9 de nov. de 2012

Livros: CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA - PALAVRAS, SONS E TANTOS SENTIDOS

Capa do livroEste livro já traz em seu título a proposta de sua autora, Miriam Hermeto, professora da UFMG. CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA - PALAVRAS, SONS E TANTOS SENTIDOS se propõe a auxiliar os educadores no uso da cancão popular para o ensino da História do Brasil. A música é vista além de mera ilustração de um determinado período, mas como um documento de época, ou seja, como fonte de análise. Além de apresentar a história da canção popular no Brasil, a autora apresenta sugestões de trabalhos que podem ser desenvolvidos com esse material em sala de aula.

Leia aqui uma resenha da obra.

(fonte: História Viva, no. 106)

Livros: O SÉCULO DAS REVOLUÇÕES (1603-1714)

O livro O SÉCULO DAS REVOLUÇÕES (1603-1714), do historiador inglês Christopher Hill, foi publicado originalmente em 1961 e é agora lançado no Brasil pela Unesp. Nele, o autor apresenta uma interpretação global do século XVII, na Inglaterra, período no qual o país viveu uma das mais radicais transformações já experimentadas por uma nação. O livro é mais que uma narrativa de fatos, mas uma análise das mudanças ocorridas, revelando, de certo modo, as origens do mundo moderno.
(fonte: História Viva, no. 106)

7 de nov. de 2012

Publicações: BIBLIOTECA AYACUCHO DIGITAL

O Governo da Venezuela disponibiliza obras de história e documentos transcritos na Biblioteca Ayacucho Digital.

Você tem acesso gratuito a clássicos da produção intelectual latino-americana, tanto recentes como crônicas e relatos dos conquistadores. São exemplos, Doctrina del libertador, de Simon Bolivar, e El México Antiguo, de Fray Bernardino de Shahagun, escrito no final do século XVI. 

Conheça as coleções disponíveis na biblioteca.



(dica da prof. Martha Daisson Hameister)

6 de nov. de 2012

Museus: ROYAL MUSEUMS GREENWICH

O conjunto de museus do Royal Museums Greenwich, em Londres,  inclui o Museu Marítimo Britânico, o Observatório de Greenwich, a Casa da Rainha e o veleiro Cutty Sark. Em cada um dos sites individuais você pode pesquisar as coleções e informações individualizadas.

Você pode pesquisar o acervo dos museus em suas diversas coleções, ou ainda o catálogo dos acervos, que permite consulta por ano de produção. É acessar e explorar o que o site oferece.



Museus: PALÁCIO DE VERSALHES

O Palácio de Versalhes é um dos lugares mais bonitos, principalmente os seus jardins, e mais suntuosos (o seu interior), que já visitei.

O site do Palácio de Versalhes traz a possibilidade de você explorar o Castelo, no qual você poderá conhecer a maravilhosa Galerie des Glaces e pesquisar as imagens num catálogo iconográfico ou ver os aposentos do rei. É só ir clicando nas imagens que aparecem no alto da página.

Você também pode explorar os jardins e outras construções do Palácio. 

Além disso, as coleções estão à sua disposição para explora, ver e usar em sua próxima pesquisa. 

5 de nov. de 2012

Núcleos de pesquisa: LAHES - LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL


O LAHES foi criado em 1997, vinculado ao Departamento de História da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo maior do núcleo, conforme divulgado em seu site, é dinamizar a interlocução entre as pesquisas em história econômica e social que conjuguem análises de caráter mais estrutural, baseadas em fontes passíveis de serem seriadas e abordadas quantitativamente, com uma investigação mais microscópica, que ponha também em evidência a ação do sujeito individual como elemento fundamental para o entendimento da dinâmica histórica.

Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Elites econômicas, relações de poder e mercado nos séculos XVIII e XIX e Campesinato e inserção social. São disponibilizados no site os anais de dois colóquios realizados pelo grupo (2005 e 2008).

(fonte: indicação de processo de Mestrado/Doutorado no INFORME ANPUH, 25)

Museus: MUSEU DA REPÚBLICA

O Museu da República ocupa o antigo Palácio Nova Friburgo (no Império), depois Palácio do Catete (na República), que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil.

O museu, inaugurado em 1960, além da beleza da arquitetura, oferece ao visitante um panorama da história republicana. Fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX integram seu acervo, exposto nos diversos salões do Palácio.

