fonte: Informe ANPUH, edição 24, ano 3)

18 de set. de 2012

Museus: MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO



Localizado na antiga Hospedaria dos Imigrantes, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo foi criado em 1998 com o intuito de preservação e divulgação documentos, objetos e memórias do processo de imigração que foi uma das características na transformação de São Paulo.
 
Um item de extrema importância para qualquer pesquisador é o projeto Memória da Imigração que integra, por meio de um banco de dados online, o acervo digital do Museu da Imigração e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, num total de mais de 250 mil imagens disponíveis para consulta e download gratuito.
 
A exposição Cosmopaulistanos é uma ideia muito interessante, para aqueles que pesquisam sobre memória, pois tem o objetivo de criar uma memória recente dos bairros paulistanos, uma espécie de memória coletiva da cidade. Por meio de um mapa digital, as pessoas acessam a exposição e podem interagir e contribuir com o conteúdo.

 
(fonte: RHBN, Ano 7, no. 82)

Núcleos de pesquisa: POLIS – LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ECONÔMICO-SOCIAL – UFF



O Polis é o laboratório de História Econômico-Social da Universidade Federal Fluminense-UFF, reunindo pesquisadores que estudam temas relacionados à História econômico-social nos níveis da graduação, mestrado, doutorado e doutores, abarcando estudos que remontam desde o século XVIII até o XXI.

Dentre as linhas de pesquisa desenvolvidas pode-se citar: história de empresas e empresários; homens de negócio no Brasil dos séculos XVIII e XIX; história agrária; história da classe dominante no Brasil e suas formas organizativas. 

Clique aqui para conhecer os textos divulgados pelo núcleo.

Publicações: SIGNUM – REVISTA DA ABREM


A SIGNUM - Revista da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) publica artigos, resenhas, entrevistas e documentos históricos versados nos estudos medievais. São 5 números disponibilizados no site.

As principais finalidades da ABREM vinculam-se ao incentivo à pesquisa; ao ensino dos estudos medievais; à divulgação e ao intercâmbio de produção científica sobre o medievo, bem como à promoção do contato entre os estudiosos do período, dos vários campos do saber, dentro  e fora do país, visando à atualização e desenvolvimento do conhecimento na área.