11 de out. de 2012

Livros: OS SERTÕES

Reportagem, livro de história, sociologia, ou o que? Rótulos não caberiam na obra-prima de Euclides da Cunha, Os Sertões, outro livro que pode ser considerado um livro-reportagem, na qual o autor analisa a questão do sertanejo, da crença, e de muitos outros assuntos interessantes, a partir do conflito ocorrido em Canudos. O livro se divide em três parte: A Terra, O Homem e A Luta.

Vale a pena ser lido como análise de um evento, mas principalmente como fonte histórica.

Leia estes artigos: sobre a recepção ao livro; sobre historiografia e esteticidade; o livro como parte de um processo de reescrita da história paulista.

O livro está disponível para ser baixado em pdf.

Livros: OS DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO

O jornalista John Reed escreveu logo após a Revolução Russa, de 1917, um livro reportagem impressionante sobre os principais momentos da Revolução. Estando presente na maioria dos eventos, o jornalista é uma testemunha ocular dos fatos que apresenta. É não só um testemunho vivo, narrado no calor dos acontecimentos, da Petrogrado nos dias da Revolução Russa de 1917, como também a obra que inaugura a grande reportagem no jornalismo moderno.

Para o historiador, mais que um relato, é uma fonte primorosa de análise da revolução, inclusive considerando suas modificações posteriores.

A Universidade de Nova York elegeu este livro como um dos dez melhores trabalhos jornalísticos do século XX.

10 de out. de 2012

Núcleos de pesquisa: GHENO - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO NORDESTE OITOCENTISTA



O grupo de pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO), do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, foi criado em 2004 e tem como objeto de pesquisa a instrução pública e particular no Oitocentos, com uma participação multidisciplinar. Uma das ações do grupo, além da divulgação dos trabalhos realizados, é organizar e publicar fontes documentais sobre o período.

O Grupo tem duas Linhas de Pesquisa: "A formação do Estado Nacional: organizações institucionais e escolarizações" e "Culturas Educacionais: práticas, sujeitos e representações".

Você pode ter acesso a artigos publicados pelos participantes, bem como a teses e dissertações resultantes de pesquisas do grupo. Além disso, o site fornece um série de links para auxiliar na sua pesquisa.

(fonte: indicação de processo de Mestrado no INFORME ANPUH, 25)

Núcleos de pesquisa: CEO - CENTRO DE ESTUDOS DO OITOCENTOS


O CEO é um espaço interinstituciuonal que está direcionado para o estudo do que o grupo denomina de "longo século XIX, período que se estende desde o que conhecemos como crise do sistema colonial, em fins do século XVIII, até o final da chamada República Velha". Tem como proposta a troca de informações, montagem de bancos de dados, compartilhamento de experiências e discussão de resultados de investigações e bibliografias afins.

Dentre os Produtos que o site disponibiliza estão Oficinas desenvolvidas pelo grupo sobre o tema, o que pode auxiliar no ensino de história, além de artigos e bancos de dados.

9 de out. de 2012

Museus: MUSEU IMPERIAL



O Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ), é o principal museu sobre o periodo imperial no Brasil. Mais de 300 mil peças estão a disposição do visitante e pesquisadores.

No internet você pode fazer um tour virtual pelo Museu, além de acessar o projeto DAMI - Digitalização do Acervo do Museu Imperial. De acordo com informações no site, o projeto está no início, mas já foi finalizada a primeira etapa, com a disponibilização de sete coleções ou arquivos: o Arquivo da Casa Imperial do Brasil (POB – Inventário de 1249 a 1806), a Coleção Carlos Gomes, a Coleção Família do Conde Modesto Leal, a Coleção Família Imperial, a Coleção Sérgio Eduardo Lemgruber, a Coleção Tobias do Rego Monteiro e a Coleção Visconde de Itaboraí, que, somadas totalizam 746 itens, com 16.908 imagens. 

Imperdível para qualquer interessado em pesquisar sobre a História do Brasil Império.

(fonte: livro Capítulos de História, de Marcella Lopes Guimarães)

Museus: MUSEU OSCAR NIEMEYER


O Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, localizado em prédio com formato muito peculiar projetado por Niemeyer, expõe um acervo de cerca de 3 mil peças, com destaque para artistas paranaenses, como Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros.

O site permite a você ter acesso à exposições virtuais, além de poder ver quais foram as exposições desde 2003.

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)

8 de out. de 2012

Publicações: REVISTA BRASILEIRA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA


A Revista Brasileira de História da Ciência é o órgão oficial de publicação da Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC. Como principal missão tem a premissa de divulgação de trabalhos na área de História da Ciência e da Tecnologia no Brasil. 

Com isso, visa propiciar o debate sobre novas abordagens, novas temáticas e novas perspectivas e contribuir para a discussão do papel da ciência na sociedade brasileira.

Você pode ter acesso, além dos 9 volumes da RBHC (desde 2008), às 29 edições da Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, que era a publicação anterior da SBHC. A RSBHC circulou de 1985 a 2007.