12 de abr. de 2013

Livros: HISTÓRIA MUNDIAL DO TEATRO

O livro História Mundial do Teatro, de Margot Bethold, com mais de 400 ilustrações, aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa e do naturalismo até o presente, acompanhado de vasta bibliografia e de índice remissivo. 

Unindo história da dramaturgia e do espetáculo, análise estética e crítica das tendências e correntes artísticas vigentes dentro e fora do palco, as figuras e obras marcantes da criação cênica e sua inter-relações, enfeixa num só volume um repertório que será de utilidade indubitável para quem, especialista ou iniciante, buscar em suas páginas informações precisas e uma visão dos períodos mais representativos da história do teatro. 

Veja resenha do livro publicada na Revista USP.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

11 de abr. de 2013

Museus: MUSEUS DE GENOVA


Em um único site você tem a possibilidade de acessar a 23 museus da cidade italiana de Genova: o MUSEI DI GENOVA. Na parte superior da página, um linha colorida convida o visitante a conhecer cada um dos museus. Cada cor indica uma área temática para os museus: Arte, Mar, Cultura do Mundo, Ciência e Natureza e História.


Um dos museus divulgados é o Palazzo Rosso, uma das maiores pinacotecas da cidade, com retratos flamengos e obras de arte venezianas do século XVI. Veja aqui o acervo do museu, de acordo com a distribuição nas salas.

Além dos museus, vale a pena navegar pelo Centro de documentazione per la Storia, la Arte ela Imagine. Nele você pode conhecer a coleção cartográfica, o arquivo fotográfico e arquivo histórico

Explore essa maravilha.


10 de abr. de 2013

Publicações: HISTORIAE

A Historiæ é a revista de História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A revista foi criada em 2009 e é uma publicação quadrimestral. Tem como objetivo, além de proporcionar um espaço para veiculação dos mais recentes debates e pesquisas em História, construir um local de referência para a publicação e divulgação de trabalhos acadêmicos inéditos na área de História.

A edição atual (v.3, n. 3) tem como tema central História, Memória e Patrimônio. As edições anteriores também estão disponíveis, com dossiês com tema como o ofício do historiador (v.2, n.1), história e imprensa (v.2, n.3), ensino de história e formação de professores (v. 3, n.1).

Visite, conheça, explore, divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 25) 

Filmes: A DAMA DE FERRO


The Iron Lady, Meryl StreepEsta semana morreu a ex-primeira-ministra inglesa, Margareth Thatcher, uma das figuras mais polêmicas do século XX. Esta figura foi objeto de uma biopic recente, o filme A dama de ferro (The iron lady, 2011), tendo Meryl Streep no papel central. A estrutura privilegia a memória (dela, Thatcher): o que vemos em primeiro plano é uma senhora quase senil, que a partir de peças de sua casa relembra fatos marcantes de sua vida; é a sua visão sobre os acontecimentos. Veja o trailler aqui.

Mas, devemos ficar atentos para uma questão importante: as cenas de documentário são utilizadas sempre nos eventos de crise. Ou seja, as crises, as lutas internas, a polícia batendo nos manifestantes, podem não estar totalmente na sua memória, mas estão nas nossas (nas imagens guardadas pelas câmeras de tv).

Uma obra e uma personagem que ainda merecerão muitos estudos. Veja este artigo que utiliza o filme em análise de discurso fílmico. Veja este outro artigo que analisa o que o filme não mostra.


9 de abr. de 2013

Núcleos de pesquisa: NEPAM - UNICAMP

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - Nepam, foi criado em 1986 tendo como objetivos a pesquisa interdisciplinar em questões ambientais, a intervenção em problemas ambientais e o ensino na área ambiental. Dentre suas linhas de pesquisa, podemos destacar a que trata de Ambiente, cultura material e identidades.

O site permite acesso a diversas publicações do grupo, como projetos de pesquisa, artigos e livros. Você pode também conhecer os pesquisadores ligado ao núcleo. Tem também vídeos sobre os atividades do núcleo, como por exemplo este que fala sobre arqueologia.

O NEPAM possui dois laboratórios de pesquisa: o LAP - Laboratório de Arqueologia Pública e o Laboratório Terra-Mãe.

No LAP você encontra diversos materiais sobre arqueologia, como por exemplo o gibi De dinossauros ao patrimônio: descobrindo a Arqueologia (disponível para download). 

(dica Prof. Renata Senna Garraffoni)

8 de abr. de 2013

Arquivos digitais: DOCUMENTOS REVELADOS

O site Documentos Revelados foi criado pelo jornalista Aluízio Palmar, ex-preso político, exilado durante a ditadura militar e um dos fundadores do MR-8, com o objetivo de facilitar o acesso a pessoas e pesquisadores que queiram conhecer o período, oferecendo às gerações atuais e futuras a oportunidade para conhecer um período importante da vida nacional.

O site disponibiliza online milhares de relatórios policiais, depoimentos, análises periciais, processos judiciais, jornais, cartas e fotografias e outros documentos encontrados nos arquivos da ditadura. Oferece também jornais e panfletos produzidos pelas organizações que resistiram ao regime militar.

As informações estão divididas em 7 categorias: REPRESSÃO, RESISTÊNCIA, MÍDIAS, MORTOS E DESAPARECIDOS, TORTURADORES, FUNDOS ARQUIVÍSTICOS e OPERAÇÃO CONDOR. Para os estudantes do Paraná, a dica é o acervo Fundos de Foz do Iguaçu.

Imperdível e ideia que precisa ser divulgada e apoiada.

(fonte: RHBN, no. 87, dezembro/2012)