31 de ago. de 2013

Museus: MUSEU NACIONAL DEL PRADO


Ficheiro:Madrid-prado.jpgO Museu Nacional del Prado, localizado em Madri, é o maior da Espanha e foi aberto ao público pela primeira vez em 1819. O site traz duas sessões muito úteis aos estudantes e profissionais da História: Galería online, na qual se tem acesso ás imagens das obras das coleções do museu, e Enciclopedia, que traz a enciclopédia do Museu do Prado online, com informações sobre artistas, obras e exposições.

(fonte: RHBN, no. 74, novembro 2011)

30 de ago. de 2013

Núcleos de pesquisa: NERO – NÚCLEO DE ESTUDOS E REFERÊNCIAS DA ANTIGUIDADE E MEDIEVO

NERO – NÚCLEO DEESTUDOS E REFERÊNCIAS DA ANTIGUIDADE E MEDIEVO, foi criado em 2010 pela Escola de História da Unirio, com a finalidade congregar e apoiar ações de ensino, pesquisa e extensão de docentes pesquisadores das áreas de estudos da antiguidade e do medievo. O Núcleo é formado por 3 laboratórios: LEIR, LEM e LIBER.

Três referências fundamentais formam seu eixo conceitual: as sociedade antigas e medievais; a preservação, transmissão e recepção das tradições antigas e medieval; metodologias de estudo dos mundos antigo e medieval.

No site você pode conhecer os pesquisadores e os projetos em andamento. Ainda não estão disponíveis as produções do grupo.

Visite e conheça os pesquisadores. Eles podem ser uma fonte de informações para você em suas pesquisas.

(fonte: blog Café História)

29 de ago. de 2013

Livros: A IMAGEM DO TERCEIRO REICH NA REVISTA DO GLOBO: 1933-1945


Em A Imagem do Terceiro Reich na Revista do Globo: 1933-1945 (EdiPUCRS, 316 p.), o historiador Mateus Dalmáz busca os motivos da mudança da imagem de Hitler e da Alemanha nazista entre a posse de Hitler como chanceler (1933) e derrota na guerra (1945), nas publicações da Revista do Globo, editada em Porto Alegre no período de 1929 a 1927.

Acompanhando um periódico local, a Revista do Globo, o autor trabalha também de como os meios de comunicação de massa auxiliam nas construções imaginárias e se refletem posturas da política externa do país.  Assim, o autor apresenta um análise profunda e criteriosa desse período conturbado, tanto no ambiente interno como no externo.

Além do interesse como tema, ao pesquisador pode ser interessante tentar entender a metodologia utilizada pelo pesquisador no trabalho com suas fontes.

Veja artigo do autor sobre a recepção de Mein Kampf, de Hitler, quando do seu lançamento no Brasil.


(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)
(imagem: http://livrariaedipucrs.pucrs.br)

28 de ago. de 2013

Museus: MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), museu vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, foi inaugurado em 1963, é o primeiro museu universitário do Paraná e tem sua sede em Paranaguá.

O MAE está localizado em um prédio do século XVIII que abrigou um antigo colégio de jesuítas. Seu acervo é composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná, com aproximadamente 70.000 peças, divididas em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.

O Departamento de História da UFPR, considerando sua grande importância para a compreensão da história do estado, montou um Guia Histórico do MAE.

Conheça e divulgue o museu e o guia.

(fonte: Prof. Marcella Lopes Guimarães)

Publicações: REVISTA PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

A Revista Patrimônio e Memória, publicação da Unesp-Assis, criada em 2005, tem por objetivo principal refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais. Este objetivo se reflete no fomento do debate científico quanto aos bens culturais e científicos de cada país e aos projetos para "lugares de memória" e sua fundamentação teórica.

Além de consulta à edição atual, você pode consultar os números anteriores da revista. São 17 números publicados até o momento. Veja exemplo de alguns assuntos que já foram objeto principal das revistas: caricaturas; folclore; narrativas de viajantes; artes visuais e imprensa.

Visite, explore e auxilie na disseminação deste importante trabalho.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)




27 de ago. de 2013

Filmes: GERMINAL


Adaptação do livro de Émile Zola, o filme francês GERMINAL (1993), é uma obra que, acompanhando a vida de uma família de mineiros na França do século XIX, retrata a gestação e a maturação dos movimentos grevistas e a repressão de que são vítimas os que participavam destes movimentos. Veja o trailer.

O filme é extremamente interessante como fonte de discussão e análise quanto ao início das lutas por melhores condições de trabalho, da disseminação de novos ideais, das condições de trabalho e de vida dos primeiros operários, de exploração da mão-de-obra, dentre outros assuntos.

Veja neste artigo a utilização do filme para analisar a representação da vida operária no século XIX.

Neste outro artigo, veja um projeto que utilizou o filme para o ensino de História, quanto à Revolução Industrial.


(Foto: http://gallomovies.com)




26 de ago. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTECAS PRESIDENCIAIS DOS EUA

As Bibliotecas Presidenciais dos EUA, é uma parte do Arquivo Nacional dos Estados Unidos, que tem por objetivo preservar e proporcionar acesso a material histórico, que promovam o conhecimento e a compreensão da presidência americana. Elas são repositórios de papéis, documentos, registros e materiais históricos dos presidentes dos EUA, que são disponibilizados para uma ampla gama de pesquisadores.

São 13 bibliotecas de presidentes americanos que estão disponíveis para serem consultadas online, dentre estas podemos destacar os presidentes JFK, Nixon, Roosevelt, e o mais recente (antes do atual), George W. Bush. As bibliotecas também atuam como museus.

É entrar no site, escolher seu presidente e explorar o arquivo.