24 de jan. de 2013

Museus: MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE LONDRES

O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE LONDRES foi fundado em 1881 e acolhe inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra, compreendendo cerca de 70 milhões de espécies ou items, catalogados em cinco grandes grupos: Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia.

O site do museu oferece um espaço Nature online com diversas informações importantes, mas principalmente a possibilidade de visualização das suas coleçõesUm site a ser explorado!

23 de jan. de 2013

Publicações: REVISTA GAIA

A revista GAÎAespecializada em História Antiga, é uma publicação do LHIA - Laboratório de História Antiga da UFRJ. Uma de suas principais característica é ser dedicada especialmente à divulgação de pesquisa dos alunos do curso de graduação. Visam, com isso, estabelecer práticas de ensino e pesquisa que dinamizem os cursos de graduação nas universidades brasileiras que contemplem em seu currículo o ensino e pesquisa em História Antiga.

O site permite acesso a artigos publicados nas edições anteriores, desde 2000.

Filmes: RAN

Ran PosterA junção de um grande autor com um grande cineasta na maioria das vezes dá certo. E Ran (Ran, 1985), a tranposição do Rei Lear de Shakespeare para o Japão (podemos chamar de medieval?) por Akira Kurosawa, é a prova disso. 

Ran conta a história clássica de Rei Lear, um rei que divide seu reino e vê toda a desagregação em sua volta. Belíssimo filme, com fotografia excepcional e com uma poderosa personagem feminina (num arquétipo sensacional da mulher manipuladora). Imperdível. Veja o trailer.

Veja artigo que analisa o filme, tendo como premissa a cultura em que foi produzido e ser baseado num clássico inglês. Neste outro, a análise da vilã Kaede tendo como referência o teatro No.  

22 de jan. de 2013

Arquivos digitais: YALE UNIVERSITY ART GALLERY


A Universidade de Yale, fundada em 1701 e localizada em New Haven, Connecticut, USA, disponibiliza na internet a sua galeria de arte.

Clicando em THE COLLECTION você pode acessar a coleção permanente, as exposições (com a possibilidade de ver algumas exposições on line), conhecer a história da construção da galeria, entre outras informações.

O site disponibiliza ainda pesquisa ao catálogo.

Aproveite. Conheça o material e o utilize em suas aulas ou em suas pesquisas.    

(fonte: Revista História Viva, no. 107)

21 de jan. de 2013

Livros: LENDO AS IMAGENS DO CINEMA

O livro Lendo as imagens do cinema, de Laurent Jullier e Michel Marie, é uma excelente obra para aqueles que querem se iniciar na análise fílmica. A primeira parte do livro é dedicada à apresentação de uma metodologia para que o leitor ou estudante possa realizar análise de uma obra cinematográfica ou de uma cena específica. Nesta parte são apresentadas As ferramentas para análise fílmica, em três níveis: plano, sequencia e filme.

Além da parte metodológica, os autores analisam 26 sequencias de 26 filmes diferentes, nas quais são apresentados fotogramas para que o leitor possa acompanhar a análise que está sendo realizada.

Aproveite, depois dessa obra ver um filme será mais que um simples prazer.