15 de mar. de 2013

Museus: SCUOLA GRANDE DI SAN ROCCO – VENEZA

A SCUOLA GRANDE DI SAN ROCCO, localizada em Veneza, foi fundada e homenagem a São Roque, e era uma irmandade de caridade. Sua construção se iniciou em 1515. Em 1564 seus membros contrataram Tintoretto para pintar as paredes e o teto. São mais de 50 pinturas executadas pelo artista.

O site da Scuola permite ao visitante fazer dois tours virtuais: um pela Scuola, outro pela Igreja de San Rocco, que fica ao lado.

Além disso, na seção Galeria você pode ver todas as obras.

Imperdível! Site em inglês e italiano.


(Revista História Viva, Grandes Temas no. 40)





14 de mar. de 2013

Núcleos de pesquisa: CHAM – CENTRO DE HISTÓRIA DE ALÉM-MAR

O Centro de História de Além-Mar (CHAM), iniciativa da  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, desenvolve pesquisas relacionadas com a História dos Descobrimentos e da Expansão, bem como a presença portuguesa no mundo, com especial incidência no período entre as origens da Expansão Portuguesa e a independência do Brasil (1822).

A partir de uma perspectiva interdisciplinar e da história comparada, presta particular atenção às histórias das regiões com que Portugal manteve contacto. 

O site permite acesso ao material das atividades desenvolvidas (conferências, encontros, etc), aos estudos em andamento, às teses (infelizmente nem todas podem ser vistas) e aos principais instrumentos utilizados nas pesquisas (bases de dados, por exemplo).

(fonte: INFORME ANPUH, 27)

13 de mar. de 2013

Arquivos digitais: ARQUIVO DE POLÍTICA MILITAR DA UFSCAR

O Arquivo de Política Militar da UFSCar, ou Arquivo Ana Lagôa, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos, foi criado em agosto de 1996, a partir de doação da jornalista Ana Mascia Lagôa. 

O Arquivo Ana Lagôa conta hoje com cerca de 1600 livros, 20 mil recortes de jornal, cerca de 2 mil fascículos de periódicos, além de centenas de documentos, incluindo extensas coleções de periódicos como A Defesa Nacional, Revista Marítima Brasileira e Tecnologia & Defesa. 

Nem tudo ainda está digitalizado, mas vale a pena explorar o conteúdo do site.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

Livros: O QUE É HISTÓRIA

O livro O que é história?, de Edward Carr, que li no primeiro período da faculdade, é um livro interessante para iniciar uma reflexão sobre questões importantes para o estudo e a escrita da História.

O livro teve origem em uma série de palestras proferidas por Carr em 1961 na Universidade de CambridgeDiscute-se a história, fatos, o viés de historiadores, a ciência, a moralidade, os indivíduos e a sociedade, e os juízos morais na história. O livro já foi bastante discutido e criticado, mas merece uma leitura.

Este texto analisa a questão da função social do historiador e utiliza muitos dos conceitos discutidos por Carr.



12 de mar. de 2013

Filmes: JULIO CESAR

Julio Cesar (Julius Caesar, 1953), adaptação da obra de Shakespeare, é um filme realizado por Joseph L. Mankiewicz, estrelado por Marlon Brando (como Marco Antonio), retrata os idos de março: as tramas que envolvem o plano de assassinato de Cesar e das consequências para os seus idealizadores, a partir de um discurso impactante de Marco Antonio. Veja o trailer.

Este texto, em espanhol (ALGUNAS CONSIDERACIONES SOBRE EL ASESINATO DE JULIO CÉSAR EN LA TRADICIÓN OCCIDENTAL), utiliza o filme em análise sobre a representação do assassinato de Cesar.

11 de mar. de 2013

Publicações: AMAZON - LIVROS GRÁTIS

A Amazon disponibiliza gratuitamente diversos e-books para leitura por meio do kindle. Você vai se cadastrar e baixar um aplicativo.

Atualmente existem quase 3.000 títulos disponíveis. São obras de literatura, filosofia, história e muito mais.

Acesse e aproveite.

(dica prof. Martha Hameister)