20 de set. de 2013

Núcleos de pesquisa: PEM - PROGRAMA DE ESTUDOS MEDIEVAIS

O PEM - PROGRAMA DE ESTUDOS MEDIEVAIS, do Departamento de História da UFRJ, foi criado em 1991, com caráter interdisciplinar, reunindo diversos pesquisadores que estudam temas relacionados ao medievo. Busca estimular o intercâmbio entre medievalistas, formar novos pesquisadores, preservar e divulgar acervos e produzir material didático, dentre outras atividades.

O site do grupo oferece informações sobre os pesquisadores, colaboradores (com trabalhos concluídos no âmbito do PEM), projetos, eventos já realizados e os próximos eventos.

Muito interessante e muito útil para pesquisa e ensino são os textos online, uma coletânea de diversos material sobre o medievo, como por exemplo um catálogo de filmes sobre a Idade Média, material sobre hagiografia, e muito mais.

É visitar e aproveitar.
(Dica: Prof. Marcella Lopes Guimarães)
       

19 de set. de 2013

Livros: JANGO, UMA BIOGRAFIA


João Goulart: Uma BiografiaO livro JANGO, UMA BIOGRAFIA, do historiador e professor da UFF Jorge Ferreira, acompanha o presidente deposto pelo Golpe Militar de 1964 desde sua infância até sua morte no exílio, passando pelo período que se tornou o chefe do poder executivo. 

Além da biografia em si, o autor procura retratar também como o ex-presidente foi visto na historiografia, trazendo para a frente do palco este personagem relevante da nossa história recente. Além de fontes documentais, o autor trabalha com entrevistas com pessoas ligadas à Jango, formando um panorama da trajetória não só do político, mas do homem.

Veja entrevista do autor sobre o livro e a figura biografada. Leia resenha da obra.


(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)
(Foto: http://www.americanas.com.br)

18 de set. de 2013

Museus: MUSEUS DO KREMLIN

Ficheiro:Kremlin birds eye view-1.jpgOs MUSEUS DO KREMLIN são um conjunto de 8 sedes que formam um painel da história da Rússia: a Sala das Armas, a Catedral da Assunção, a Catedral do Arcanjo; a Catedral da Anunciação, a Igreja do Manto Sagrado de Nossa Senhora, o Palácio do Patriarca e a Igreja dos Doze Apóstolos. A história do Kremlin remonta ao século XII e a história dos museus ao século XIX. 

No site é possível conhecer as exposições com a possibilidade de uma conhecer algumas das exposições, separadamente por ano. É possível também explorar as coleções dos museus, como por exemplo manuscritos, fotografias, ícones religiosos, armas, dentre outras.

O site também permite um passeio virtual, em russo, pelas imediações do museu.

Conheça e aproveite.    

(fonte: Revista História Viva, no. 112)

Filmes: REIS E RATOS

Kings & Rats (2012) - IMDb 
Com muito deboche e nonsense o filme Reis e ratos (2012), do diretor Mauro Lima, trata do período que antecedeu o Golpe de 1964, tendo um elenco de nomes conhecidos como por exemplo Selton Mello e Rodrigo Santoro, o que chama a atenção principalmente dos jovens.

Apesar de toda a liberdade que o filme toma, ele pode ser um interessante meio de ensino e discussão sobre o golpe, pois apresenta questões como: os interesses americanos no país, as relações entre civis e militares, a questão da manipulação (da opinião pública e da própria esquerda). Enfim, é utilizar um produto de massa para discutir questões historiográficas.

Veja o trailer.

Leia este artigo que analisa o filme principalmente quanto ao viés da construção de memória.






17 de set. de 2013

Publicações: CADERNOS DO TEMPO PRESENTE

A revista CADERNOS DO TEMPO PRESENTE é uma publicação do GET-Grupo de Estudos do Tempo Presente, sediado na Universidade Federal de Sergipe, publicando artigos resultantes de pesquisas bibliográficas ou arquivísticas e resenhas de livros, filmes, sites e outras fontes/obras. O objetivo é divulgar estudo sobre a História do Tempo Presente no Brasil e no mundo, no sentido de conhecer, disseminar e discutir de forma abrangente e multidisciplinar os assuntos ligados a este campo de estudos historiográfico.

Cada edição traz um editorial que apresenta um resumo dos assuntos que são discutidos nos artigos e resenhas. Já foram divulgadas 12 edições, com temas como cinema e música na edição 12, livros didáticos e ensino de história na edição 8, e muito mais.

Conheça, acesse e divulgue. É muito importante divulgar ações que visam compartilhar conhecimento.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)

16 de set. de 2013

Arquivos digitais: TIMEMAPS - WORLD HISTORY TIMELINE

O TIMEMAPS - WORLD HISTORY TIMELINE foi criado em 2008 para oferecer uma estrutura visual para temas de História, em um mapa combinado com uma linha do tempo, permitindo aos usuários ver onde o evento está acontecendo, tanto no tempo e no espaço. Fornece ao usuário uma visão panorâmica da mudança ao longo do tempo, e assim lhes permite compreender as causas e os efeitos da episódios históricos muito mais facilmente.

Acessando os mapas, o usuário tem acesso a um olhar abrangente da história do mundo, visitando qualquer civilização, império e nação. São mais de 650 mapas e 1.000 páginas de texto de apoio. Ele é projetado para ser fácil de navegar, através do tempo e do espaço. Em cada mapa, você vai selecionando qual o período que você quer conhecer e visualiza informações extras em um clique.

Existe uma aba específica para professores de história, com dicas de como utilizar a ferramenta como suporte ao ensino.

Conheça e veja como você pode utilizá-lo em sala de aula.

(fonte: RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012)