Você pode fazer uma visita virtual e acessar o centro de eferência República online que oferece acesso às coleções do Museu. Pessoas e fatos que marcaram a história republicana do país também estão disponíveis para pesquisa.

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)

Núcleos de pesquisa: NUMEM - NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA

O NUMEM foi fundado quando da criação do curso de graduação em História da UNIRIO, em 2000, para ser um espaço de reflexão sobre a história, a memória e o documento e de desenvolvimento de atividades presentes no dia-a-dia do historiador. 

São duas as linhas de pesquisa do núcleo: "Ensino de História e Patrimônio" e "História e Documentação". Neste link você pode conhecer os projetos em andamento.

Um dos produtos desenvolvidos e disponibilizados pelo NUMEM é o Dicionário virtual de bacharéis e advogados no Brasil (1772-1930). Nele você encontra informações biográficas sobre bacharéis e advogados em atuação no Brasil entre o final do século XVIII e o início do século XX. 





Museus: CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR (CNFCP)

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - Foto: Alex… | Flickr 
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Suas atividades produziram um acervo museológico de 13 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.


Nos acervos digitais você pode pesquisar na Cordelteca, com 5.539 folhetos de cordel; Hemeroteca, com mais de 60 mil recortes de periódicos (jornais e revistas), na Xiloteca, que reúne a coleção de xilogravuras do Museu de Folclore Edison Carneiro; na Revista Brasileira de Folclore, com 41 fascículos; e nos catálogos da Sala do Artista Popular (SAP), que somam 151 títulos. 

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)
imagem: flick

Filmes: A CASA DOS ESPÍRITOS

O filme A casa dos espíritos (The House of the Spirits, 1993), baseada no romande de Isabel Allende, ao representar uma história de amor, traz como pano de fundo a história do Chile (ou poderia ser de tantos outros países da América Latina) do início do século XX até a década de 1970. Um grande painel que pode auxiliar na discussão de diversos temas relacionados com a América Latina no século XX. Veja o trailer.

Veja estes artigos que utilizam do filme como fonte de análise: sobre a questão das mulheres e sobre a relação entre cinema hollywoodiano e literatura latino americana

Dica: Prof. Martha Daisson Hameister (em aula de História da América)

Livros: OS HISTORIADORES

Um livro excelente para aqueles que querem conhecer um pouco mais ou iniciar suas leituras sobre 19 dos principais historiadores (na opinião dos organizadores) dos século XIX e XX. Os textos são escritos por outros historiadores e  sobre a obra os seguintes historiadores como por exemplo: Michelet, Tocqueville, Marx, Lucien Febvre, Marc Bloch, Pierre Renouvin, Norbert Elias, Fernand Braudel, Louis Robert, Moses Finley, Phillippe Ariès, George Mosse, Georges Duby, Jacques Le Goff, Karl Ferdinand Werner, François Furet, Paul Veyne, Pierre Vidal-Naquet e Peter Brown.

Ao final de cada capítulo há uma bibliografia do historiador analisado e também outra de obras sobre tal historiador.  Conforme informado no livro, sem mistificações ou reverências obrigatórias, os textos deste volume mostram que a História não é apenas evolutiva e subjetiva, mas também que entre os grandes historiadores encontramos correspondência, acumulação e complementaridade.

Museus: MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

O MASP dispensa apresentações, é um dos mais conhecidos museus do país. No prédio projetado por Lina Bo Bardi, um acervo impressionante (8 mil peças), tanto de artistas brasileiros como estrangeiros, aguarda o visitante.

O site do museu permite que você consulte e visualize o acervo do museu. Aproveite.


(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)

Museus: MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

O MHN - Museu Histórico Nacional foi criado em 1922 e hoje ocupa um conjunto arquitetônico no Rio de Janeiro de arquitetura típica do período colonial. O acervo tem mais de 287 mil peças entre documentos, esculturas, telas, móveis, armas e uma coleção de numismática.

No site, acesse GALERIA VIRTUAL e conheça o acervo do museu. As imagens estão acompanhadas de referências e texto explicativo. Uma das mais interessantes ao historiador é a de pinturas históricas.

A Biblioteca do Museu Histórico Nacional oferece ao público, tanto para pesquisa on line como para consulta aos originais, um acervo de 56.510 itens, datando entre os séculos XVI e XXI. São livros, folhetos, periódicos e materiais especiais.


(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)