22 de mar. de 2013

Museus: THE J. PAUL GETTY MUSEUM

O Museu J. Paul Getty está localizado no Getty Center, um complexo cultural localizado em Los Angeles nos Estados Unidos. O complexo reune, além do museu, outros órgãos criados pelo bilionário Jean Paul Getty, como por exemplo o instituto de conservação Getty Conservation Institute.


O museu possui cerca de cinquenta mil obras de arte, sendo que o seu acesso, logo de início, foi oferecido gratuitamente ao grande público. As coleções concentram peças de arte do período clássico ocidental, como esculturas, pinturas, desenhos, manuscritos e fotografias.

No site você pode ver as exposições em andamento e também as já realizadas. Permite também que você explore as coleções.

Aproveite a visita!

21 de mar. de 2013

Núcleos de pesquisa: LEDI – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DOS DOMÍNIOS DA IMAGEM - UEL

O LEDI - Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem, foi criado no Departamento de História da UEL - Universidade Estadual de Londrina, em 2005, a partir de um grupo de estudos chamado Iconografia e Memória. O LEDI tem como objetivo funcionar como instrumento de integração de pesquisadores, nos diversos campos do saber, que tenham a imagem como fonte de pesquisa e que desejam desenvolver trabalhos em conjunto, trocar experiências e conhecimentos, como também, divulgar resultados.

Dentre suas principais atividades estão: cursos e exposições para a comunidade não acadêmica, em especial aos alunos e professores dos ensinos Fundamental e Médio; encontros científicos – Encontro Nacional de Estudos da Imagem -; a produção da revista Domínios da Imagem e de vídeos  aliando História e Imagem.

(fonte: INFORME ANPUH, 27)

20 de mar. de 2013

Livros: A REVOLUÇÃO FRANCESA


Escrito por um dos maiores especialista no assunto, Michel Vovelle, A Revolução Francesa (Ed. Unesp, 320 p.) expõe as versões tradicionais da historiografia e levanta novas perspectivas, trazendo também para discussão a participação campesina no processo. São vários documentos expostos no livro, como jornais, mapas, gráficos, discursos e leis que dão um sabor especial à obra.

A obra retrata os dez anos da Revolução Francesa à luz das mais recentes descobertas e interpretações da pesquisa historiográfica. Sem desprezar a cronologia e o factual, Vovelle reflete em especial sobre as principais interrogações que o período suscita.

Leia aqui um texto de 1987, de Michel Vovelle: A Revolução Francesa e seus ecos.

(fonte: Revista História Viva, no. 109 e  RHBN, Ano 8, no. 86))

Filmes: A MARSELHESA


cartaz de A MarselhesaDirigido pelo cineasta francês Jean Renoir, A Marselhesa (La Marseillaise, 1938), a partir de uma minuciosa pesquisa dos documentos da época, trata dos momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise. Utilizando um tom de comédia, é um filme muito interessante para ser estudado sobre a representação deste momento histórico.

Mas o mais interessante é que aqui fica muito evidente a questão da representação do momento presente a partir de uma história do passado. O filme foi produzido entre 1937 e 1938, véspera da Segunda Guerra Mundial, mostra a necessidade de união do povo frente a possibilidade de dominação do povo francês, e de como esse povo se une contra os desmandos de qualquer um (uma clara alusão ao nazismo). Veja esta interessante análise do jornalista Luis Nassif.

Veja este artigo que analisa como a Revolução Francesa foi tratada no cinema.

19 de mar. de 2013

Publicações: SOCINE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine foi criada em novembro de 1996 com o objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações.


O site traz também as publicações da SOCINE: livros, os anais dos congressos e a revista REBECA. Os materiais estão disponíveis em pdf e para download. Muito interessante.

Além disso, a entidade também realiza encontros anuais, como mecanismo para a divulgação e o debate dos mais recentes estudos e pesquisas voltados para as manifestações do fenômeno cinematográfico e áreas afins. 

(Dica José Marinho)

18 de mar. de 2013

Arquivos digitais: BANCO DE IMAGENS DA AGÊNCIA O GLOBO

O Banco de Imagens da Agência O Globo reúne uma amostra do acervo dos jornais O Globo e Extra, com mais de 5 milhões de fotos, entre cromos, negativos, cópias e arquivos digitais.

Com atualização diária, o site está dividido nas categorias: Editorial e Publicidade. A categoria Editorial apresenta fotos jornalísticas de personalidades e momentos importantes da História, como por exemplo sobre o Golpe de 1964, as Olimpíadas, as Copas do Mundo, dentre outros.

Com fotos mais plásticas, voltadas para necessidades do mercado publicitário, a categoria Publicidade está dividida pelos temas Ação, Arquitetura, Clássicas, Gastronomia, Indústria, Paisagens e Urbanas.

Além das fotos constantes do site você pode solicitar uma pesquisa para a agência O Globo, caso a foto que procura não esteja ali.

Visite e desfrute do material.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)