29 de set. de 2012

Museus: FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de preservar a obra do gaúcho Iberê Camargo, um dos principais artistas brasileiros da arte contemporânea não figurativa.

O acervo inclui obras e documentos, que podem ser visualizados online. É um acervo de mais de 5 mil obras, entre desenhos, guaches, pinturas e gravuras. É possível conhecer as exposições atuais e passadas.

A Fundação possui ainda um blog e material didático para download.

Visitem e aproveitem o acervo divulgado no site. 

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)
imagem: Cau-RS

Núcleos de pesquisa: NPH - NÚCLEO DE PESQUISA EM HISTÓRIA – UFRGS

O NPH, da UFRGS,  foi criado em 1982, e além de divulgação de estudos realizados por seus integrantes (veja textos sobre o Núcleo e seus acervos), também é um centro de documentação, possuindo diversos acervos (passe o mouse em Acervo para ver todos). Clicando no acervo você poderá ver o catálogo de cada um deles (em pdf). O núcleo iniciou projeto para divulgação do material digitalmente.
 
Um dos acervos é CDS (Centro de Documentação Social, antigo, Centro de Documentação Sindical), que contém materiais como jornais alternativos (Pasquim, Movimento) e materiais do final da década de 1970 a respeito das greves e protestos ocorridos no país em detrimento da ditadura; o acervo Edmundo Gradolinski, a respeito da imigração polonesa no RS; o acervo da Capela Positivista de Porto Alegre, com materiais da comunicação Brasil – França pelos positivistas, entre outros.

Além do site, o NPH possui um blog e  um perfil no Facebook. Visitem e acompanhem as pesquisas e novidades do grupo.

27 de set. de 2012

Museus: MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL DE NÁPOLES



O Museu Arqueológico Nacional é um museu de Nápoles que abriga uma extensa coleção de arte da Antigüidade, como por exemplo um acervo de Pompéia. É o sucessor direto do antigo Museu Real Bourbon, um dos mais antigos e importantes da Europa.

No site, você pode fazer um tour virtual e ter acesso às galerias temáticas, como por exemplo a galeria de imagens

Visite e conheça. Você pode ter acesso também a diversos sites de sítios arqueológicos da região.


(fonte: Revista História Viva, Edição especial no. 39)

Núcleos de pesquisa: LABIMHA - UFSC



O LABIMHA - LABORATÓRIO DE IMIGRAÇÃO, MIGRAÇÃO E HISTÓRIA AMBIENTAL, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, foi constituído em 1992, com o objetivo de articular a pesquisa histórica dos seguintes temas: a história ambiental, a imigração de populações de origem não-ibérica e a migração interna e subsequente de descendentes daqueles imigrantes. 

No site do LABINHA você pode conhecer as pesquisas de seus integrantes e também os eventos científicos relacionados com sua área de pesquisa.

Você pode ter acesso às publicações do núcleo: teses, dissertações, artigos, livros, etc. 

26 de set. de 2012

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS

A Biblioteca do Congresso dos EUA foi criada em 1800, sendo considerada a maior daquele país e do mundo, possuindo um dos acervos mais completos. Possui milhares de documentos, livros, fotografias e filmes em seus arquivos.

No site além de pesquisa ao catálogo da biblioteca, você pode consultar as coleções digitais. A biblioteca informa que procurou digitalizar as obras mais raras e indisponíveis em outro local. É uma porta de entrada para um tesouro crescente de fotografias digitalizadas, manuscritos, mapas, gravações sonoras, filmes e livros, bem como "nascido digital" materiais, tais como Web sites.

Museus: PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Pinacoteca – Sobre a Pinacoteca 
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade.

Você pode consultar as obras da Pinacoteca, e as exposições em cartaz e passadas.
 
A pinacoteca criou em 2005 um projeto para divulgação do seu arquivo histórico. A  documentação da Biblioteca e do Centro de Documentação e Memória podem ser consultadas por termos livres, como por exemplo ditadura.

Visite e conheça este acervo. Faça um tour virtual.

25 de set. de 2012

Livros: TENENTISMO E REVOLUÇÃO BRASILEIRA



Os anos 30 são fundamentais para a história brasileira. Nesta cuidadosa pesquisa histórica, Vavy Pacheco Borges busca descobrir quem na realidade são os sujeitos históricos, como e porque se dão suas disputas, quais seus reais interesses como tentam manipular as massas urbanas. Alguns conceitos que então surgem - em especial "Revolução Brasileira", e "Tenentismo" - parecem condensar toda a discussão política até nossos dias. O grande mito da história recente de São Paulo a "Revolução Constitucionalista" desfaz-se nesse quadro mais amplo.

Veja aqui entrevista concedida pela autora à revista RHBN.
 
(fonte: RHBN, Ano 7, no. 82)