16 de ago. de 2013

Livros: O MUNDO ANTIGO: ECONOMIA E SOCIEDADE

O Mundo Antigo: Economia e Sociedade - Col. Tudo É História - Florenzano, Maria Beatriz Borb - ISBN: 020390012XO livro O MUNDO ANTIGO: ECONOMIA E SOCIEDADE (Ed. Brasiliense, 1994, 105 p.), da professora do Departamento de História da USP Maria Beatriz B. Florenzano, faz parte da coleção Tudo é História, apresentando uma visão do mundo grego-romano a partir de suas bases econômicas.

Temas como as relações de propriedade, as formas de exploração da terra, os vínculos entre senhor e escravo são analisados, sem "maquiagem", em uma linguagem acessível. A obra acompanha por mais de quinze séculos de Antigüidade, estes assuntos que constituíram os alicerces da riqueza e da cultura greco-romanas.

A obra se vale, como a própria autora afirma, de muitos trabalhos da Arqueologia, que permitem a análise das sociedades antigas.

Veja resenha do livro. Uma excelente forma de entender melhor o nosso mundo a partir do mundo antigo. 

(fonte: Livro Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari)
(imagem: http://www.cotacota.com.br)

15 de ago. de 2013

Núcleos de Pesquisa: LAURD - LABORATÓRIO DE ANÁLISE URBANA E REPRESENTAÇÃO DIGITAL


LAURD - Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ, tem como objeto central de pesquisa a cidade do Rio de Janeiro, "privilegiando a leitura morfológica da estrutura urbana, os espaços públicos, as ruas, avenidas, edifícios e monumentos, tanto na sua dimensão atual, quanto no processo histórico que a configurou e as hipóteses de perspectivas futuras."

O site fornece informações sobre as pesquisas e os pesquisadores (pena que não traz detalhes sobre as pesquisas), os trabalhos já realizados pelo grupo, artigos e teses/dissertações. A lista de todos os pesquisadores está disponível para que você possa manter contato

O LAURD também tem um blog. Conheça, explore e divulgue. 

(fonte: RHBN, Ano 7, no. 85)

14 de ago. de 2013

Museus: GALERIA DE ARTE GUILDHALL – LONDRES

""A GALERIA DE ARTE GUILDHALL foi criada em 1885 para proporcionar a todos conhecerem a coleção de arte da cidade de Londres, realizando diversas exposições para popularizar a arte. O primeiro prédio foi destruído na 2a. Guerra, e o acervo ficou espalhado até 1985 quando se decidiu reprojetar o local.

Além de exposições temporárias, o museu possui um acervo permanente de pinturas, desenhos e esculturas. As coleções do museu possuem diversas formas de pesquisa: artista; pessoas; lugares. Além disso, é oferecida a possibilidade de pesquisa por assuntos pré-determinados, como por exemplo História, Religião, dentre outros.

Visite e explore! Estas imagens podem lhe auxiliar na sua pesquisa ou no ensino de história.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)

Publicações: BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA USP

A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA USP é um portal, criado em 2001, para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

O site permite dois tipos de busca: a simples (por termo) ou a avançada (que permite conjugação de itens). Além disso, o acervo pode ser consultado por ano de defesa; por área do conhecimento (aqui estão os vinculados à História); por autor. Em documentos, você pode escolher entre dissertações de mestrado, teses de doutorado ou teses de livre docência. 

Visite, explore e aproveite esta quantidade de conhecimento disponibilizado gratuitamente.

(fonte: Blog Café História)

13 de ago. de 2013

Filme: OS INOCENTES

Os inocentes (1961) PosterO filme Os Inocentes (The Innocents, 1961) conta sobre uma jovem governanta, na época vitoriana, que é contratada para cuidar de duas crianças, mas recebe um recado do seu patrão (o tio das crianças): nunca o perturbe com qualquer problema. A jovem começa a duvidar da inocência do local e das crianças. Veja a abertura do filme (dublada)

Uma magnífica fotografia em preto e branco, com um belo jogo de sombra, atuações primorosas do trio principal, e um roteiro muito interessante que tem participação de Truman Capote. A dúvida sempre paira no ar: verdade ou ilusão.

O filme, apresentado como um terror, é mais um estudo psicológico da repressão (principalmente a sexual), da religiosidade, de salvação da alma, de perturbação, do desejo reprimido. 

Neste artigo, uma interessante utilização do filme para análise da questão do som, incluindo a música, no cinema de horror.

12 de ago. de 2013

Arquivos digitais: ACERVO DE VÍDEOS SOBRE MÚSICA - PEDRO CONSORTE: COR, SOM E MOVIMENTO

O artista Pedro Consorte reuniu em seu blog pessoal um acervo muito interessante de vídeos sobre música. 

O acervo musical do blog é composto de mais de 60 vídeos disponíveis na internet sobre música brasileira. A ideia surgiu de uma necessidade, quando o organizador da lista estava em Londres, de conhecer mais sobre a música brasileira. O organizador garimpou diversos vídeos na internet e fornece uma lista variada que facilita qualquer pesquisa.

As listas, são quatro, incluem vídeos dos Novos Baianos, Manguebeat, Cartola, Titãs e muito mais.

Visite e aproveite em suas pesquisas e aulas.



11 de ago. de 2013

Museus: MUSEU CONDÉ


O Museu Condé, no Castelo de Chantilly na França, disponibiliza para pesquisa o seu acervo de mais de 2500 imagens de pinturas, gravuras e desenhos, principalmente dos séculos XV a XIX. É o segundo maior acervo da França atrás somente do Louvre. Para pesquisa clique em Recherche: a pesquisa avançada (Recherche avancée) permite a pesquisa por datação, autor, pessoa representada, dentre outras.

(fonte: RHBN, no. 75, dezembro 2011)