13 de set. de 2013

Livros: O TRIUNFO DO FRACASSO

Ser bem sucedido depende de um pouco de perseverança e um pouco de talento, mas existem outros elementos que determinam o nosso destino. Em O TRIUNFO DO FRACASSO (Ed. Unesp, 336 p.), a pesquisadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke resgata a história e a vida de Rüdger Bilde, amigo e grande influência de Gilberto Freyre, em um profundo trabalho de investigação que traz à tona a história de um intelectual brilhante, vítima de má sorte e acaso.

A obra discute questões centrais de nossa época: triunfo, fracasso, a existência perante o outro. Mas o texto não trata só do indivíduo, servindo também para traçar um painel de uma geração de pensadores que passou por duas Grandes Guerra, por perdas e lutos irreparáveis e por processos acelerados de diáspora.

Veja resenha da obra. Veja entrevista com a autora.

(fonte: Revista História Viva, no. 110)
(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)

12 de set. de 2013

Núcleos de pesquisa: RECÔNCAVO ARQUEOLÓGICO

O RECÔNCAVO ARQUEOLÓGICO é um núcleo de pesquisa da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano, criado em 2010, com foco na arqueologia, treinando novos profissionais, desenvolvendo pesquisas e educação. As suas linhas de pesquisa são: estudos cemiteriais no Recôncavo, gestão do patrimônio arqueológico, museus e arqueologia.

O site divulga os projetos do grupo, eventos, galeria de fotos dos projetos. Além disso, também estão disponíveis diversas publicações: áudio-textos; clássicos da arqueologia e publicações dos integrantes

Conheça o material e os integrantes. Um tema diferente e que pode ser muito interessante para suas pesquisas, estudos e ensino.

Visite.

(fonte: INFORME ANPUH, 30)

11 de set. de 2013

Museus: COMPLEXO CULTURAL DA MARINHA

O Complexo Cultural da Marinha, administrado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, conta com 06 museus que recebem por ano mais de 120 mil visitantes. 

Os museus são os seguintes: Ilha Fiscal, Espaço Cultural da Marinha, Navio-Museu Bauru, Submarino-Museu Riachuelo, Museu Naval, Rebocador Laurindo Pitta. Para acessar as informações sobre cada um dos museus, selecione a aba Museus e depois o museu de sua preferência. Em cada museu, além de informações sobre horários, você poderá conhecer exposições e acervos.

Visite e explore. Esta é uma forma de conhecer e apresentar para os alunos algo diferente sobre a história do país.

(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

Publicações: REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA

A REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA, publicada semestralmente pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas), traz artigos inéditos, ensaios de graduação e pesquisas em desenvolvimento no âmbito da História e áreas afins, numa visão multidisciplinar. A revista foi criada com o intuito de "ser mais uma ferramenta de divulgação da produção de saberes históricos e de áreas afins, os quais possam contribuir para a escrita de uma história comprometida com o meio em que está inserida."

A revista está no seu 4o. número, que tem como tema central Intolerância na História. As edições anteriores tem dossiês sobre Cultura e Poder, Cultura e Religiosidade, Regiões e Identidades.

Visitem e divulguem mais este material que visa disseminar e democratizar o conhecimento historiográfico.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)









10 de set. de 2013

Filmes: A ÉPOCA DA INOCÊNCIA


Em A ÉPOCA DA INOCÊNCIA (The Age of Innocence, 1993), Martin Scorsese adapta um livro de Edith Warton, acompanhando o triangulo amoroso de um promissor advogado (Daniel Day-Lewis), sua prometida (Winona Ryder) e uma condessa (Michelle Pfeiffer) que voltou da Europa com ideias avançadas. Tudo isso na sociedade aristocrática da Nova York de 1870. Veja o trailer.

Belíssima direção, atuações, e principalmente a direção de arte que capricha nos cenários e na reprodução da sociedade da época.

É uma interessante fonte de pesquisa para quem quer discutir questões relacionadas a costumes e representações sociais: casamentos arranjados, festas, padrões de comportamento, e muito mais para ser estudado, captado e explorado.

Veja artigo que cita o filme em análise sobre representações de gênero no cinema.

(fonte: RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)
Foto: www.livrariascuritiba.com.br

9 de set. de 2013

Arquivos digitais: SÃO PAULO ANTIGA

O SÃO PAULO ANTIGA é um projeto inspirado em diversas iniciativas ao redor do mundo que buscam conservar a história das cidades.  Inicialmente chamado de São Paulo Abandonada, o trabalho tem por objetivo "arquivar o que está acontecendo" com a cidade, unindo jornalismo, história, arquitetura e jornalismo.

No site são publicados arquivos fotográficos e iconográficos que registram construções esquecidas da capital paulista, como por exemplo as sessões Antes e depois, Memória da construção.

O site divulga também um arquivo com imagens, o Imóveis Antigos, que pode ser pesquisado por tipo de imóvel, bairro ou cidade (tem de outras cidades além de São Paulo).

Uma forma de resgatar a memória de uma cidade em constante transformação. E que tal criar o projeto na sua cidade?

(fonte: RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012)