30 de nov. de 2012

Núcleos de pesquisa: CEMA - CENTRO DE ESTUDOS MESOAMERICANOS E ANDINOS - USP

O CEMA - CENTRO DE ESTUDOS MESOAMERICANOS E ANDINOS - USP foi fundado em meados de 2000 e tem por objetivo principal viabilizar e incentivar a realização e o crescimento, em nosso país, das pesquisas acadêmicas sobre os povos indígenas da Mesoamérica e dos Andes, especialmente dos períodos pré-hispânico e colonial, bem como promover o diálogo dessas pesquisas com as que se dedicam a populações nativas de outras regiões do continente ou de outros períodos históricos.
Estão disponíveis textos, bibliografia e cadernos de resumos e programas de algumas das principais atividades desenvolvidas pelo Cema ao longo dos últimos anos.

29 de nov. de 2012

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE SEVILHA

 
A Biblioteca Digital da Universidade de Sevilha disponibiliza em seu site diversos materiais que podem ser úteis para sua pesquisa, principalmente na busca por fontes.

A busca indica diversas formas, como catálogo, recursos-e abertos, dentre outros. Além disso, estão disponíveis, como por exemplo o fondo antiguo, datado do século XVI, e diversos materiais da Biblioteca de Humanidades da Universidade.

É acessar e explorar este acervo primoroso.

(fonte: Revista História Viva, no. 39)

Publicações: NUMEN - REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS DA RELIGIÃO

A Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se propões a ser um espaço para a divulgação de pesquisas relevantes para a compreensão da religião, com abertura para perspectivas diversas e oferecendo oportunidade para contribuições oriundas de diversas áreas de conhecimento. 

Para conhecer mais sobre o PPCIR veja as linhas de pesquisas desenvolvidas e  teses e dissertações defendidas (algumas disponíveis em pdf).

28 de nov. de 2012

Museus: MUSEU VILLA-LOBOS

No ano seguinte à morte do compositor, por inspiração de sua segunda mulher - Arminda Neves d'Almeida, a "Mindinha" -, é criado oMuseu Villa-Lobos, com a finalidade de preservar o seu acervo e divulgar a sua obra.O empenho de Arminda é fundamental para que o processo de criação do museu seja rápido.

Ao longo desses anos, paralelamente à preservação e à contínua conservação do legado de Villa-Lobos em partituras, documentos e objetos, o Museu também tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através, entre outros, da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.

O Acervo ainda não está disponível na internet. Porém está disponível um levantamento de toda a obra do autor.

(fonte: Revista História Viva, no. 107)

26 de nov. de 2012

Filmes: A PAIXÃO DE JOANA D'ARC


Realizado em 1928, por Carl Theodor Dreyer,o filme mudo A paixão de Joana D'Arc (La Passion de Jeanne d'Arc, 1928) tem no rosto de Maria Falconetti um dos seus trunfos. Um dos rostos mais expressivos que já vi no cinema. O filme é considerado uma obra-prima e tem uma leitura mais intimista do drama da jovem Joana. 

Aqui você pode acessar o filme completo.

Acesse um texto de Vínicius de Moraes no qual ele fala de uma entrevista com Falconetti.