25 de abr. de 2013

Museus: MUSEU CARNAVALET

O Museu Carnavalet, situado no bairro Marais, em Paris, é o museu dedicado à história da Cidade-Luz, desde sua origem passando pelos fatos marcantes da cidade, como por exemplo a Revolução Francesa. O Carnavalet possui cerca de 600 mil obras, entre pinturas, esculturas, mobiliário, fotografia, maquetes, objetos e até decorações de edifícios demolidos e ruínas arqueológicas. Possui inúmeras salas, muitas das quais procuram reconstituir a decoração dos interiores parisienses ao longo dos séculos XVII ao XX.

Visitando o site você pode conhecer as coleções do Carnavalet e as exposições, atuais e passadas do museu. O site traz, ainda, um infográfico no qual distribui suas coleções acompanhando a história de Paris.

Conheça e aproveite.

(fonte: Revista História Viva, Grandes Temas no. 40)


24 de abr. de 2013

Livros: DELAS É O REINO DOS CÉUS

O livro DELAS É O REINO DOS CÉUS - Mídia evangélica infantil na cultura pós-moderna do Brasil (anos 1950-2000) (Annablume, 2010, 356 p.), escrito pela professora de História da UFPR Karina Kosicki Bellotti (foi minha professora de História Contemporânea) traz os resultados de pesquisa de doutorado em história, que buscou estudar a mídia evangélica voltada para o público infantil produzida no Brasil entre as décadas de 1950 e 2000, a partir de uma abordagem de história cultural. 

Partindo de um tema pouco estudado, a autora analisa a importância deste meios de comunicação para a constituição de uma cultura evangélica pós-moderna brasileira.

Veja aqui artigo que condensa as ideias presentes na pesquisa e no livro. É um aperitivo para a obra.

Leia aqui entrevista da prof. Karina na RBHN 85.


(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)

Arquivos digitais: JOHN F. KENNEDY - PRESIDENTIAL LIBRARY AND MUSEUM

John F. Kennedy Library Foundation - m/Oppenheim AssociatesBiblioteca e Museu John F.Kennedy (JFK) uma das 16 bibliotecas dedicadas a ex-presidentes americanos, dedicada à memória do 33o. presidente americano, dispõe de vasto material que auxilia em pesquisas sobre eventos políticos da 2a. metade do século XX e a vida e a administração de JFK.

Esta vasta documentação está sendo digitalizada. Milhares de documentos, que ajudam a contar a vida do ex-presidente americano, estão sendo disponibilizados na internet; segundo o jornal americano The New York Times, o acervo constitui a maior coleção presidencial dos Estados Unidos, reunindo mais de 250.000 documentos e 200 horas de áudio e vídeo. 

O site traz a também informações sobre JFK e sua família e uma série de fotos diretamente relacionadas com estes personagens, bem como conhecer mais sobre o museu.



(fonte: blog Café História)


23 de abr. de 2013

Publicações: REVISTA MEMÓRIA EM REDE

A Revista Memória em Rede é um periódico eletrônico, publicado pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, busca divulgar trabalhos inéditos que versem sobre os temas patrimônio material e imaterial, estudos em memória social, estudos sobre memória e identidade ou ainda tratem da organização de acervos, sua conservação e restauro, recuperação e acessibilidade para pesquisa e outros temas relacionados. A revista foi lançada em 2009.

O site disponibiliza a edição atual e as anteriores. Foram divulgadas até o momento 8 edições. 

Excelente material para aqueles que estudam a questão da memória. 

(fonte: INFORME ANPUH, 25)


Publicações: OUTROS TEMPOS - PESQUISA EM FOCO

Logo Revista Outros Tempos 
A Revista eletrônica de História Outros Tempos – Pesquisa em Foco,  publicada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é um periódico semestral, fundado em 2004, voltado para a divulgação de pesquisas na área de História, ao fomento do debate historiográfico e a possibilitar o acesso de professores e alunos de aéreas congêneres e regiões distintas ao conhecimento produzidos por investigadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação.

Além da divulgação do número atual, o site disponibiliza acesso aos números anteriores. A revista é organizada em dossiês, como temas como História Social dos SertõesHistória Social da Propriedade, As ditaduras militares no Cone SulHistória e Memória, dentre outros.     

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

22 de abr. de 2013

Filmes: ALEMANHA, ANO ZERO

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, Roberto Rossellini, um dos grandes nomes do neo-realismo italiano, vai até Berlim e filma esta obra-prima, Alemanha, ano zero (Germania anno zero, 1948), no qual, acompanhando a vida de um garoto, ele mostra as consequências da guerra para as pessoas simples, para os que ficam e tem que conviver com a sombra do nazismo. 

Filme tocante, triste, mas extremamente reflexivo. As imagens da destruição de Berlim são impressionantes. O filme faz parte da chamada Trilogia da Guerra de Rossellini (Roma, Cidade Aberta e Paisá).