17 de mai. de 2013

Filmes: HOMENS E DEUSES

Neste mundo de intolerância constante, no qual qualquer coisa pode ser motivo de separação e em alguns casos de perseguição, no filme Homens e Deuses (Des hommes et des dieux, 2010), dirigido por Xavier Beauvois, baseado em fatos reais, um grupo de frades católicos e uma população muçulmana mostram como existe possibilidade de convivência entre os diferentes. Um grupo de frades franceses numa comunidade da Argélia, em 1996, em meio a uma sangrenta guerra civil, tem que tomar uma difícil decisão: ficar ou partir. Veja o trailer.

O diretor não deixa esquecer a questão do imperialismo francês na África (no caso na Argélia), da dificuldade que temos em aceita posições de neutralidade e também do ser humano que existe dentro de qualquer vestimenta (seja um hábito de monge, um uniforme do exército, um "uniforme" de muçulmano extremista - preste atenção na cena do Natal).

Leia aqui artigos divulgados na Revista da Unisinos sobre o filme. Veja aqui entrevista com um dos monges sobreviventes.

16 de mai. de 2013

Museus: MUSEU LASAR SEGALL


O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik. 

O site apresenta a possibilidade de consulta aos acervos, às exposições e as ações educativas do museu.

Está disponível também a pesquisa à Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo na qual é possível consultar as coleções completas das primeiras revistas brasileiras especializadas em cinema: A Scena Muda e Cinearte.

(fonte: Revista História Viva, no. 109)

15 de mai. de 2013

Livros: TERRAS DE SANGUE: A EUROPA ENTRE HITLER E STALIN

O livro TERRAS DE SANGUE: A EUROPA ENTRE HITLER E STALIN, do historiador americano e professor da Universidade de Yale Timothy Snyder, é um ensaio sobre os genocídios comandados por Hitler e Stalin de mais de 14 milhões de pessoas, entre as décadas de 1930 e 1940. O autor descreve países como Polônia, Bielo-Rússia, Ucrânia, os países bálticos e partes da Rússia como as "terras de sangue", áreas com grandes concentrações de judeus que mais sofreram com os assassinatos em massa promovidos por políticas do Nazismo e do Stalinismo, que, embora estivessem em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial, promoveram o maior banho de sangue étnico da história.

Leia resenha da obra. Veja uma entrevista em inglês com o autor.

(fonte: Revista História Viva, no. 109)

Núcleos de pesquisa: NEPP-DH-NÚCLEO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM DIREITOS HUMANOS

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), criado em 2006 na UFRJ, aglutina trabalhos com alta relevância acadêmica e social, que tenham como finalidade desenvolver atividades acadêmicas que contribuam para a compreensão da temática de Políticas Públicas em Direitos Humanos.


O site divulga os integrantes do grupo,  trabalhos do grupo, uma estante virtual e links sobre o assunto.   

(fonte: RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012)

14 de mai. de 2013

Publicações: TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM

A revista Tempo, Espaço e Linguagem - TEL - é uma publicação acadêmica do programa de pós-graduação em História, área de concentração História e Regiões, da UNICENTRO - Estado do Paraná. 

A Revista TEL é um espaço aberto para publicação de trabalhos científicos relacionados aos conceitos e práticas do tempo, do espaço e da linguagem que problematizam as noções de região. 

As revistas trazem um tema central (dossiê) e outros artigos. Já foram divulgadas 7 edições, como por exemplo Memórias e Trajetórias de Vida (vol. 3, n. 1 - 2012) e História e Cultura (2010).

Visite, conheça, divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

13 de mai. de 2013

Arquivos digitais: MEMÓRIA DE ÁFRICA E DO ORIENTE

O Portal das Memórias de África e do Oriente, projeto da Universidade de Aveiro, é um instrumento fundamental e pioneiro na tentativa de disseminar a memória histórica dos laços que unem Portugal e todos os países que falam língua portuguesa, sendo deste modo uma ponte com o passado comum na construção de um identidade coletiva aos povos de todos esses países. 

O site fornece diversas formas de pesquisa, como por exemplo um índice das coleções e de assuntos.   Estão agora disponíveis e com livre acesso obras digitalizadas que vão desde livros da escola primária do tempo colonial, a relatórios de antigos governadores das então colônias e outros documentos oficiais.


(fonte: fanpage História & Historiografia)