6 de jul. de 2013

Núcleos de pesquisa: OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL

Criado pelo prof. John Manuel Monteiro, professor da Unicamp, o site OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL divulga pesquisas, informações e imagens sobre estudos sobre a questão do indígena na História do Brasil.

O site traz uma interessante bibliografia comentada, teses e dissertações, estudos inéditos, material de eventos (inclusive internacional) realizados sobre o tema, cursos do professor sobre a História Indígena e links

Um vasto material que foi recolhido pelo professor (falecido neste ano) e que pode auxiliar-nos em pesquisas, estudos e ensino.

Visitem!

(fonte: RHBN, Ano 7, no. 82)

4 de jul. de 2013

Museus: MUSEU D’ORSAY

Ficheiro:Museudorsay22.jpgO Museu d'Orsay, localizado em Paris, numa antiga estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900 e foi inaugurado em 1986. O seu foco é a produção artística do mundo ocidental do período compreendido entre 1848-1914.

O site traz um espaço em que conta a história das coleções do museu, onde é possível conhecer por exemplo as principais obras de pintura e escultura do museu. 

Mas o mais interessante do site é a Descoberta, um "carrossel" virtual mostrando diversas peças da coleção do museu. Clicando sobre a imagem você pode aumentar o tamanho, ver informações sobre a obra e também salvar a imagem.

Muito interessante e útil. Visite. 

(fonte: Revista História Viva, no. 109 e http://grandesmuseus.folha.com.br)

3 de jul. de 2013

Livros: O GOLPE DE 1964 E O REGIME MILITAR: NOVAS PERSPECTIVAS


O GOLPE DE 1964 E O REGIME MILITAR: NOVAS PERSPECTIVAS (EdUFSCar, 223 p.), livro organizado pelo cientista político e professor da UFSCar JOÃO ROBERTO MARTINS FILHO, é uma coletânea de textos que auxilia na introdução ao estudo de um dos temas mais interessantes e das fases mais conturbadas da nossa história recente.

Os textos discutem os processos que precederam o golpe, a construção da memória no pós-golpe, as formas de resistência, a luta armada e as instituições e políticas do regime.

Leia aqui um dos textos publicados no livro: Esquecimento das memórias, de Denise Rollemberg.


(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

Arquivos digitais: ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro 
O ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO tem sua origem ligada à própria origem da cidade do Rio de Janeiro, na figura do Arquivo da Câmara Municipal.

O site tem uma área dedicada ao acervos on-line com um guia com informações sobre os fundos do museu, sobre a Biblioteca Oswaldo Porto da Rocha e do Acervo Sonoro e Audiovisual, este com possibilidade de consulta a sumário do conteúdo das fitas. Está em desenvolvimento um local para divulgação dos decretos municipais, por prefeito.

Um dos destaques é o acervo fotográfico, no Portal Augusto Malta, que disponibiliza fotografias de um dos primeiros fotógrafos a registrar o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro. 

Visite e conheça. Pode ser uma excelente fonte de estudos e material para ensino.

(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)

2 de jul. de 2013

Filmes: GIORDANO BRUNO

cartaz de Giordano Bruno
Em tempos de intolerância religiosa e com religiões querendo definir os rumos do Estado, a produção franco-italiana, GIORDANO BRUNO (1973) se mostra sempre atual. Esta biopic narra os últimos anos de vida do filósofo italiano Giordano Bruno, que foi queimado na fogueira em 1600, como herege. O foco principal da narrativa é o processo, sob diferentes perspectivas, que culminou com a condenação do filósofo. Veja o trailer.


O filme é uma ode à liberdade de expressão e à tolerância religiosa e vale ser assistido por cada frase que sai da boca do ator Gian Maria Volontè, que interpreta Giordano Bruno. Preste muita atenção para a cena final quando um Giordano cansado se acusa. Soberba.

Veja artigo que utiliza o filme em análise sobre a inquisição. Este outro artigo utiliza o filme numa análise histórico-jurídica do processo. 


1 de jul. de 2013

Publicações: REVISTA DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA

A REVISTA DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA, uma publicação do Laboratório de Arqueologia Pública da Unicamp, foi criado em 2006 e tem como objetivo partilhar conhecimentos que abordam temáticas de Arqueologia Pública, do Patrimônio e da Memória. A proposta da revista é discutir inclusive o conceito de Arqueologia Pública, que ainda é um conceito em discussão.


Já foram publicadas 6 edições, que podem ser baixadas como arquivo PDF. São artigos com temas abrangentes e que permitem ao leitor conhecer um pouco mais desta área. Além de artigos originais, a revista traz também resenhas de novos livros publicados e entrevistas.

O site está divulgando também os Anais da 1a. Semana de Arqueologia, realizada em março de 2013, abrangendo as seguintes áreas: Antiguidade, Arqueologia e Poder; Arqueologia, Patrimônio e Turismo; Arqueologia e Temática Indígena; Arqueologia, Estado e Memória; e Arqueologia - Questões epistemológicas

(fonte: prof. Renata Senna Garraffoni)