18 de jan. de 2013

Núcleos de pesquisa: LEA – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA ÁSIA

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA), do Departamento de História da Universidade de São Paulo congrega professores, estudantes e pesquisadores com o objetivo de estudar países e temas relacionados ao continente asiático.

Possui Grupos de Trabalho (GTs) dedicados a regiões específicas da Ásia: Oriente Médio, Rússia e Ásia Central e Ásia em geral (exceto Rússia e Oriente Médio). O site traz a lista de pesquisadores vinculada ao núcleo.

O LEA edita o Observatório da Ásia, um boletim semestral em que a conjuntura asiática é examinada de uma perspectiva histórica. Além disso disponibiliza artigos relacionados ao tema.

17 de jan. de 2013

Museus: THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART

O Metropolitan Museum of Art é um museu localizado na cidade de Nova Iorque, fundado em 20 de fevereiro de 1820, e é hoje um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Abriga uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilônica) e oriental. 

O site do museu permite visualizar suas coleções e realizar pesquisas. Além disso, você pode conhecer as pesquisas que são realizadas pelo museu. 


Arquivos digitais: THE BRITISH LIBRARY

O site da British Library contém informações completas sobre a biblioteca, o âmbito de suas coleções, e como usar seus serviços. Há também uma série de catálogos e conteúdo digital. Aqui está uma seleção de recursos.


Clicando em Collection, no topo da página, você pode verificar todas as formas de pesquisa possíveis e os materiais disponíveis, como por exemplo: jornais, uma lista de mais de 250 livros ingleses da época da Renascença, manuscritos.



Além disso, tudo você ainda tem acesso a mais de 90.000 imagens na Galeria Online.



(fonte: Revista História Viva, no. 106)

16 de jan. de 2013

Filmes: A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

Hugo (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Cinema é sonho, já diziam alguns teóricos dos primeiros tempos do cinema. Entrar no escurinho do cinema significa entrar num local para sonhar. E é exatamente isso que A invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011), de Martin Scorsese, nos oferece. Uma homenagem ao cinema e ao sonho. 

O filme  (veja o trailer aqui) conta de uma forma idílica como um garoto órfão recupera a vida do cineasta Georges Mélies, autor de uma das primeiras obras-primas do cinema Viagem à lua., um dos visionários que iniciaram esta grande odisseia, o cinema.


Além disso, discute a questão da necessidade de preservação dos filmes, atividade à qual Scorsese está muito ligado. Ele é um dos fundadores da World Cinema Foundation, entidade ligada à restauração e preservação de filmes.

Veja este artigo que nos indica formas de utilizar o filme em sala de aula.

14 de jan. de 2013

Livros: AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA

Um livro que merece e deve ser lido! Esse é a minha conclusão após ler As veias abertas da América Latina, escrito na década de 1970 pelo uruguaio Eduardo Galeano.

Apesar de não ser um trabalho historiográfico, visto que o autor não trabalho na essência com fontes primárias, a obra é um libelo contra a exploração do homem pelo homem. É uma forma de se conhecer como se deu a formação e a exploração da América Latina nos mais diversos períodos da nossa história.

É um livro belíssimo, apaixonante, que traz informações relevantes e que pode abrir para quem o lê, principalmente para historiadores, possibilidades de pesquisa sobre a história da América.

Imprescindível. Leia resenha da obra. Neste outro texto discute-se o conceito América Latina.

Assista a entrevista de Eduardo Galeano, de 2011.