22 de fev. de 2013

Livros: A CIVILIZAÇÃO DO OCIDENTE MEDIEVAL

O livro A civilização do Ocidente Medieval, de Jacques Le Goff, é daquelas obras historiográficas que atendem leigos e especialistas: o livro além de ter uma linguagem acessível, apresenta profundidade na discussão dos temas. Dessa forma, o livro se torna um meio bastante interessante de conhecer ou explorar o período medieval.

A obra é dividida em duas partes: a primeira, Do mundo antigo à cristandade medieval, apresenta,  dividida em 4 blocos, uma síntese do período medieval (dos séculos 5o. ao XV); a segunda parte, A sociedade medieval, faz uma análise de pontos relevantes para o conhecimento de uma sociedade (a vida material, mentalidades, etc) de um período específico (séculos 10o-13o), aprofundando temas que foram apresentados na primeira parte.

Neste artigo, o autor analisa a questão da representação do tempo, nas obras de Jacques Le Goff, sendo este um dos temas no livro que estamos indicando. 

Leia aqui uma entrevista, de 2004, com o autor.

21 de fev. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DO VATICANO

A Biblioteca do Vaticano guarda cerca de 80 mil manuscritos, reunidos desde a sua fundação em 1451 pelo Papa Nicolau V. A partir de 2011 iniciou um projeto de digitalização das suas coleções com o objetivo de disponibilizar todo o seu acervo na internet. Os primeiros 256 documentos já foram disponibilizados.

O site permite a consulta às coleções e ao catálogo online da biblioteca.

Acesse e explore. E acompanhe as próximas disponibilizações.

(fonte: blog Café História)

20 de fev. de 2013

Núcleos de pesquisa: LEHRB - LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA DO RECÔNCAVO DA BAHIA

O LEHRB - Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia, uma iniciativa do curso de Licenciatura em História da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, é um espaço de integração entre as atividades docentes e discentes na graduação, auxiliando a produção e difusão de pesquisas e atividades extensionistas, além de articular-se com a rede escolar do Recôncavo e com a comunidade em geral, visando a melhoria do ensino básico na região.

São diversas as atividades do grupo, que incluem a guarda de material didático e a realização de eventos (como por exemplo o IV Seminário de Ensino de História), além de apoio aos professores, como por exemplo na divulgação de sites de apoio.

Acesse e explore o material.

Filmes: O CONCLAVE

Em momento de mudanças na Igreja Católica, é interessante assistir este filme O Conclave (The Conclave, 2006), que trata do conclave que escolheu, em 1458, o Papa Pio II no qual o cardeal Rodrigo Borgia, futuro Papa Alexandre VI, tem papel central.

Produzido em 2005, ano do conclave que escolheu Bento XVI, o filme é uma interessante leitura e discussão sobre os meandros políticos (de poder) que envolvem estas escolhas. Veja o trailer.

Veja esta análise do filme em blog direcionado para alunos do ensino médio.


  

19 de fev. de 2013

Publicações: REVISTA ARTCULTURA


A ArtCultura - Revista de História, Cultura e Arte, é uma publicação do programa de pós- graduação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, abordando as relações entre a História e os vários campos de produção cultural, como música, cinema, teatro, etc, fomentando o diálogo interdisciplinar entre História, Artes e Cultura.

Você pode consultar a edição atual (hoje a número 13, com dossiê História, Teatro e Imagem) e as anteriores (até a edição ArtCultura, v. 8, n. 12, janeiro-junho de 2006 somente o sumário está disponível para consulta, os textos não).  Em cada revista um dossiê especial, como por exemplo os dossiês História & Teatro, Carlo Ginzburg e História & Riso na edição ArtCultura, v. 9, n. 15, julho-dezembro de 2007.


18 de fev. de 2013

Museus: MUSEU DE VALORES DO BANCO CENTRAL DO BRASIL

O Banco Central do Brasil criou o Museu de Valores, cujo acervo reúne e conserva cédulas, moedas, documentos, peças e curiosidades nacionais e internacionais, que exprimem valor monetário em seu contexto histórico. 

O museu funciona no prédio do Banco Central em Brasília e está dividido nas seguintes salas: Sala Brasil, Sala Mundo, Sala Ouro, Sala Emissões do Banco Central do Brasil, A Sala Curiosidades Monetárias, Sala Outros Valores e Sala Fabricação do Dinheiro.

No site do Museu você pode ver as características das cédulas e moedas que circularam no país, condecorações, um resumo sobre a história do dinheiro e a história do museu.

As cédulas e moedas podem ser uma interessante fonte de pesquisa sobre memória de um país.

Visite e explore.