29 de mar. de 2013

Núcleos de pesquisa: LAOP - LABORATÓRIO DO ANTIGO ORIENTE-PRÓXIMO

O LAOP – Laboratório do Antigo Oriente-Próximo, vinculado ao Departamento de História da USP, é um núcleo que tem como objetivo promover atividades acadêmicas visando o incremento da pesquisa que tenham o Antigo Oriente-Próximo como sua área de interesse, sob ótica histórica, linguística, arqueológica ou outra. 

Os seus horizontes são vastos e diversificados, abarcando as sociedades antigas da Mesopotâmia, do Egito, da Anatólia, da região Siro-Palestina, da Pérsia etc., cobrindo, assim, milênios de história da experiência humana. 

O site tem poucas informações disponibilizadas (principalmente, os membros do núcleo e os eventos), mas é uma forma de manter contato com outros estudiosos da sua área. Visite!

28 de mar. de 2013

Livros: A INVENÇÃO DAS TRADIÇÕES

O livro A INVENÇÃO DAS TRADIÇÕES (Editora Paz e Terra, 400 pg.), organizado por Eric Hobsbawm e Terence Ranger, é um clássico, reeditado em 2012, que traz para discussão o universo das tradições culturais, religiosas, políticas e até esportivas. Um assunto muito interessante que auxilia na abordagem de assuntos como memória, dos símbolos e dos meios utilizados por nações e grupos sociais para criar uma identidade.

Os autores mostram como a "tradição" - base do nacionalismo e "prova" de uma espécie de antiga e inatacável superioridade dos povos - é uma construção, algo criada, inventada. Tradições que parecem ou são consideradas antigas, em sua maioria, são bastante recentes, quando não inventadas. São 7 capítulos, com uma introdução dos autores no qual discutem o conceito de tradição, e nos outros são analisados casos como o saiote escocês e a realeza inglesa.

Este texto analisa a produção historiográfica de Hobsbawn, inclusive o livro aqui citado.


27 de mar. de 2013

Publicações: REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE

A Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe é o periódico científico mais antigo em circulação no Estado, tendo publicado seu primeiro número em 1913. Com periodicidade anual, é um dos principais veículos da produção do conhecimento histórico em/sobre Sergipe. Recebe textos, sob a forma de artigos, resenhas, edições de fontes, conferências e comunicações que tenham caráter inédito e que versem, a partir de diferentes perspectivas – histórica, geográfica, antropológica, sociológica –, sobre temáticas relativas a Sergipe. 

A edição atual trata da Historiografia Educacional Sergipana. Você pode ter acesso ainda às edições anteriores (40 edições) 


(fonte: INFORME ANPUH, 27)

Filmes: 1492: A CONQUISTA DO PARAISO

1492: A Conquista do Paraíso PosterEm 1992, dentre as "comemorações" pelos 500 anos do "descobrimento da América", o diretor Ridley Scott lança esta superprodução, 1492 - A conquista do paraíso (1492: Conquest of Paradise, 1992). O filme foca as aventuras e desventuras de Cristovão Colombo, interpretado pelo ator francês Gerard Depardieu, antes, durante e depois de sua chegada à América. Veja o trailer.

O filme é interessante no sentido de verificar como o evento é representado, o que o autor quer reverenciar e o que quer criticar. Ou seja, neste momento de comemoração, o que merece ser lembrado.

Leia este artigo que trata do uso de filmes na construção do conhecimento histórico. Neste outro artigo, uma análise do filme quanto à construção de esteriótipos.


26 de mar. de 2013

Arquivos digitais: JUS BRASIL – DIÁRIOS OFICIAIS

O site Jus Brasil disponibiliza o acesso integral dos Diários Oficiais dos estados, da União, da Justiça, do STF, do STJ e de todos os tribunais regionais da federação, cobrindo praticamente todo o século XX.

Você pode consultar o Diário Oficial da União, Diários oficiais dos Estados, de Tribunais de Contas, Diários do Judiciário, dentre outros.

Acesse e explore! Atos oficiais podem ser uma excelente fonte de pesquisa.

(fonte: RHBN, no. 84, setembro/2012)

25 de mar. de 2013

Museus: THE OLYMPIC MUSEUM

O OLYMPIC MUSEUM está localizado em Lausanne, na Suíça, e disponibiliza na internet material que pode ser acessado por todos os interessados ou estudiosos dos esportes olímpicos. 

O site disponibiliza exibições virtuais, videos que permitem conhecer um pouco dos jogos. Um deles por exemplo, traz os quatro tipos de heróis olímpicos, simbolizando diferentes períodos históricos.

Além deste, o site oferece um espaço no qual,  de forma interativa você fica sabendo o que o museu consider "o indispensável" sobre diversos assuntos relacionados com as olimpíadas, como por exemplo mascotes.

Além do museu, vale a pena uma visita na página que traz informações de todos os jogos da era moderna.

Visite!

(fonte: Revista História Viva, no. 109)