22 de dez. de 2012

Publicações: REVISTA DIÁLOGOS MEDITERRÂNICOS

A revista Diálogos Mediterrânicos, vinculada ao NEMEDNúcleo de Estudos Mediterrânicos da Universidade Federal do Paraná, publicação de periodicidade semestral, tem como principal missão a difusão do conhecimento historiográfico relativo a realidade do mundo mediterrânico na diacronia histórica, desde a Antiguidade até a contemporaneidade.

A revista está em sua terceira edição. Cada uma delas tem um tema central (dossiê), além de artigos avulsos e resenhas. 

Acesse e confira o material.

(indicação Prof. Marcella Lopes Guimarães e Núcleo Vivarium) 


21 de dez. de 2012

Núcleos de pesquisa: LAHPS-LABORATÓRIO DE HISTÓRIA POLÍTICA E SOCIAL

O LAHPS, criado em 2007, integra o Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, além de envolver pesquisadores de outros programas de Pós-Graduação. No site você conhece os projetos em desenvolvimento, os pesquisadores, as publicações, dentre outras informações interessantes.

O Núcleo de História Oral e Memória (NOHM)  é um núcleo vinculado ao LAHPS da UFJF que tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas que envolvam o trabalho com a memória e a história oral nas temáticas da história política e social.

(fonte: indicação de processo de Mestrado/Doutorado no INFORME ANPUH, 25)

20 de dez. de 2012

Museus: MUSEO DEL SETTECENTO – CA’REZZONICO – VENEZA

Ca' Rezzonico é um dos mais famosos e belos palácios de Veneza, uma das maravilhas que você vê quando passeia pelo Grande Canal. Neste palácio, foi iniciado em 1649 e foi concluída em 1758. Hoje ele acolhe o Museo del Settecento,  abriga obras que pertenciam a outros museus de Veneza, que representam a produção veneziana do settecento. Conheça aqui outros museus de Veneza.

Você pode fazer uma visita virtual pelo museu ou pesquisar os acervos. Explore...

(fonte: Revista História Viva, no. 108)



19 de dez. de 2012

Livros: RETRATOS DE FAMÍLIA: LEITURA DA FOTOGRAFIA HISTÓRICA

Olhar uma fotografia é adentrar num novo mundo e também, muitas vezes, num novo tempo. Análise de fotografias é uma forma interessante de se trabalhar história e memória. 

O livro Retratos de Família, de Miriam Moreira Leite, é uma importante referência para se adentrar neste tipo de trabalho com imagens. Partindo da análise de álbuns de família, Miriam Moreira Leite desenvolve intensa pesquisa em busca de uma compreensão crítica da fotografia histórica. As fotografias do passado transformam-se em testemunhos cifrados de um tempo que é preciso redescobrir. 

Além dos ensaios, que contam com depoimentos dos retratados ou de seus descendentes, o livro traz a reprodução de um vasto acervo iconográfico – retratos anônimos que revivem no tempo.

Para conhecer mais sobre a obra, leia esta resenha. Aqui um texto da autora chamado Texto visual e texto verbal. 

(fonte: livro Capítulos de História. de Marcella Lopes Guimarães)

Arquivos digitais: SCOTTISH ARCHIVE NETWORK

 SCAN Catalogue - welcome
SCOTTISH ARCHIVE NETWORK é um projeto cujos parceiros são o National Archives of Scotland (NAS), o Heritage Lottery Fund (HLF), e a Genealogical Society of Utah (GSU).  O projeto visa revolucionar o acesso aos arquivos da Escócia, fornecendo um único catálogo eletrônico para mais de 50 arquivos escoceses.


Visite, navegue e aproveite.

(fonte: Revista História Viva, no. 106)




18 de dez. de 2012

Filmes: MEMÓRIAS DE UM ESPIÃO

Lançado em 1984, Memórias de um espião (Another Country, 1984), se inicia em 1983 quando um velho, vivendo em Moscou, relembra seu passado: os anos em que passou, na década de 1930, numa escola inglesa, um internato somente para jovens garotos da alta sociedade. Relembra, principalmente, seu relacionamento amoroso com um outro estudante do local. Veja um trailer do filme.

Utilizando como "capa" a questão do relacionamento entre os jovens, o filme discute a formação de futuros líderes do império britânico, da elite britânica. Poder, hierarquia, diferença de classes, autoritarismo, tudo aparece. Até o criquete como sinal de imperialismo. É um microcosmo da política que o diretor nos apresenta neste filme. 

Este artigo analisa a questão da homossexualidade no cinema.