3 de mai. de 2013

Livros: A POLÍTICA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL: 1826-1865

Política da escravidão no Império do BrasilO livro A POLÍTICA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL: 1826-1865 (Civilização Brasileira, 2011, 373 p.),  escrito pelo historiador Tâmis Parron, é fruto da sua dissertação de mestrado, defendida em 2009, no Departamento de História da USP.  O livro recebeu o Prêmio Jabuti na categoria ciências humanas em 2012.

O livro procura demonstrar que a abolição do tráfico internacional de escravos, em 1831, pode não ter sido uma "lei para inglês ver". A partir desse momento, abriu-se caminho para o que iria culminar na extinção da escravidão brasileira, abolida definitivamente em 1888. 

O leitor poderá acompanhar a construção política dessa evolução histórica e desvendar os laços que uniram a política e a escravidão no Império do Brasil. O recorte temporal (1826-1865) se inicia com o ano que marca o início da política institucional do Brasil até a abolição da escravatura nos Estados Unidos da América, o que teve impacto direto no Brasil. 

Veja resenha da obra. Assista vídeo com entrevista do autordissertação está disponível para leitura.

(fonte: Revista História Viva, no. 111)

2 de mai. de 2013

Núcleos de pesquisa: NEPA - NÚCLEO DE PESQUISA DE LITERATURA PORTUGUESA E AFRICANA

 
O NEPA - Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana foi criado em 1997, na Universidade Federal Fluminense-UFF, com objetivo de incentivar, promover e realizar atividades que estimulem o conhecimento e a divulgação das Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa.

No site o NEPA disponibiliza publicações, os docentes e links úteis. Além disso, disponibiliza o material de Seminário de 2018 e material de estudo utilizado em disciplinas do curso de Letras.   

Conheça.

(Fonte: Blog Café História)

1 de mai. de 2013

Museus: MUSEU DO CONTESTADO (Caçador - SC)

O Museu do Contestado (Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado), de Caçador (SC), foi criado em 1974 pela FEARPE – Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe e tem como objetivo documentar, restaurar e preservar a memória e a cultura do passado da região e do município de Caçador. 

Localizado na primeira estação ferroviária da cidade, datada de 1910, exibe peças da cultura indígena, da ferrovia, do povoamento e da colonização, além de armas e uniformes usados pelos militares na Guerra do Contestado. Ao lado do prédio encontra-se a locomotiva norte-americana Mogul e dois vagões.

No site do museu é possível fazer um tour virtual por suas salas. Muito interessante são jogos interativos para crianças utilizando o acervo do museu. 

O site ainda está em construção, mas é interessante conhecer e divulgar esta ideia. Compartilhamento de conhecimento na internet é sempre elogiável.

(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)

Arquivos digitais: ENDANGERED ARCHIVES PROGRAMME

O EAP - ENDANGERED ARCHIVES PROGRAMME é um programa da Biblioteca Britânica que tem por objetivo contribuir para a preservação de material de arquivo que está em perigo de destruição, abandono ou deterioração física em todo o mundo. Isto é conseguido principalmente através da concessão de bolsas em uma competição anual, que permitem que os candidatos localizem acervos arquivísticos ameaçados relevantes, organizem a sua transferência para uma casa de arquivo local adequada sempre que possível e criem cópias digitais do material.

Um mapa interativo mostra os diversos projetos espalhados pelo mundo. Ou você tem uma lista com todos os projetos.

O site disponibiliza diversas formas de pesquisa. É acessar e explorar os arquivos disponibilizados.


30 de abr. de 2013

Publicações: CULTURA ACADÊMICA

Cultura Acadêmica 
CULTURA ACADÊMICA é um projeto da Fundação Editora da UNESP (é o seu segundo selo), que existe desde 1987, que se caracteriza como editora universitária de destaque junto ao leitor brasileiro e ibero-americano. Conheça mais sobre o projeto.

Em conjunto com diversas universidades, o selo Cultura Acadêmica da Unesp, disponibiliza gratuitamente livros publicados apenas no formato digital, notadamente na coleção PROPG-DIGITAL.

No catálogo é possível consultar por área, como por exemplo História, Cinema, dentre outras.

Além da
PROPG-DIGITAL, outras coleções também disponibilizam livros gratuitos, como PROPG-2017, PROGRAD.

É acessar e aproveitar.

(Fonte: prof. Maurini de Souza)

29 de abr. de 2013

Filmes: UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK

O filme UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK (Hyde Park on Hudson, 2012) conta a história de um dos casos de amor extraconjugal do presidente americano Franklin D. Roosevelt, mas tendo como trama secundária (ou seria a central?) o encontro, em 1939, entre o presidente dos Estados Unidos da América e o rei da Inglaterra. É a primeira visita de um rei inglês a sua ex-colônia.

As minúcias do roteiro na representação deste encontro é um presente para quem estuda sobre representação: está dado tudo ali. As duas culturas, os choques culturais, o velho e o novo (quem é quem?), a questão do significado (preste atenção nas falas da rainha Elizabeth e na cena do picnic), a questão da imprensa, do poder, etc. Ou seja, um prato cheio.