24 de nov. de 2012

Arquivos digitais: GUERRA DO CONTESTADO - CPDOC

A Guerra do Contestado está completando 100 anos (1912-1916) e diversas ações estão ocorrendo para lembrar (ou relembrar) o evento. Hoje, por exemplo, estive em uma exposição no Museu Histórico de Santa Catarina dedicada à Guerra do Contestado. 

O CPOC (Centro de Pesquisa e Documentação), da Fundação Getúlio Vargas - FGV, lançou uma página especial sobre a Guerra do Contestado, cujo início completa 100 anos. O evento, ocorrido na fronteira entre Santa Catarina e Paraná, envolvendo questões sociais, disputas de terras, de fronteiras, religiosas, etc.

O dossiê digital traz acesso a documentos do CPDOC relacionados com o evento (documentos pessoais do General Setembrino de Carvalho e entrevisto do General Lott), entrevistas com o pesquisador da UFSC Paulo Pinheiro Machado e do cineasta Sylvio Back, assim de de indicações bibliográficas e filmografia sobre  o assunto.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre este importante evento. 

(fonte: boletim do blog CaféHistória, de 13.11.2012)

Arquivos digitais: BBC-YOUR PAINTINGS

O projeto Your Paintings, da rede de notícias britânica BBC em parceria com a organização Public Catalogue Foundation, pretende disponibilizar para consulta on-line todo o acervo de pinturas a óleo dos museus e das galerias do Reino Unido. O acervo atual disponível para visitação é composto de 63 mil pinturas, de aproximadamente cinco mil artistas e 850 galerias. As pinturas compreendem o período de 1400 a 1990.

A pesquisa pode ser realizada por artista ou por assunto. 

Acesse e aproveite as imagens na sua próxima pesquisa ou aula.

(fonte: blog Café História)

Núcleos de pesquisa: GPHE - GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA - HISTÓRIA QUANTITATIVA E GEORREFERENCIADA

O GPHE-HQG - Grupo de Pesquisa em História Econômica - História quantitativa e georreferenciada, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Juiz de Fora é constituído por pesquisadores que têm como elemento comum, quanto à metodologia, as técnicas quantitativas e/ou o georreferenciamento e, quanto à área de atuação, a História Econômica, de modo geral, e a História Agrária e a fiscalidade, de modo particular. 

No site você pode conhecer os membros do grupo, as publicações e o material dos seminários Ibéria-América. Muito interessante é o material disponibilizado na base de dados.

(fonte: indicação de processo de Mestrado/Doutorado no INFORME ANPUH, 25)  

Publicações: UNESCO

A Unesco disponibiliza uma série de publicações e outros materiais, como vídeos e materiais pedagógicos, em seu site. São 06 áreas de atuação: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação, Temas Especiais. Na área de educação, por exemplo, ela divulga a História Geral da África, em português, para download. 

Neste link você acessa a base de documentos e publicações da Unesco (site em inglês).

Visite.

(dica da prof. Martha Daisson Hameister)



Museus: MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS - MAO-BH

Sobre | Museu de Artes e OfíciosO MAO - Museu de Artes e Ofícios foi criado em 2005 e está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de trabalhadores, numa proposta de aproximação com este seguimento.

Este interessante museu explora a riqueza que existe em cada ofício, o universo da produção popular dos fazeres e do cotidiano. O acervo permanente é dividido em áreas temáticas voltadas para áreas do trabalho, como Ofícios da Cozinha, Ofícios do Fio e do Tecido, etc.

Faça a visita virtual.

(fonte: livro Museus do Brasil, um guia dos principais museus brasileiros. São Paulo, Empresa das Artes)

23 de nov. de 2012

Núcleos de pesquisa: NEPESS - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESPORTE E SOCIEDADE

O NEPESS foi fundado em 2005 por um grupo de pesquisadores de diferentes universidades e áreas do conhecimento, tendo como objetivos a troca de informações e idéias e o desenvolvimento de pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar.

Você pode ter acesso à equipe que forma o NEPESS e também aos trabalhos do grupo.

Museus: RIJKSMUSEUM - MUSEU NACIONAL DA HOLANDA


O Rijksmuseum está localizado em Amsterdam, na Holanda, e é um museu dedicado às artes e à história. Além de maravilhosas casas de bonecas, ricas peças em prata, não faltam as obras favoritas do público dos pintores Jan Steen, Frans Hals, Vermeer e Rembrandt. 

Mais de 400 obras-primas contam a história impressionante da extraordinária Idade do Ouro. Explore a coleção.

(fonte: Revista História Viva, no. 106)

22 de nov. de 2012

Núcleos de pesquisa: NUPEP - UFF

O NUPEP - Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil filia-se às linhas de pesquisa "Poder e Sociedade" e "Cultura e Sociedade" do PPGH-UFF, trabalhando de forma privilegiada na interseção entre elas uma vez que seus integrantes procuram enfatizar em seus estudos e pesquisas a relação entre Estado e Poder em suas distintas manifestações e contextos históricos.

