19 de out. de 2012

Filmes: ADEUS, LENIN!

Filmes que falam de uma história recente muitas vezes não se mostram tão interessantes, mas este filme alemão, Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!, 2003), trata de um assunto de extrema importância no final do século XX: a queda do muro de Berlim e do comunismo. 

Utilizando-se de uma história singela, uma mulher que fica anos em coma e as peripécias de seu filho para que ela não perceba que o comunismo acabou, o filme lança um olhar crítico tanto sobre o comunismo como sobre o capitalismo. Os dois lados são objeto de análise crítica pelo diretor.

Veja o trailer do filme. Veja alguns artigos que utilizam este filme como fonte de análise: sobre a globalização, este que analisa com detalhes a história presente no filme; este sobre o cinema e a questão do muro de Berlim.

18 de out. de 2012

Livros: OS REIS TAUMATURGOS

O livro de Marc Bloch, Os reis taumaturgos, foi publicado em 1924 e é um marco da historiografia do século XX. Escrevendo sobre o estudo do milagre real da cura das escrófulas pelo toque na Inglaterra e na França desde o século XI até o século XIX, além de examinar uma série de superstições e lendas. Um livro que já foi discutido, criticado e elogiado por muitos, mas que merece sempre ser lido para entendermos um momento crucial na historiografia.

Li a obra no primeiro período do curso de História e fiquei admirado com a quantidade de informação e de fontes que são manuseadas e analisadas pelo autor, para formar um painel envolvente de um tema incomum: o milagre e a crença.

Veja aqui uma resenha do livro. Veja também um artigo sobre história comparada.

16 de out. de 2012

Núcleos de pesquisa: NEC - NÚCLEO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS (UFF)



O NEC é um grupo de estudo da Universidade Federal Fluminense - UFF, que busca promover estudos e pesquisas sobre temas contemporâneos, em geral, e sobre história do tempo presente, em particular.  

Além da divulgação de artigos, o site do NEC disponibiliza mapas históricos, bibliografias e uma filmografia sobre o tema.

No link Grandes Processos é possível acessar artigos sobre grandes questões da história contemporânea, associando texto, imagem, bibliografia e filmografia.

Dois projetos já estão com informações online para auxiliá-lo nas suas pesquisas: Independência de Angola e Século XX Online (com três subtemas: As revoluções russas; Crise do Capitalismo; Primeira Guerra Mundial).

15 de out. de 2012

Publicações: REVISTA HISTÓRIA: DEBATES E TENDÊNCIAS


A Revista História Debates e Tendências, publicação sob coordenação do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), foi lançada em 1999, destina-se à comunidade de pesquisadores da área de História e Cicências Sociais, no Brasil e no exterior.

Além dos dossiês temáticos (como por exemplo, sobre a Bacia do Prata), a publicação que é semestral, traz artigos livres e resenhas.



Publicações: REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS



A Revista Tempos Históricos, publicação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em História e do Curso de Graduação em História da UNIOESTE — Campus de Marechal Cândido Rondon, é direcionada, prioritariamente, ao público universitário e aberta à pluralidade teórico-metodológica.

O site disponibiliza os números anteriores, desde 1999. São divulgados dossiês específicos (o último é sobre História, Cinema e Música), artigos livres, resenhas, resumos de dissertações defendidas, etc.

Visitem e conheçam o material. Pode ser útil na sua próxima pesquisa.