28 de jun. de 2013

Publicações: REVISTA CONTEMPORÂNEA - UFF

A Revista Contemporânea, criada pelo NEC - Núcleo de Estudos Contemporâneos, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como foco a divulgação de trabalhos inéditos sobre  História Contemporânea.

É uma publicação semestral, com dossiês temáticos que buscam discutir e suscitar questões polêmicas e relevantes para o mundo contemporâneo, privilegiando abordagens plurais e críticas, "que analisem e discutam problemas políticos atuais e suas origens históricas".


Visite e aproveite. Você também pode mandar seu artigo para a revista.   

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

27 de jun. de 2013

Núcleos de pesquisa: HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO – UFPR

O grupo de pesquisa História da Alimentação - História, cultura & sociedade, da UFPR, coordenado pelo prof. Carlos Roberto Antunes dos Santos, desenvolve pesquisas que buscam por meio da comida refletir sobre o próprio significado e evolução da sociedade, "com atenção ao imaginário, ao simbólico, às representações e às diversas formas de sociabilidade ativa."

O site divulga sua rede de pesquisadores (no Brasil e no exterior), as pesquisas, os grupos de estudo, artigos, resenhas e um banco de teses e dissertações

Além disso, traz diversas referências para lhe auxiliar no estudo, pesquisa ou ensino da história da alimentação: livros, revistas, jornais, filmes e links.

Deguste e bom apetite!   

(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

26 de jun. de 2013

Museus: NATIONAL GALLERY DE LONDRES


A NATIONAL GALLERY DE LONDRES é a principal pinacoteca do Reino Unido e foi inaugurada em 1838 com o objetivo de ser um centro de arte acessível a todas as classes sociais. O seu acervo começou a ser formado antes mesmo da sua criação, em 1824, quando o governo comprou 38 pinturas do banqueiro John Julius Angerstein.

A coleção de impressionistas é de especial interesse do público. Obras de Degas, Monet, Pissarro e Renoir, entre outros, atraem pequenas multidões e estão entre os quadros mais conhecidos e admirados do acervo.

O site traz a possibilidade de conhecer as coleções do museu, permitindo a consulta por artista, e também uma seleção especial do museu. Além disso, muitas informações sobre pesquisas realizadas pelo museu.

Faça a visita virtual ao museu.


(fonte: Revista História Viva, no. 109 e http://grandesmuseus.folha.com.br)

Livros: SEMEANDO IRAS RUMO AO PROGRESSO

Semeando iras rumo ao progresso
O livro Semeando iras rumo ao progresso (Editora UFPR, 184 p.), do professor do departamento de História da UFPR Magnus Roberto de Mello Pereira, é uma excelente forma de se conhecer a formação da sociedade paranaense, notadamente a da região de Curitiba e Campos Gerais. Veja resenha da obra.

Como indica o seu  subtítulo (Ordenamento jurídico e econômico da Sociedade Paranaense, 1829-1889), o livro se vale principalmente dos códigos de posturas e legislações municipais para refletir sobre a formação social do estado do Paraná, a importância do beneficiamento da erva-mate para as transformações sociais.

As análises abrangem aspectos como as  formas de lazer, a organização do espaço urbano, a estratificação social e a estruturação da economia regional.

Vale a pena ser lido e é um exemplo para historiadores de como temos um farto material que pode ser trabalhado em nossa pesquisas.

25 de jun. de 2013

Filmes: A LETRA ESCARLATE (1995)


Livremente inspirado na obra de Nathaniel Hawthorne, A LETRA ESCARLATE (The Scarlet Letter, 1995), dirigido por Roland Joffé, acompanha a história de Hester, uma mulher que chega da Inglaterra para uma comunidade puritana dos Estados Unidos, em 1666, e acaba se envolvendo com o pároco local. Veja o trailer.

Longe da simplicidade de uma estória de amor, para aqueles que querem ir além da presença de atores hollywoodianos, o filme discute repressão à mulher, perseguição ao feminino, aculturação indígena, formação do estado americano, fanatismo, intolerância, dentre outros assuntos.



24 de jun. de 2013

Arquivos digitais: COLEÇÃO DIGITAL QUATRO RODAS

A Revista Quadro Rodas, da Editora Abril, em parceria com a Petrobras, criou o Coleção Digital Quatro Rodas, que permite acesso ao material digitalizado da revista desde a primeira edição, em agosto de 1960. São 640 edições disponíveis no acervo (até fevereiro de 2013).

As revistas estão dispostas em uma linha do tempo, com a capa e numeração de cada edição. O site disponibiliza as opções de busca no acervo,  busca avançada e também "os mais lidos".

Este pode ser um excelente acervo para pesquisa iconográfica. Visitem e divulguem.

Esta dica é especial para os meus amigos do curso História Memória e Imagem da UFPR.