26 de jul. de 2013

Núcleos de pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL – HISTEDBR

HISTEDBRGrupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, criado em 1986, é um coletivo nacional de pesquisa que articula a participação de Grupos de Trabalho em História da Educação de diversos Estados do país.

Além da divulgação dos diversos grupos envolvidos no HISTEDBR, o site divulga os eventos do grupo e um acervo com informações sobre eventos e publicações.

Muito interessante é o material divulgado no Navegando na História da Educação Brasileira, com fontes, artigos e um glossário. Visite.

E tem também a Revista da HISTEDBR. Explore.



25 de jul. de 2013

Publicações: REVISTA MILITARES E POLÍTICA

militares-e-politicaMilitares e Política é uma revista eletrônica, publicada semestralmente, pelo Laboratório de Estudos sobre Militares na Política (LEMP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como principal objetivo colaborar na divulgação e na discussão de pesquisas em torno das relações militares-política. A revista adota uma postura multidisciplinar, repercutindo o debatem em diversas disciplinas, tais como história, sociologia, economia etc.

Até o momento foram publicadas 09 edições, sendo que a última saiu no 2o. semestre de 2011. Na edição 09, por exemplo há artigo sobre a reintegração social do ex-combatente, do prof. de História na UFPR Dennison de Oliveira. 

Vale a pena conferir o material que trata não somente de questões relacionadas ao Brasil, mas de outros países também, principalmente da América Latina.

24 de jul. de 2013

Livros: ESSES LIVROS QUE SE LÊEM COM UMA SÓ MÃO

ESSES LIVROS QUE SE LÊEM COM UMA SÓ MÃO
Em ESSES LIVROS QUE SE LÊEM COM UMA SÓ MÃO (Ed. Discurso Editorial, 176 p.), o historiador francês Jean-Marie Goulemot, especialista em História das idéias e das práticas literárias do século XVIII, analisa a leitura e os leitores (como indica o subtítulo) de livros pornográficos do século XVIII, com o objetivo de demonstrar o modo de funcionamento deste tipo de literatura, que "vai instalar seu leitor numa posição de voyeur-espectador", analisada na obra. 

O autor procura mostrar que este tipo de narrativa seria o modelo oculto de toda a narrativa moderna, mostrando a relevância deste tipo de obra que pelos desejos que provocava tinha que ser lido na privacidade para fugir dos olhares da comunidade e das restrições do Estado e da Igreja.

Veja este artigo que analisa a questão da literatura de alcova.



Arquivos digitais: ARCHIVIO DELL’OPERA DI SANTA MARIA DEL FIORE

O ARCHIVIO DELL’OPERA DI SANTA MARIA DEL FIORE, vinculado à Catedral (Duomo) de Florença, recolhe documentação relativa desde a criação, em 1296, da entidade que iria supervisionar a construção e a manutenção da nova catedral. Perdidos os materiais dos primeiros anos, o acervo se inicia a partir do século XIV e continua até hoje, dividido em diversas áreas, como por exemplo legislação, resoluções, correspondência e documentos, contabilidade, estoque e assim por diante. 

Alguns materiais já estão disponíveis de forma digital: os arquivos referente à Cúpula da Catedral (1417-1436), um códice medieval, os registros batismais (desde 1450 até 1900).

Explore esta coleção de uma das mais importantes cidades italianas.

   



23 de jul. de 2013

Filmes: SANGUE SOBRE O SOL

Produzido durante a 2a. Guerra Mundial, SANGUE SOBRE O SOL (Blood on the sun, 1945) trata da descoberta, por um jornalista americano, de um plano japonês de dominação mundial.

Interessantíssima "propaganda de guerra" aliada na qual os japoneses são vistos com desprezo e a China como uma aliada a ser protegida. Lançado em 26 de Abril de 1945, em plena luta, antes da rendição alemã e das bombas no Japão é um interessante registro histórico do "uso" de uma obra de ficção para a propaganda bélica.

Vale a pena ser visto. Veja artigo que analisa a guerra nas telas de Hollywood. Este filme não consta da análise, ou seja, aqui pode estar um possível objeto de pesquisa. 

Veja o filme na íntegra (já em domínio público nos EUA).


Museus: MUSEU DA HISTÓRIA DA ARTE DE VIENA

kunsthistorisches-museum1O Museu de História da Arte de Viena está entre os mais importantes da Europa. Inaugurada em 1891, a estrutura monumental que abriga o Museu levou 20 anos para ficar pronta. É a instituição que tem a maior coleção de trabalhos de Pieter Brüegel no mundo, além de obras-primas de Rubens, Rembrandt, Rafael, Vermeer e Dürer.

O acervo do museu pode ser acessado no Google Art Project. São 176 imagens disponíveis para visualização. Você pode também conhecer as exposições em andamento ou as já realizadas.

Que tal um passeio virtual pelo museu? Divirta-se.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)