2 de ago. de 2013

Livros: A NOVA HISTÓRIA DO BRASIL

O livro A NOVA HISTÓRIA DO BRASIL (Editora Gryphus, 270 p.) é um manual de História do Brasil escrita originalmente para os franceses pela professora da Sorbonne Armelle Enders, unindo solidez de interpretação e originalidade de abordagem. Percorre os 500 anos de nossa história, com ritmo ágil e linguagem clara e direta. 

O livro aborda desde a pré-história do país e enfatiza a diversidade e as contradições da sociedade brasileira, tanto no período colonial como após a Independência, em 1822. Em quatro partes, a autora procura, mesmo utilizando a linearidade, procura mostrar a diversidade e a contradição da nossa sociedade: a primeira, foca o "Brasil antes do Brasil", ou seja o longo período desde a pré-história até 1822; na segunda, focando o período de 1822 a 1930, relata sobre a construção do Brasil como nação; a terceira foca os caminhos da democracia e do poder no período entre 1930 e 2000; e na última parte a inserção do Brasil no mundo globalizado.

Interessante para conhecer uma visão diferente sobre a nossa própria história.

Veja entrevista da autora à Folha de São Paulo em 2000.


(fonte: RHBN, Ano 8, no. 86)

1 de ago. de 2013

Publicações: BIBLIOTECA VIRTUAL - SAÚDE, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DA SAÚDE


          A Biblioteca Virtual em Saúde, História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), portal lançado em setembro de 2008, é um dos segmentos temáticos da Biblioteca Virtual em Saúde da América Latina e do Caribe coordenado pelo Centro para a América Latina e do Caribe em Ciências da Saúde (NLM).
 
A BVS HPCS visa aumentar a visibilidade e usos sociais da história científica e do patrimônio cultural na área da saúde.

O acervo de literatura científica e técnica permite a pesquisa em bases bibliográficas, bases de dados internacionais e revistas.

Núcleos de pesquisa: LEMAD - LABORATÓRIO DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO

O LEMAD - Laboratório de Ensino e Material Didático, do Departamento de História da USP é um site que busca agregar conteúdo que os educadores possam utilizar em situações didáticas relacionadas ao ensino de História. A ideia é que seja um ambiente colaborativo onde qualquer conteúdo não está completo e sempre em construção.

Na guia Acervo você encontra livros didáticos digitalizados, história em quadrinhos, filmes, dentre outros. Tem também as sequências didáticas, um projeto de produção colaborativa de conteúdo pedagógico e didático.

Você tem também textos históricos, que oferece textos explicativos sobre filmes e outros assuntos diversos.

Visite e aproveite!   

31 de jul. de 2013

Publicações: REVISTA CULTURA HISTÓRICA & PATRIMÔNIO

A revista Cultura histórica & Patrimônio é um periódico do curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que se iniciou em 2012, com periodicidade semestral. 

O objetivo da revista é disseminar conhecimento, por meio da publicação de artigos, resenhas e entrevistas na área de História, com ênfase para a produção sobre Cultura histórica, Patrimônio e Educação histórica.


Visite e divulgue. Veja também a página da revista no facebook.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

Museus: MUSEU DA CASA BRASILEIRA

imagem do eventoO Museu da Casa Brasileira (MCB), foi criado em 1970 e está localizado na cidade de São Paulo, no cruzamento da Avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, em uma mansão da década de 1940. Dedicado ao design e arquitetura, possui coleções de mobiliário dos séculos XVII ao XXI, além de diversas exposições temporárias dedicadas às suas duas áreas centrais de atuação. Também realiza debates, palestras, cursos, oficinas e lançamentos de livros.

No site, além das exposições permanentes e temporárias atuais, você pode conhecer as exposições já realizadas no museu. Na exposições permanentes destaque para a Coleção do MCB, que traz as obras separadas por século, e a Coleção Crespi Prado, pertencente aos moradores originais do imóvel.

Outro destaque é o Equipamentos da Casa Brasileira, Usos e Costumes, base resultante de projeto do MCB para mapear e fornecer informações sobre a casa brasileira nos quatro últimos séculos.

(fonte: Revista História Viva, no. 112)

30 de jul. de 2013

Filmes: IMITAÇÃO DA VIDA (1959)

Imitation of Life (1959) - IMDbO melodrama dos anos 50 tinha um mestre: Douglas Sirk. Por meio de filmes que na superfície pareciam "simples" melodramas, o autor disparava petardos contra a hipocrisia da sociedade americana.

Neste Imitação da Vida (Imitation of life, 1959), refilmagem de um filme de 1934, Sirk direciona os seus holofotes para o racismo e a consciência de raça antes do "black is beautiful" aparecer na sociedade americana. O filme acompanha a trajetória de duas mulheres e suas filhas. Uma é a atriz de sucesso que na busca de sua carreira se afasta da filha; a outra, uma negra, cuja filha, de pele bem clara, tem vergonha da mãe e não quer ser negra. Veja o trailer.

Veja esta dissertação da Universidade de Lisboa que analisa a apropriação que Almodovar faz do cinema de Sirk.


29 de jul. de 2013

Arquivos digitais: ARQUIVO DE PROCESSOS DO STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) possui um acervo de processos e documentos históricos muito preciosos e importantes para qualquer pesquisador. O acervo histórico reúne processos e documentos começando pela Casa da Suplicação (1808 a 1828), passando pelo Supremo Tribunal de Justiça até o Supremo Tribunal Federal.

Muito interessante é a divulgação de algumas preciosidades, os processos históricos do STF, divididos por período: Tribunal de Relação (1796), Casa da Suplicação (1808-1829), Supremo Tribunal de Justiça (1829-1891) e Supremo Tribunal Federal (a partir de 1891). Entre suas preciosidades, podemos encontrar, por exemplo, processos referentes a "Guerra do Contestado" ou da "Revolta da Vacina".

O site oferece também acesso ao acervo da Memória Institucional do STF com quadros, esculturas, maquetes e um catálogo numismático.

Visite o site e conheça o material.


(Dica Blog Café História)