31 de jan. de 2013

Publicações: REVISTA HEERA - UFJF

A Revista de História Econômica e Economia Regional Aplicada (HEERA), é uma publicação conjunta dos departamentos de História e Economia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a temática de Histórica Econômica e de Economia Regional Aplicada, ou outros temas afins dentro do espírito de reforçar a natureza interdisciplinar a que a Revista também se propõe.

A edição atual é a de número 12, e você pode ter acesso às edições anteriores

30 de jan. de 2013

Museus: MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

Museu da Inconfidência – Wikipédia, a enciclopédia livreLocalizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto, o MUSEU DA INCONFIDÊNCIA foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira. O acervo de 4 mil itens reúne peças históricas e artísticas. O Panteão dos Inconfidentes guarda lápides com os restos mortais de 16 inconfidentes, incluindo o poeta Tomás Antônio Gonzaga.

O site oferece a possibilidade de você conhecer a estrutura do museu e pesquisar o acervo de peças, dentre outra opções. Além disso, oferece vídeos e publicações do museu.

Aproveite. Já estive no museu e vale a pena conhecê-lo.

imagem: wikipédia

Arquivos digitais: CENTRO DE DIGITALIZAÇÃO DE MUNIQUE

O Centro de Digitalização de Munique (MDZ) cuida da publicação on-line e digitalização do patrimônio cultural preservado pela Biblioteca do Estado da Baviera e por outras instituições. Ele fornece uma das maiores coleções maiores digitais da Alemanha, agora com 901.884 títulos disponíveis online. O acesso é gratuito!

As coleções digitais estão disponíveis para pesquisa por meio de um índice sistematizado pelo site ou busca por palavra-chave, que permite também pesquisar o material digitalizado da Biblioteca da Baviera

(fonte: Revista História Viva, no. 107)

29 de jan. de 2013

Núcleos de pesquisa: NDH - UFPel

O NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA UFPel, foi fundado em março de 1990, com as funções de um Centro de Documentação e Pesquisa em História, inicialmente como local de preservação da história institucional da Universidade Federal de Pelotas, mas rapidamente foi acrescido das funções de Núcleo de Pesquisa, Extensão e centro de resguardo da história do trabalho e dos partidos políticos da região.

No site do NDH-UFPel você pode conhecer os projetos, publicações  e eventos do núcleo. Além disso, indicação de sites e teses.

Apesar de não estar disponibilizado no site de forma digital, você pode conhecer o acervo documental do núcleo.

28 de jan. de 2013

Livros: O TÚNEL DO TEMPO - Um estudo de história & audiovisual

Capa do livro: Túnel do Tempo - Um Estudo de História & Audiovisual, Sílvio Firmo do NascimentoO livro O túnel do tempo - Um estudo de história & audiovisual, organizado pelo prof. Dennison de Oliveira, é um interessante estudo da relação entre imagem e história, utilizando como base uma das séries mais famosas dos anos 70 (no Brasil), O túnel do tempo.

Os dois primeiros capítulos do livro são metodológicos, explicando a concepção do projeto e o método utilizado para a análise de cada episódio. Os capítulos seguintes são dedicados, cada um, a um episódio específico.

Vale a pena conferir. Veja resenha do livro.