10 de mai. de 2013

Filmes: Z (1969)

O diretor grego Costa-Gavras foi um dos principais expoentes, na década de 1970, do chamado cinema político. Neste seu filme, Z (1969), tendo como trama básica o assassinato de um político liberal cometido como se fosse um acidente, é retratado o caso Lambrakis, fato acontecido na Grécia no início da década de 60, no qual a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército.

Com um roteiro primoroso, atuações espetaculares e personagens críveis, é um excelente exemplo, no cinema, da "história vista de baixo." Quem desmonta a trama são pessoas simples, do povo, que normalmente não aparecem nas grandes histórias.



9 de mai. de 2013

Publicações: DITO EFEITO

A Revista DITO EFEITO é uma publicação anual do Departamento de Comunicação e Expressão da UTFPR, dedicada a divulgação de artigos que contribuam para o avanço das pesquisas na área de comunicação, inclusive pesquisas sobre a história da comunicação.

São 03 números publicados até o momento (2009, 2011 e 2012), com textos envolvendo as mais diversas áreas de comunicação, como por exemplo teatro, cinema, livros, etc.

No número 03, um artigo escrito por mim sobre livros pornográficos do século XVIII. Veja também o vídeo produzido sobre o assunto.

(fonte: prof. Maurini de Souza)

Livros: O MUNDO FALAVA ÁRABE

O livro O MUNDO FALAVA ÁRABE, da historiadora Beatriz Bissio, faz uma análise da civilização muçulmana a partir de comparação entre dois autores: o historiador Ibn Khaldun (1332-1406) e o viajante Ibn Battuta (1304-1368). O resultado da densa pesquisa acadêmica é um convite a uma viagem instigante no tempo para melhor entender o mundo árabe e o Islã.

O obra desconstrói equívocos e preconceitos que associam os árabes ao fanatismo, ao atraso e ao bárbaro. A análise feita aqui revela outro universo culto, dinâmico, aberto aos mares longínquos.

Leia resenha da obra publicada na Revista Literis, da UFOPA.

Veja entrevista da autora para a revista Ciência Hoje.


(fonte: Revista História Viva, no. 110 e RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012)  

8 de mai. de 2013

Museus: PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Ficheiro:Palacio Ajuda Lisboa 6.JPGO Palácio Nacional da Ajuda, ou Paço de Nossa Senhora da Ajuda, é um monumento nacional português, situado em LisboaAntigo Palácio Real, é hoje em grande parte um museu, estando instalados no mesmo edifício a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura, e o Instituto dos Museus e da Conservação (IPM).

O Palácio Nacional da Ajuda congrega importantes coleções de artes decorativas datadas do século XV ao século XX, como por exemplo: ourivesaria, joalharia, têxteis, mobiliário, vidro e cerâmica, bem como as coleções de pintura, gravura, escultura e fotografia. 

O site permite a pesquisa da coleção online. Você também pode fazer uma visita virtual.

(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)

Núcleos de pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A DITADURA MILITAR - UFRJ

O Grupo de Estudos sobre a Ditadura Militar, vinculado à UFRJ, desenvolve pesquisas acadêmicas sobre a História do Brasil no período 1964-1985.

No site você encontrará uma vasta bibliografia (artigos, teses e livros), uma relação dos principais acervos documentais sobre o tema, as leis de exceção. Disponibiliza também documentos históricos do período e uma cronologia dos acontecimentos da época.

Também traz links e textos sobre o assunto.

(fonte: blog Brasil Recente, do prof. Carlos Fico)

6 de mai. de 2013

Arquivos Digitais: ARQUIVOS NACIONAIS FRANCESES

O site dos ARQUIVOS NACIONAIS FRANCESES reúne material dos 03 arquivos físicos mantidos pelo governo francês: Paris (Antigo Regime e atas notariais), Fontaineblau (arquivos pós-Revolução e de alguns ministérios, como Cultura, Educação) e Pierrefitte-sur-Seine (arquivos de Ministérios, como Transporte, Meio Ambiente). O Arquivo Nacional tem por missão coletar, conservar e divulgar os fundos documentais do governo francês e outros particulares cedidos ao arquivo.

Você pode consultar os diversos fundos online, como por exemplo os arquivos de Napoleão e o processo dos Templários.  Você pode também fazer uma visita virtual ao arquivo de Paris.

Imperdível!

(fonte: Revista História Viva, Grandes Temas no. 40)