24 de mai. de 2013

Museus: MUSEUS DO VATICANO

Os Museus do Vaticano se originam no século XVI, a partir de um grupo de obras coletadas pelo Papa Julio II, constituindo-se, atualmente, de um conjunto de renomadas instituições culturais, abrigando extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades. Atualmente é composto de mais de 20 sessões, como por exemplo a Capela Sistina, a sala de Raphael, etc.

No site você pode conhecer as coleções online dos Museus, com visitas virtuais por diversas áreas, como por exemplo a Capela Sistina, a Pinacoteca, a sala de Raphael. São maravilhas à sua disposição em um clique.

Além destas opções, a página traz o link para acesso a 4 basílicas papais, dentre elas a Basílica de São Pedro, com possibilidade de visita virtual.

Aproveite! 

O site oferece a opção de acesso em 05 idiomas.

(fonte: Revista História Viva, no. 109)

23 de mai. de 2013

Publicações: BIBLIOTECA DIGITAL DA UNIVERSIDADE NACIONAL DA COLÔMBIA

A BIBLIOTECA DIGITAL DA UNIVERSIDADE NACIONAL DA COLÔMBIA é um local criado pela Universidade, fundada em 1867, com o objetivo de administrar, preservar e difundir todas as obras que a Universidade produziu através de sua história, incluindo livros, teses, trabalhos de graduação, de docentes, dentre outros.

O site permite a consulta por ano, por tipo de documento, por autor, por assunto e por divisão da Universidade. Neste link você fica sabendo das novidades do site.

Visite e divulgue.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)




22 de mai. de 2013

Livros: NASCER, VIVER E MORRER NA GRÉCIA ANTIGA

NASCER, VIVER E MORRER NA GRÉCIA ANTIGA (Editora Atual, 104 p.), da professora da USP Maria Beatriz Borba Florenzano, fugindo do tradicional enfoque político, utiliza de uma abordagem inovadora para o estudo da sociedade grega na Antiguidade. Na obra, a autora analisa os rituais de passagem de nascimento e morte, mostrando como tais rituais podem ser reveladores do modo de viver e de conceber a vida entre os gregos antigos.

A autora utiliza diversas fontes documentais, tanto documentos iconográficos, como escritos e epigráficos, trazendo reproduções das fontes utilizadas.

Veja resenha da obra publicada na Unicamp.


(fonte: Livro Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari)

Núcleos de pesquisa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUCRS

O site do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUCRS traz informações bem interessantes para historiadores e interessados em história. São disponibilizadas informações sobre as linhas de pesquisa, os diversos grupos de estudos, o corpo docente, dentre outras informações sobre o curso.

São disponibilizadas também as atividades do curso, as revistas editadas e relação das teses e dissertações defendidas.   

Se você tiver interesse em conhecer o conteúdo completo de alguma tese ou dissertação basta consultar na coleção eletrônica de teses e dissertações.

Aproveite para conhecer e para descobrir novos pesquisadores e interessados em áreas que sejam de seu interesse.

 (fonte: blog Café História)




21 de mai. de 2013

Filmes: XINGU

Contando a história de vida dos irmãos Villas Boas (Orlando, Cláudio e Leonardo), XINGU (2012) mostra o que poderíamos chamar de segunda conquista do Brasil. O filme acompanha a trajetória dos irmãos entre o início dos seus trabalhos no Centro-Oeste brasileiro (na expedição Roncador-Xingu), os primeiros contatos com os índios, passa pelas negociações para a criação do Parque Nacional do Xingu e fecha com a construção da Transamazônica.

Dirigido por Cao Hamburguer, é uma obra interessante, abordando as imperfeições de seus protagonistas, e também a atualidade da questão da demarcação das terras indígenas.

Veja o trailer. Veja também o blog com informações das filmagens.

Veja artigo que analisa o filme a partir da teoria da recepção.

20 de mai. de 2013

Arquivos digitais: ARCHIVES NATIONALES D'OUTRE-MER

Os Archives nationales d'outre-mer conservam os arquivos públicos da presença francesa em territórios ultramarinos. Localizado em Aix-en-Provence, congrega arquivos públicos, privados, biblioteca, mapas, etc.

O site fornece informações gerais sobre a história dos arquivos, os fundos e o império colonial francês

É possível pesquisar o material disponibilizado pelo museu, nas diversas bases disponíveis. Além disso, disponibiliza informações culturais, como por exemplo o PORTAIL DES OUTRE-MER FRANÇAIS que permite uma viagem virtual pelos arquivos.

Navegue...