14 de dez. de 2012

Livros: A TORCIDA BRASILEIRA


Em época de Copa do Mundo e ainda mais no Brasil, tem-se a certeza do futebol como grande paixão do brasileiro. Além, disso, como alguns pesquisadores entendem um importante elo de identificação nacional. 

A TORCIDA BRASILEIRANeste sentido, a edição de A Torcida Brasileira, de Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Victor Andrade de MeloJoao M. C. Malaia e Luiz Henrique de Toledo, vem em um momento excelente. São quatro capítulos a história da disseminação do futebol e do ato de torcer por uma equipe no Brasil.

Nos quatro ensaios que compõem este livro, os torcedores em ação ao longo de várias décadas servem para evidenciar as transformações históricas da sociedade brasileira, desde que esta foi capturada pelo torvelinho das paixões futebolísticas, no início do século XX.

O livro faz parte de uma coleção com mais dois sobre o mesmo assunto. Veja matéria de divulgação

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

13 de dez. de 2012

Filmes: UM DIA MUITO ESPECIAL

Dirigido por Ettore Scola e com atuações primorosas de Sophia Loren e Marcello Mastroiani, Um dia muito especial (Una giornata particolare, 1977) trata do reflexo do autoritarismo na vida de pessoas comuns. O filme se passa em 1938, no dia de um encontro histórico entre Mussolini e Hitler. Deixada sozinha em sua casa quando o marido, fascista, sai com os filhos para participar do evento histórico, a dona-de-casa inicia uma amizade com seu vizinho homossexual que perdeu o emprego por ser considerado subversivo.

O fascismo aqui é mais uma alegoria de todos os autoritarismos, mas o autor procura deixar evidenciado a adesão popular ao movimento.
Veja uma apresentação e um artigo sobre a obra. Memorável.

12 de dez. de 2012

Núcleos de pesquisa: TRANSLATIO STUDII – NÚCLEO DIMENSÕES DO MEDIEVO

Criado em 2007, na Universidade Federal Fluminense - UFF, o principal objetivo do TRANSLATIO STUDII é promover estudos, de forma ampla, democrática, associativa e interdisciplinar, sobre o medievo, "considerando que a fatia de duração que se convencionou chamar por Idade Média constituiu um importante "laboratório humano" cujo sentido e importância superam, inclusive, qualquer limitada perspectiva acerca de heranças diretas suas que possamos reconhecer ainda "(sobre)vivas" em nosso meio". 

Você pode ter acesso ao caderno de resumos de encontros do núcleo e aos membros do grupo. Infelizmente ainda não estão divulgados artigos e material desenvolvido pelo grupo.

Mas vale para conhecer outras pessoas que podem estar pesquisando sobre o mesmo assunto que você.

Museus: GALLERIA BORGHESE – ROMA

A Galleria Borghese é um museu instalado na Villa Borghese Pinciana, em Roma, um palácio construído entre 1613 e 1616 para Scipione Borghese. Sua história remonta ao século XVII, ao papado de Paulo V, que possuía uma primorosa coleção de arte. O acervo do museu compreende várias esculturas de Bernini, pinturas de Caravaggio, dentre outros.

Para fazer uma visita virtual é só ir clicando nas salas. Você pode conhecer as obras-primas do museu e algumas outras imagens de seu acervo.

Neste link você tem acesso a mais de 10 outros museus da cidade de Roma.

Explore!!

(fonte: Revista História Viva, no. 107)

11 de dez. de 2012

Publicações: REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA DO BRASIL (REHB)

A Revista Eletrônica de História do Brasil (REHB) foi criada em 1997 junto ao Departamento de História e ao Arquivo Histórico da UFJF. É uma publicação que já foi criada com suporte exclusivamente digital, com perfil editorial voltado para a divulgação da produção historiográfica relativa ao Brasil. Destaca-se a criação da seção “Jovens Pesquisadores” que permite a divulgação de pesquisas empíricas realizadas no âmbito da iniciação científica.

A revista foi publicada até 2008. São diversos dossiês e textos avulsos sobre História do Brasil que podem auxiliá-lo na preparação de aulas ou em pesquisas, como por exemplo os dossiês sobre Brasil República, Escravidão no Brasil.


10 de dez. de 2012

Arquivos digitais: ALBUM CHOROGRÁPHICO MUNICIPAL DO ESTADO DE MINAS 1927

A Fundamar - Fundação 18 de Março tem como um de seus objetivos a preservação do patrimônio e da cultura do país. A Fundação possui, em sua sua biblioteca, um álbum de mapas de Minas Gerais, editado em 1927, o “Album Chorographico Municipal do Estado de Minas Geraes”.

Este riquíssimo material está sendo disponibilizado em versão digital, apresentando além dos mapas, importantes informações sobre a obra. 

O site apresenta opção de busca dos município de forma livre ou em ordem alfabética: neste último caso, pelo nome original de 1927 ou o atual. Além disso apresenta indicações minuciosas sobre a história, a nomenclatura e a geografia dos municípios mineiros no início do século XX, acrescidas agora de observações que as tornam atualizadas.

(fonte: RHBN, Ano 7, no. 82)