A marca diferencial do Núcleo é sua filiação ao pensamento de Antonio Gramsci, bem como seu viés teórico-metodológico, almejando uma "história total". 

Arquivos digitais: CORPUS INFORMATIZADO DO PORTUGUÊS MEDIEVAL

O Corpus Informatizado do Português Medieval (CIPM) é constituído por textos portugueses dos séculos XII a XVI, e inclui textos em prosa, literários (narrativas hagiográficas, históricas e de viagem, prosa doutrinal de corte, tratados filosóficos, textos de carácter moralista e religioso) e não literários (documentos notariais de carácter particular, documentos régios, testamentos, foros, isto é, textos essencialmente jurídicos).  

Este foi desenvolvido pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) que tem como objetivos promover a investigação, a formação de investigadores e a divulgação de conhecimentos científicos na área da Linguística. Estão disponíveis diversos recursos on-line.


(fonte: livro Capítulos de História. de Marcella Lopes Guimarães)

Publicações: REVISTA MUNDOS DO TRABALHO - UFSC

A revista Mundos do Trabalho é uma publicação do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História em parceria com o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, destinada a divulgar produções inéditas, na forma de artigos, resenhas, entrevistas, fontes primárias inéditas comentadas, conferências, debates e notícias de eventos, relacionados à História Social do Trabalho e temas conexos.


21 de nov. de 2012

Publicações: REVISTA ANOS 90

Anos Noventa é um periódico semestral, publicado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH/UFRGS).

Cada número contém, usualmente, um conjunto de artigos voltados para um mesmo tema (os “dossiês”). Também são publicados resenhas, entrevistas, documentos históricos e divulgadas as defesas de dissertações e teses do PPGH no período. Um exemplo é o dossiê História e Memória.



(fonte: indicação de processo de Doutorado no INFORME ANPUH, 25)


Publicações: REVISTA CAMINHOS DA HISTÓRIA

A Revista CAMINHOS DA HISTÓRIA é uma publicação do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros. Desde 2008 passou a ser semestral, recebendo submissão de artigos em fluxo contínuo.

Quanto ao seu conteúdo, sua ênfase é na difusão do conhecimento em história, especialmente pesquisas inéditas. No entanto está aberta a contribuições de outras áreas do conhecimento, desde que os artigos submetidos tenham vínculos explícitos com  história.

(fonte: indicação de processo de Mestrado no INFORME ANPUH, 25)

20 de nov. de 2012

Livros: JOANA D'ARC (1841)

A figura de Joana d'Arc sempre foi um enigma pra mim, e tentar entender esse enigma, pelo menos um pouco, fez com que em viagem à França eu passasse por lugares importantes da história dela (Rouen, Troyes, Reims, Órleans), tentando captar um pouco mais sobre o poder da figura da jovem. 

Porém, a leitura de Joana d'Arc, escrita por Michelet em 1841 e publicado originalmente como o tomo V da História da França, nos permite entender um pouco melhor esta figura tão complexa: uma jovem que ouve vozes, lidera um exército, coroa um rei e é queimada na fogueira (estou sendo um pouco simplista).

texto cobre o nascimento, os principais feitos, a condenação e a morte de Joana d'Arc. Nesta obra, Michelet elabora, ao mesmo tempo, um elogio da religiosidade popular e uma visão do mito. Imperdível. 

Este artigo analisa a questão da construção do mito Joana D'Arc em Michelet e Érico Veríssimo.

Livros: OS RUSSOS


OS RUSSOSO livro OS RUSSOS, de Angelo Segrillo, um dos maiores especialistas brasileiros na história da russa, busca desvendar este enigma chamado Rússia. É uma leitura fundamental para quem quer entender melhor essa eterna potência mundial.

Ao longo de dezesseis capítulos, o autor descreve a geografia inusitada, os rigores do clima e a inigualável riqueza mineral do imenso país, sua enorme diversidade cultural, as peculiaridades de sua culinária, as múltiplas características sociais dessa população que se divide entre o continente europeu e asiático.


Conheça o blog do autor. 

(fonte: Revista História Viva, no. 107)

19 de nov. de 2012

Núcleos de pesquisa: GEPEM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO MEDIEVO

O GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas do Medievo, é um grupo formado principalmente por pesquisadores da PUC Goiás e que desenvolve estudos e pesquisas sobre o Medievo. Além disso, organiza eventos para disseminação de pesquisas sobre o assunto, como por exemplo o evento Entre a história e a historiografia.

Você pode acompanhar as publicações de eventos no facebook do Gepem Puc-Goiás.