20 de jul. de 2013

Núcleos de pesquisa: LEIR – LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM IMPÉRIO ROMANO

Laboratório de Estudos sobre o Império Romano 
O LEIR – LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM IMPÉRIO ROMANO, é um grupo que reúne 5 núcleos (USP, UFES, UFG, UFOP, Unesp-Franca) em torno do propósito comum de estimular a pesquisa especializada sobre o Império Romano, assim como o intercâmbio entre pesquisadores, eventos de divulgação de conhecimento (Colóquios) e publicações regulares.

O site do LEIR - UFOP traz publicações e também a equipe de pesquisadores.

O site do LEIR da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo traz diversas informações como publicações e teses e dissertações.

O site do LEIR-MA da USP também traz informações sobre equipe, sua revista e também links interessantes para patrocinadores.

Conheça, explore e divulgue. Você pode encontrar aqui outros pesquisadores da sua área de estudo.





19 de jul. de 2013

Livros: A RAINHA DE JANGO


No dia 25 de março de 1964, poucos dias antes do Golpe, o Presidente da República João Goulart, "coroa" uma cearense como a Rainha da Reforma Agrária, em um ato claramente político. É a biografia desta mulher, Januária Maria da Conceição, que o pesquisador Aldair Lucas Carvalho disseca em A Rainha de Jango (129 p.).

Conforme artigo dos professores da UFGD, Alzira Salete Menegat e Eudes Fernando Leite, "a história de vida de Januária Maria da Conceição é um fenômeno que articula exclusão social, condição de gênero, luta política e, ao mesmo tempo, emergência do indivíduo no interior da História."

(fonte: RHBN, no. 89, fevereiro/2013)


18 de jul. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTHÈQUE MUNICIPALE DE LAON

A BIBLIOTHÈQUE MUNICIPALE DE LAON, localizada na França, além de seu acervo de livros, congrega manuscritos dos séculos IX ao XV, livros e outros tipos de imagens antigos. 

Em projeto iniciado em 2007, a biblioteca disponibiliza para consulta uma parte destes manuscritos para consulta. Ao acessar a página dos manuscritos, do lado direito existem setas para movimentação dos "acervos". Clicando sobre qualquer livro da "preteleira circular", uma nova página se abre com a obra completa. É como se você estivesse folheando a própria obra.

Acesse e explore o material. É imperdível.

(fonte: Revista História Viva, no. 109)

17 de jul. de 2013

Publicações: REVISTA HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA

História da Historiografia é um periódico, fundado em 2008, que tem por objetivo divulgar conhecimento sobre a teoria da história e a historiografia, promovendo intercambio de ideias entre pesquisadores dessas duas áreas correlatas. São publicados artigos, resenhas, entrevistas, textos e documentos historiográficos de interesse para estes campos do conhecimento.

Já foram publicadas 11 edições e a partir do 2o. número cada edição é dedicada a um tema específico (dossiê), como por exemplo "Da monarquia à República"; "Os cursos de história"; "História e biografia"; dentre outros.

Acesse, conheça, divulgue. Veja também a página da revista no facebook.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)  

16 de jul. de 2013

Museus: CASA DO RIO DE JANEIRO

O portal Casa do Rio de Janeiro funciona como museu digital, no sentido de contar a história dos serviços públicos do Rio de Janeiro, desde sua fundação em 1565. A interatividade é uma das principais características do portal.

A guia Passeio no tempo mostra as modificações da paisagem do Largo da Carioca, em Cronologia você conhece sobre o desenvolvimento dos serviços urbanos e em Moradia Carioca você acompanha a evolução das moradias, tanto externamente como no ambiente interno.

Acesse. Pode ser uma excelente ideia para você desenvolver como projeto de pesquisa na sua cidade. 


(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

15 de jul. de 2013

Filmes: MATA HARI


Um mito que superou a realidade. Uma personagem que o cinema foi um dos grandes responsáveis em mitificar, a espiã Mata Hari foi objeto de diversas obras cinematográficas, desde a década de 1920 (veja lista de obras com a personagem).


Este filme, Mata Hari (1931), com Greta Garbo como a espiã, foi um dos principais responsáveis por criar o mito. Aqui dois mitos se juntam: Garbo e Mata Hari. Veja o trailer.

O exotismo é peça central na representação do mito. Veja artigo que analisa o impacto de Mata Hari no mundo da dança.