23 de ago. de 2013

Núcleos de pesquisa: PROIN - PROJETO INTEGRADO ARQUIVO DO ESTADO/USP

PROIN (Projeto Integrado Arquivo do Estado/ Universidade de São Paulo), um projeto em parceria entre estas duas importantes instituições públicas tem por objetivo resgatar a memória política nacional e formar pesquisadores em nível de excelência. O projeto trabalha com os fundos do DEOPS - SP e do DEIP - Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda

No site você pode conhecer quem são os pesquisadores do PROIN, os projetos (como o Memorial da Resistência), as exposições e as memórias (depoimentos de sobreviventes).

Na aba publicações você pode conhecer os lançamentos de livros que utilizaram os arquivos, livros que se baseiam nos prontuários do DEOPS, as publicações do projeto História da Intolerância, artigos e a revista Seminários.

Explore o material disponível. Sua fonte pode estar nestes documentos.

22 de ago. de 2013

Publicações: REVISTA TEMPO E ARGUMENTO

Publicada pelo Departamento de História da UDESC (SC), a Revista TEMPO E ARGUMENTO tem periodicidade semestral e busca divulgar novos estudos (artigos, resenhas, documentos inéditos) voltados para as áreas de concentração do seu Programa de Pós-Graduação: História do Tempo Presente. Além disso, é uma ferramenta para fomentar o intercâmbio entre pesquisadores na área de História e desta com outras áreas afins.

No site você consulta a edição atual ou acessa o arquivo com as edições já publicadas (9 até o momento), que permitem conhecer todo o material já publicado (em pdf). 

Cada número tem um tema principal (dossiê) que pode auxiliar na sua leitura, como por exemplo Ensino de História, História e Testemunhos, História do Tempo Presente.

Visite, conheça, divulgue. O importante é compartilhar conhecimento.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

21 de ago. de 2013

Livros: UM OLHAR SOBRE O BRASIL – A FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA NAÇÃO 1833-2003

novo volume da coleção História do Brasil Nação, UM OLHAR SOBRE O BRASIL – A FOTOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA NAÇÃO 1833-2003, coordenado pelo historiador e fotógrafo Boris Kossoy, mostra 170 anos da trajetória do Brasil por meio de fotografias, desde o período regencial até o início da primeira década do século XXI. 

São 459 imagens, emblemáticas deste período selecionado, escolhidas em acervos públicos e privados. Mas não são somente imagens que registram momentos importantes da nossa história (como a multidão no Paço Imperial quando da assinatura da Lei Áurea), mas também as que representam o cotidiano da sociedade de cada época.

Na introdução do livro Lilia Moritz Schwarcz chama a atenção para a ampliação das possibilidades documentais de estudo, que vem englobando diversos objetos da cultura material, com a fotografia conquistando um espaço cada vez maior.

O livro, além de uma referência para a história do fotografia, é um retrato ilustrado do Brasil. Excelente material para utilização em sala de aula.

(fonte: Revista História Viva, no. 111 e RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)

Arquivos Digitais: BIBLIOTECA VIRTUAL GILBERTO FREYRE

Visite a Biblioteca Virtual Gilberto FreyreA Biblioteca Virtual Gilberto Freyre traz um importante material sobre a vida e obra deste importante escritor brasileiro, autor do clássico Casa Grande & Senzala. A iniciativa é da Fundação Gilberto Freyre que tem como um dos seus objetivos disponibilizar ao público o acervo pessoal e intelectual do autor, como forma de estimular a continuidade dos seus estudos e de suas idéias, voltados para a compreensão e interpretação da realidade social brasileira.

O site da Biblioteca é dividido em 5 abas, que internamente direcionam o visitante para uma gama grande de informações: a vida; a obra; a crítica; coleções especiais e comunidade virtual.

Dentre estes, vamos destacar aqui as coleções especiais, com muito material que pode ser útil em estudos ou aulas sobre nossa história: áudios, vídeos, documentos pessoais, caricaturas, desenhos, fotografias e pinturas.

Visite, explore, divulgue... e aproveite essa grande iniciativa para compartilhar conhecimento.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)    

20 de ago. de 2013

Museus: MABE – MUSEU DE ARTE DE BELÉM

O MABE - MUSEU DE ARTE DE BELÉM foi criado em 1991 e desde 1994 está sediado no famoso Palacete Azul, construção do final do século XIX que já foi sede da Intendência Municipal. O acervo do museu reúne obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, com foco principal no período áureo da borracha, além de arte contemporânea. Possui também peças de mobiliário, fotografias, cerâmicas, objetos de interior e esculturas.

O blog do museu na internet traz informações sobre as exposições atuais e as já realizadas, links para outros locais de exposição e também um banco de textos. Duas exposições virtuais estão disponíveis: Lugares do Feminino e O olhar da primavera.

Tem também um interessante documentário (pode ser uma ideia para sua pesquisa) no qual procuram pelas ruas uma mendiga representada numa das obras do museu. Confira.

(fonte: Revista História Viva, no. 111)
(imagem: http://www.souparaense.com/2010/11/museu-de-arte-de-belem-mabe.html)

19 de ago. de 2013

Filmes: AGONIA E ÊXTASE

O filme AGONIA E ÊXTASE (The Agony and the Ecstasy, 1965) retrata a relação de duas figuras marcantes do Renascimento durante a criação de outro marco deste período: Michelangelo, o Papa Julio II e a pintura do teto da Capela Sistina. Baseado em obra de Irving Stone, foi dirigido por Carol Reed e tem como protagonistas Charlton Heston (Michelangelo) e Rex Harrison (o papa Julio II). Veja o trailer.

O filme é bastante interesse, para uso em sala de aula ou para estudos, no que se refere à questão dos estados-papais, da relação entre artista-mecenas, das questões políticas que envolvem a igreja, e muito mais.

Veja este artigo que fala da imagem do artista no cinema. Este outro artigo trata do uso do cinema como material didático.

Conheça, assista e aproveite em suas pesquisas ou aulas.