6 de set. de 2013

Livros: A CONQUISTA DA AMÉRICA: A QUESTÃO DO OUTRO

Em A CONQUISTA DA AMÉRICA: A QUESTÃO DO OUTRO (Ed. Martins Fontes, 388 p.), o filósofo e linguísta Tzvetan Todorov parte de questões relacionadas com o tempo presente para buscar as origens de questões como totalitarismo, desigualdade e intolerância que marcam nossos dias.

São quatro partes, cada uma dividida em três capítulos: Descobrir, Conquistar, Amar e Conhecer. Todorov analisa documentos como os diários e as cartas de Colombo e de pessoas que o acompanhavam, obras criadas pelos padres católicos para catequizar os indígenas, dentre outras fontes. Trata, assim, das reações de Colombo aos habitantes do que acreditava ser às "Indias", de Cortez e Montezuma, e também da aculturação dos indígenas mexicanos.

Assim, a conquista da América é um mote para o autor “falar da descoberta que o eu faz do outro”. Nesse sentido o autor procura analisar mentalidades, atitudes e conceitos empreendidos no processo de conquista da América pelos espanhóis em relação ao "outro".

Veja resenha da obra e entrevista com o autor.


(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

(foto: http://sapereaude10.blogspot.com.br

5 de set. de 2013

Publicações: BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP

A BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP é um projeto desenvolvido com o proposito de disponibilizar o conhecimento gerado na Universidade para todos, de forma rápida em sem fronteiras. Desde sua criação tem como objetivo "disponibilizar e difundir a produção científica, acadêmica e intelectual da Universidade em formato eletrônico/digital de: artigos, fotografias, ilustrações, teses, obras de arte, registros sonoros, revistas, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural".


É visitar, escolher seu tema e explorar. Basta um cadastro.    

4 de set. de 2013

Núcleos de pesquisa: GRAMSCI E A MODERNIDADE – UNIRIO

O grupo GRAMSCI E A MODERNIDADE, surgiu em 2009 no Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a finalidade de discutir a obra do filósofo Antonio Gramsci, "entendida como uma vigorosa reflexão sobre as origens, os impasses e as perspectivas da Modernidade."

No site você conhece os membros do grupo, artigos, outras mídias, como por exemplo um vídeo de Eric Hobsbawm.

Visite e conheça mais sobre este importante pensador do século XX.

(fonte: blog Café História)  

Arquivos digitais: BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL

O BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL é um projeto de divulgação do acervo histórico Brasil: Nunca Mais, grupo criado por advogados, em conjunto entre igrejas presbiterianas e a Arquidiocese de São Paulo, que buscou preservar documentos importantes sobre processos que envolviam presos políticos. Nos primeiros 6 anos (1979-1985) foram reproduzidas cerca de 900 mil páginas. Um dos resultados desta primeira etapa foi o livro Brasil: Nunca Mais.

Agora, os importantes documentos coletados e produzidos pelo Brasil: Nunca Mais estão disponíveis na internet, em uma ferramenta pedagógica de educação e de conhecimento pela memória, de forma possibilitar que as todos conheçam e aprendam com seu passado histórico, desenvolvam a cidadania e se fortaleça a democracia no Brasil.

O site traz diversas opções para pesquisa do acervo, com explicações e orientações para pesquisa. Também traz uma galeria de fotos e vídeos, além de uma lista de acervos relacionados ao tema.

Entre neste mundo de informações importante sobre a nossa história recente. Explore e divulgue. Muito material que pode ser útil em pesquisas e sala-de-aula.

(Dica: Prof. Maurini Souza) 

3 de set. de 2013

Museus: NATIONAL PORTRAIT GALLERY – LONDRES

A NATIONAL PORTRAIT GALLERY, de Londres, foi fundada em 1856 para coletar e expor retratos de homens e mulheres ingleses famosos. Hoje são mais de 190 mil retratos desde o século XVI até os nossos dias.

As coleções podem ser exploradas no site de diversas formas: por pessoa ou retrato; por ordem alfabética de retratado; por período; dentre outras. É acessar e explorar.

Interessante também é a "exposição virtual" que é oferecido pela BBC Your Painting para as obras da Galeria. Um exemplo são as visitas guiadas, pequenos vídeos com informações interessantes sobre determinados temas e obras.

Visite e explore. Imagens são sempre uma interessante fonte de pesquisa e ensino.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)
(imagem: eligetuelcamino.com)

2 de set. de 2013

Filmes: OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPÉIA

The Last Days of Pompeii (Gli ultimi giorni di Pompei) (1959, Italy / Spain / Monaco / Germany)O filme OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPÉIA (Gli ultimi giorni di Pompei, 1959), baseado em obra de Edward Bulwe-Lytton escrita no século XIX, acompanha o retorno de um legionário para sua terra natal e a sua busca por vingar a morte de seu pai, dias antes da erupção de provocou o desaparecimento e Pompéia. Veja um trecho do filme.

Representante de um gênero de filmes italianos que ficou conhecido como "sandália e espada", o filme, além da questão da apropriação do tema Roma Antiga, nos serve como ponto de discussão sobre outras questões representadas no filme: o Oriente (o mau), a perseguição dos cristãos, a destruição como um castigo divino.

Este artigo fala do gênero romance histórico, no qual se inclui a obra que deu origem ao filme.

Neste outro artigo, em espanhol, uma indicação de uso do filme com fins didáticos.