1 de jun. de 2013

Museus: MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL DE ATENAS

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas é o maior museu da Grécia e um dos maiores do mundo dedicado à arte grega antiga. Suas galerias possuem mais de 20 mil itens expostos, permitindo ao visitante ter um panorama da civilização grega, desde o começo da Pré-História até o fim da Antiguidade. 

O museu foi fundado no final do século 19 para abrigar e proteger antiguidades de toda a Grécia, mostrando assim o seu valor histórico, cultural e artístico.

O site permite a consulta às coleções do museu, como por exemplos as pré-históricas, as esculturas, a metalurgia, vasos e cerâmicas. Tem também antiguidades egípcias e uma coleção cipriota.

Para acompanhar a coleção você pode utilizar esta cronologia para conhecer as obras.







31 de mai. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTECA TERRA LIVRE

A BIBLIOTECA TERRA LIVRE tem como objetivo de preservar e difundir a memória do anarquismo no Brasil e no mundo, colaborando na divulgação de material para pesquisas relacionadas ao assunto.

O site divulga material que pode ser muito útil para pesquisadores e historiadores, como por exemplo jornais, material audiovisual, artigos históricos, filmes de ficção e documentários.

Além disso, divulga pesquisas realizadas e links sobre o assunto.

Visite, conheça, explore e divulgue.

Dica Prof. José Roberto Braga Portella   

Núcleos de pesquisa: MANTO – NÚCLEO DE ESTUDOS COLONIAIS

O MANTO – NÚCLEO DE ESTUDOS COLONIAIS, foi fundado em 2008, no Departamento de História da Unirio, com a temática central de questionar a nossa formação histórica. Abriga projetos que investigam as relações entre Estado e sociedade nas colônias, inclusive entre Estado-Igreja.

O site está em construção, porém é possível, conhecer os pesquisadores e um dos projetos em andamento.

É uma forma de se aproximar de outros pesquisadores que trabalham com a mesma área do conhecimento.

(fonte: blog Café História)

30 de mai. de 2013

Publicações: REVISTA JESUS HISTÓRICO

A REVISTA JESUS HISTÓRICO, uma iniciativa do Instituto de História, da UFRJ, é um projeto transdisciplinar e laico, que busca congregar material de pesquisa das mais diversas áreas acadêmicas, que se dediquem à pesquisa do Jesus Histórico, ou seja, tanto ao contexto judaico do século I, quanto às múltiplas e variadas manifestações culturais e artísticas até os dias atuais que tenham como foco Jesus de Nazaré e a sua recepção.

No site estão divulgadas a revista atual (a de no. 9) e as revistas anteriores. A revista 8, de 2012, é o resultado das conferências proferidas no Simpósio “História e Literatura do Novo Testamento” realizado no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos dias 07 e 08 de Novembro de 2011. 

Visite, conheça e divulgue.






29 de mai. de 2013

Livros: HITLER

O livro HITLER (Companhia das Letras, 1.160 p.), de Ian Kershaw, é uma biografia do führer que trata, de acordo com o o autor, de uma história do poder de Hitler, que tem na esfera pública seu único foco: a vida do homem se resumia à vida do Führer. 

Uma obra monumental, em dois volumes lançados em 1998 e 2000, porém com linguagem ágil, bem documentada, com riqueza de fontes e um ótimo conjunto iconográfico. Dentre as fontes utilizadas está o diário de Goebbel, redescoberto no começo dos anos 1990.

O autor acompanha a trajetória do indivíduo, que parecia destinado ao fracasso, mas que se torna o lider de um dos principais países da Europa. Não só a personalidade do ditador é considerada na explicação da história, sendo enfatizados pelo autor os aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade alemã traumatizada pela derrota na Primeira Guerra, a instabilidade política, a miséria econômica e a crise cultural.


(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

28 de mai. de 2013

Museus: MUSEO DEL PALACIO DE BELLAS ARTES DO MÉXICO

Museo del Palacio de Bellas ArtesMUSEO DEL PALACIO DE BELLAS ARTES DO MÉXICO é considerado um dos principais museus do México,  principalmente pela sua coleção de trabalhos dos mais importantes artistas do movimento "muralista", como Diego Rivera, José Clemente Orozco, David Alfaro Siqueiros, Rufno Tamayo, Jorge González, Roberto Montenegro e Manuel Rodrìguez. O local abriga, também, o principal teatro de ópera da Cidade do México, sendo utilizado também para eventos importantes relacionados com a música clássica e ao folclore do México.

O museu digital apresenta um vídeo para você conhecer melhor o muralismo, uma fotogaleria e exposições. 

As coleções do museu também estão disponíveis para consulta (com um breve relato sobre os autores), assim como informações sobre as exposições já realizadas.

(fonte: Revista História Viva, no. 109)


27 de mai. de 2013

Filmes: TERRA E LIBERDADE


Tratando da Guerra Civil Espanhola, tema que já foi utilizado no cinema para obras mais românticas (por exemplo, Por quem os sinos dobram), Terra e Liberdade (Land and Freedom, 1995), de Ken Loach, acompanha a participação de um jovem inglês  na luta. O filme é inspirado em obra de George Orwell, Homenagem à Catalunha. 

A história é contada a partir de cartas, recortes de jornais e uma lembrança especial que uma jovem encontra nos guardados de seu avô. Veja trailer apresentado pelo crítico Marcelo Janot.

O filme destaca o caráter socialista da revolução, o papel das milícias, as pessoas simples que estão lutando por ideais, as lutas entre as frentes de luta e mostra as dificuldades de se chegar a entendimentos entre os líderes de uma revolução e o povo. A escrita da história, aqui, é feita pelos "pequenos". 

Muito interessante para discussões sobre revolução. Veja artigo escrito por um historiador espanhol sobre o filme.