8 de fev. de 2013

O ACERVOS DE HISTÓRIA AGORA ESTÁ NO FACEBOOK.

O seu blog Acervos de História agora está no Facebook. 

Livros: RELIGIÃO E O DECLÍNIO DA MAGIA

livroReligião e o Declínio da Magia, de Keith Thomas, fala da Inglaterra dos séculos XVI e XVII, mas toca em assuntos que permanecem presentes em nosso tempo: religião, astrologia e magia ajudam o homem a enfrentar momentos difíceis, ensinando-o a evitar as desgraças ou, pelo menos, dando uma explicação para elas. 


Sempre fundamentado em uma documentação impressionante e fazendo uso de interpretações esclarecedoras, como as da antropologia contemporânea, o autor constrói um cenário que impressiona. É um livro longo, denso, mas muito interessante.

Um dos capítulos mais interessantes é o que trata da Providência, a crença de que tudo depende da vontade de Deus, tão presente e difundida em nossos dias por diversas religiões (escutei isso de um frentista - falando seriamente - sobre o preço da gasolina: "Enquanto Deus quiser ele vai lhe dar condições de abastecer o tanque").

Veja resenha da obra.


7 de fev. de 2013

Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA SOCIAL DA POLÍTICA

Criado em 2007, o Núcleo de Estudos em História Social da Política tem como objetivo incentivar a pesquisa e o diálogo interdisciplinar na produção do conhecimento na área de história, tematizando a política sob um enfoque que priorize o seu enraizamento nas práticas sociais e o seu significado para os vários atores que ela envolve. 


Visite, explore e conheça os pesquisadores.     


(fonte: indicação de processo de Mestrado/Doutorado no INFORME ANPUH, 25)

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DIGITAL ESTENSE – UNIVERSIDADE DE MÓDENA

A Biblioteca Estense, foi a biblioteca da família dos Duques de Este, datando pelo menos ao século 14. A Biblioteca Estense foi criada em Modena, no início do século 17, sendo uma das mais importantes bibliotecas em Itália. 

A Biblioteca Digital Estense pretende apresentar para o público em geral algumas das obras que o Estense preserva. São cartas geográficas, livros, fotografias,  brasões, manuscritos, libretos e partituras e gravuras

Acesse e conheça esse acervo que pode ter fontes interessantes para suas pesquisas.

(fonte: Revista História Viva, no. 107)


6 de fev. de 2013

Museus: MUSEO GALILEO

O Museo Galileo - Istituto e Museo di Storia della Scienza, localizado em Florença, é herdeiro de uma tradição de cinco séculos de coletas científicas, que tem suas origens no século XVI, na importância atribuída a cientistas e instrumentos científicos pelas famílias Medici e Lorraine. O Instituto foi fundado definitivamente em 1927, com o objetivo de "coletar, catalogar e restaurar" as coleções científicas.


(fonte: Revista História Viva, no. 107)

5 de fev. de 2013

Publicações: PERSEUS DIGITAL LIBRARY

A Perseu Digital Library que tem como objetivo principal divulgar textos que abranjam a história, literatura e a cultura do mundo greco-romano. Mas também aumentar o acesso a textos das três grandes línguas clássicas: grego, latim e árabe.

Aqui você pode conhecer as coleções disponíveis: Grega e Romana, Árabe, Alemã, Renascentista, dentre outras.

Visite e explore a coleção.

Filmes: AS TROIANAS

As Troianas (1971) PosterBaseado na tragédia grega de Eurípedes, o filme As troianas (The Trojan Women, 1971), do diretor grego Mihalis Kakogianis, trata da questão da Guerra de Troia, a partir da perspectiva da mulher, da mulher que perde seu esposo e filhos, da mulher que é escravizada, da mulher que tem como arma de poder a sedução.

O filme conta com impressionantes atuações femininas, com destaque para Katharine Hepburn, como Hécuba. Filmado num momento em que o movimento feminista se consolidava, o filme é uma interessante análise do papel da mulher em uma sociedade dominada pelos homens. A peça As troianas foi escrita por Euripedes, no final do século V a.c (leia artigo sobre a peça).

Este artigo analisa as diferenças entre a peça e sua versão cinematográfica.