9 de ago. de 2013

Núcleos de pesquisa: EGIPTOMANIA NO BRASIL

O projeto Egiptomania no Brasil, coordenado pela Prof. Drª. Margaret Marchiori Bakos (PUCRS), tem por objetivo localizar e estudar as manifestações de egiptomania, no Brasil, sem perder de vista o contexto do país onde se processa o interesse pelo estudo do Egito antigo, do ponto de vista acadêmico, erudito e científico.

A definição de egiptomania apresentada pelo grupo é da "apropriação e a reinterpretação de elementos da cultura egípcia, com vistas a criação de novos significados e usos. Em outras palavras, a egiptomania é mais que uma mania, é um fenômeno que se constitui na transculturação, isto é, na apropriação de elementos de uma cultura por outra, fato que implica, sempre, mudança, transformação de conteúdo ou de expressão." Veja entrevista da prof. Margaret sobre o assunto.

O site traz informações sobre os pesquisadores do projeto, publicações, jornadas, trabalhos em andamento e um acervo de imagens. 

Muito interessante para qualquer um que se goste de História Antiga. Visite e divulgue.




8 de ago. de 2013

Publicações: REVISTA CORDIS - PUC-SP

A Revista Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, é uma publicação vinculada ao Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e que nasceu das pesquisas realizadas por integrantes do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC). O seu objetivo é divulgar estudos que que problematizem questões referentes à História e à historiografia, em especial a das cidades, mas também da sociedade em geral, divulgando estudos temáticos que promovam um diálogo entre a História e as diversas áreas do conhecimento, na busca de um diálogo multidisciplinar. 

Você pode conhecer a edição do momento ou os números anteriores, que trazem temas como Comunicação, Modernidade e Arquitetura; História, Artes e CidadesConflitos de memória; dentre outros.

Visite, explore, divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)   



7 de ago. de 2013

Livros: NZINGA MBANDI: MULHER, GUERRA E ESCRAVIDÃO

Em NZINGA MBANDI: MULHER, GUERRA E ESCRAVIDÃO (Ed. Thesaurus, 2000, 180 p.), a historiadora Selma Pantoja reconstitui, com base nas fontes do século XVII, a trajetória da rainha guerreira do povo Mbundu, região de Angola. Nzinga, figura emblemática na história da região angolana, participou de diversos eventos históricos relacionados com o mundo atlântico, sendo personagem central de guerras e negociações pelo controle político da região e pelo monopólio do comércio do tráfico de escravos. 

A rainha do povo Mbundu provocou admiração e espanto em parte dos europeus, como pode ser verifico em descrições de viajantes ou moradores da região na primeira parte do século XVII. Foi descrita ora como mulher sábia, ora diabólica, devido a sua capacidade de enfrentamento e mediação dos conflitos, em disputas que suscitaram a busca por melhores posições nas rotas de acesso ao grande negócio de escravos.


(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)
(foto: site Livraria Saraiva)




Arquivos digitais: BIBLIOTECA VIRTUAL DO AMAZONAS

A Biblioteca Virtual do Amazonas, iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, foi criada em 2001 com o objetivo de promover o acesso universal e gratuito do seu acervo, coletar e disponibilizar fontes documentais sobre o Amazonas e a Amazônia existentes em outras instituições, de forma a preservar este material.

O acervo digital tem como base os acervos de domínio público da Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Arthur Reis e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, além outros documentos elaborados para divulgação no site. 

O acervo digital divulga livros e mapas, mas já existe previsão de divulgação de outros documentos como plantas e mapas. Dentre os destaques já disponbilizados estão o roteiro de um documentário de 1919, Ouro Branco, e uma obra de 1905 que fala da teoria de uma viagem do Rei Salomão ao Rio Amazonas.

Visite e divulgue esta importante iniciativa.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

6 de ago. de 2013

Museus: NATIONAL MUSEUM OF WALES

Homepage | Amgueddfa Cymru | National Museum Wales 
O NATIONAL MUSEUS OF WALES é um site que congrega informações sobre 07 museus localizados no País de Gales. Além das informações sobre cada um dos museus o site traz também acesso para conhecer as diversas coleções.

Além de um catálogo online, o site fornece acesso as coleções  como por exemplo de arqueologia, artes e uma dedicada à indústria. Explore.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)

  

5 de ago. de 2013

Filmes: GANGUES DE NOVA YORK

File:Gangs of New York Poster.jpg
O filme Gangues de Nova York (2002), utiliza da busca de vingança de um filho contra o assassino de seu pai, para falar sobre as lutas entre "nativistas", os descendentes do primeiros imigrantes, contra os imigrantes que estavam chegando aos Estados Unidos da América, na segunda metade do século XIX. A chamada no cartaz do filme já explica seu objetivo, mostrar que "a América nasceu nas ruas". Veja o trailer.


Como pano de fundo histórico para esta luta temos a Guerra de Secessão e a formação do exército do norte, o descontentamento com os rumos do país, a questão dos imigrantes, dentre outros.

Neste momento de protestos sociais, é interessante ver que o final do filme reproduz os protestos conhecidos como os Motins de Nova York, no qual uma parte da população, a pobre, sai as ruas para mostrar sua discordância com a obrigatoriedade do alistamento. 

Veja artigo que analisa a formação dos EUA a partir do filme. Neste outro artigo, o filme é utilizado na análise da representação dos EUA no cinema, pós 11 de setembro.