1 de mar. de 2013

Livros: ALÉM DO GOLPE


O livro Além do Golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar, do historiador Carlos Fico, é uma forma interessante de compreender um pouco mais sobre o golpe de 1964 e a ditadura militar. O autor faz uma seleção de textos, alguns desconhecidos, que permitem ao leitor entender o contexto e as posições de personagens centrais nos eventos de março de 1964.  

O livro expõe e discute as mais importantes correntes historiográficas sobre o golpe de 1964, e confrontar algumas questões controvertidas sobre repressão política, censura e outros temas da ditadura militar.

Leia aqui uma entrevista com o autor. Veja este artigo do autor que reproduz alguns aspectos presentes no livro.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

28 de fev. de 2013

Arquivos digitais: INSTITUTO MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB) é uma organização sediada no Rio de Janeiro voltada para a pesquisa, preservação e divulgação da Música Popular Brasileira. São dois os projetos principais do momento: Discografia Brasileira e Partituras da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. 

Discografia brasileira é um banco de dados voltado para a discografia básica brasileira, com a pesquisa de cerca de 100 mil discos produzidos no Brasil. Você pode pesquisar por ano, compositor, cantor, nome do disco. Além de capas, existem imagens e quais fonogramas compõem cada disco. Ao acessar um disco (não em todos) você terá a chance de ouvir as gravações.

O outro projeto é a digitalização e disponibilização de partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Visite e curta o som.

27 de fev. de 2013

Publicações: REVISTA CLÁSSICA

A CLÁSSICA é um periódico, de caráter cultural e científico, editado pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos desde 1988. Seu foco é o mundo clássico, mas sem excluir outras sociedades antigas do Velho Mundo. A ótica é diversificada: história, literatura, antropologia, arqueologia, linguística, artes, filosofia.

Até a edição 18, o site disponibiliza os sumários das revistas e resumos dos artigos. A partir da edição 19 as revistas estão completa, possibilitando a leitura de todos os artigos. A última revista disponível é de 2009.

Visite e conheça o material.

Núcleos de pesquisa: MINARETE: GRUPO DE ESTUDOS EM CONTEXTOS ISLÂMICOS


Minarete: Grupo de Estudos em  Contextos IslâmicosO Minarete foi criado por iniciativa de acadêmicos de história, como forma de  criar um canal de comunicação que agisse para unir os acadêmicos, destacadamente os da área das ciências humanas, para que pudessem trocar experiências e comunicar suas pesquisas na área da Islamologia. 


Conheça os pesquisadores do grupo. 

Visite e aproveite esta excelente iniciativa.  

(fonte: Indicação da Prof. Marcella Lopes Guimarães)

26 de fev. de 2013

Filmes: SPARTACUS (1960)

Dirigido por Stanley Kubrick, produzido e estrelado por Kirk Douglas e com roteiro do perseguido pelo macartismo Dalton Trumbo, Spartacus (Spartacus, 1960) é uma ode à liberdade. Veja o trailer.

Utilizando como base o livro que conta, de forma romanceada, a revolta liderada pelo escravo Spartacus contra o império romano, o filme discute ainda questões como honra, homossexualidade (preste atenção na cena do banho), política, perseguição (lembre do macartismo) e muito mais. 

Filme interessante para análise sobre representação da antiguidade no cinema.

No curso de História da Unicamp, a obra foi utilizada em um curso: Revoltas escravas no cinema, um exercício de análise historiográfica.