8 de mar. de 2013

Núcleos de pesquisa: PAGU – NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO

O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas, é um grupo interdisciplinar que desenvolve estudos visando a produção e disseminação do conhecimento em torno da problemática de gênero. São 8 linhas de pesquisa, tais como sexualidade, demografia da família, história das ciências. Veja aqui todas as linhas e os participantes.

O site oferece uma vasta bibliografia sobre o assunto, informações sobre eventos, os projetos de pesquisa em andamento e encerrados e as publicações do grupo (destaque para a revista Cadernos de Pagu). 

Acesse e explore o conteúdo do site.


7 de mar. de 2013

Livros: IMPERADOR CIDADÃO

"Monarca republicano, um imperador cidadão, abolicionista num país de país escravocrata, intelectual num mar de analfabetos", é assim a chamada da matéria da RBHN (no.86) sobre o D. Pedro II. Ou seja, uma figura complexa, que precisa ser visto de forma mais completa, e não só em apenas suas partes.

O livro Imperador Cidadão (Editora Unesp, 615 p.), do brasilianista Roderick J. Barman, foi publicado originalmente em 1999 e só agora é traduzido para o português. A obra oferece ao leitor a oportunidade de repensar um período crucial da nossa História, acompanhando a trajetória de D. Pedro II do nascimento até sua morte no exílio. A partir da biografia do imperador o leitor é convidado a revisitar o processo de consolidação do Brasil como Estado nacional.

(fonte: RHBN, no. 86, NOVEMBRO/2012)

6 de mar. de 2013

Arquivos digitais: ACADEMIA DE CIÊNCIA RUSSA

A Academia de Ciências Russa foi fundada em 1724 por Pedro, o Grande, inicialmente como Academia de Ciências de São Petersburgo. Atualmente a Academia está sediada em Moscou. Seu objetivo principal, de acordo com o site, é a organização e realização de investigação fundamental visando a obtenção de novos conhecimentos sobre as leis da natureza, a sociedade, os direitos humanos e promover o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e espiritual da Rússia.

No site, você pode ter acesso às coleções digitais da academia. Dentre as coleções, uma que pode interessar aos brasileiros é A expedição do acadêmico  GI Langsdorff ao Brasil (1821-1829).

Como o site está em russo, há necessidade, para aqueles que não entendem russo, de utilizar a tradução automática do google, por exemplo.
Acesse e conheça. Você pode se deparar com imagens interessantes para suas pesquisas.


(fonte: Revista História Viva, no. 108) 

Filmes: OUTUBRO


Realizado em 1927 para comemorar os 10 anos da Revolução Russa de 1917, Outubro (Oktyabr, 1928), de Sergei Eisenstein, é considerada uma obra-prima e uma das mais importantes obras do cinema por diversos estudiosos. É um marco do cinema mundial, principalmente como representação das teorias do mestre Eisenstein sobre montagem.

Hoje, além de ser representativo da história no cinema (a representação da Revolução) é também um marco da história do cinema. De qualquer modo que você analise, este filme é indispensável. Veja o filme.

Veja artigo que analisa o filme em correlação com a arte oriental. Este faz uma análise específica do filme.

5 de mar. de 2013

Museus: THE STATE TRETYAKOV GALLERY

A Tretyakov State Gallery é um museu de arte localizado em Moscou, fundado em 1856, pelo marchand e mecenas russo Pavel Tretyakov. Seu acervo é essencialmente de arte russa, abrangendo, também, artistas que tenham tido algum contato estreito com ela. Possui mais de 130 mil itens que vão desde o século XI até a contemporaneidade.

O site do museu permite o acesso e consulta às coleções

Vale a pena uma visita.

(fonte: Revista História Viva, Grandes Temas no. 40)

4 de mar. de 2013

Publicações: REVISTA LA COLMENA

A revista La Colmena, é uma publicação da Universidad Autónoma del Estado de México, que publica ensaios e trabalhos de pesquisa ligados à área de Humanas, tanto em prosa, como em verso, bem como opiniões e texto de divulgação cultural. A publicação é destinada a pesquisadores, críticos, escritores, professores e leitores em geral do campo cultural humanista.


A publicação se autodefine como "órgano de divulgación cultural en el que confluyen la pluralidad y la libertad de pensamiento, mediante ejercicios de creación, análisis, reflexión y crítica."

O site possibilita acesso desde a edição 36 (2002). A última edição é a de número 76. Nesta última edição constam textos sobre autores brasileiros.