28 de set. de 2013

CURTA O ACERVOS DE HISTÓRIA NO FACEBOOK

Você que acompanha o blog Acervos de História pode curtir ele também no facebook.

27 de set. de 2013

Livros: A CIVILIZAÇÃO FEUDAL: do ano mil à colonização da América

O livro A civilização feudal: do ano mil à colonização da América (Ed. Globo, 578 p.), de Jérôme Baschet, procura mostrar como a Idade Média europeia ganhou a América pela via da colonização, trazendo este período que parece distante para muito mais próximo de nossa realidade. O autor mostra que o essencial do feudalismo medieval volta a ser encontrado na América.

São duas partes que procuram mapear o desenvolvimento, as características e as estruturas que formam o sistema feudal. Na primeira parte, Formação e desenvolvimento da cristandade feudal, o autor mostra a evolução do feudalismo medieval europeu, acompanhando uma cronologia, mas a matizando com discussões mais profundas sobre o contexto. Na segunda parte, Estruturas fundamentais da sociedade medieval, o autor enfoca questões fundamentais para caracterizar o período, tais como o tempo, o espaço, a lógica da salvação, o parentesco, o imagético.

Recheado de imagens, o livro as utiliza para comentar as análises que o autor faz do período, como por exemplo a utilização das igrejas românica e barroca para analisar as mudanças sociais (p. 197).

26 de set. de 2013

Filme: UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA

A História do Brasil mostrada de uma forma inusitada para nossos padrões: um filme de animação. Em UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA, o diretor Luiz Bolognesi, acompanha a história de amor entre um homem imortal, Anhangá, e Janaína, desde o século XVI até o final do século XXI. O filme desenvolve quatro história: uma nas lutas entre tupinambás e tupiniquins durante a invasão francesa, outra na Balaiada, outra na ditadura militar e outra num futuro próximo. Veja o trailer.

O filme fala de lutas, de gente simples, de pessoas que a "história oficial" esquece, de pessoas que são envolvidas em fatos históricos de forma quase corriqueira. O filme discute também quem é herói, quem é vilão.

É um filme interessantíssimo para ser assistido em sala de aula e discutido com os alunos. O site oficial traz sugestão de projeto pedagógico para isso.


(Dica: prof. Maurini de Souza)

25 de set. de 2013

Núcleos de Pesquisa: LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA POLÍTICA E DAS IDEIAS – LEHPI

O LEHPI, foi fundado na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) em 1997, tendo como objetivo desenvolver estudos e atividades voltadas para a discussão de temas que se relacionem com a História Política e das Ideias. Possui 3 linhas de pesquisa: América Latina, história, política, cultura e territórios; História das Ideias Políticas; Espírito Santo: história e relações de poder.

O site traz a relação de pesquisadores, detalhamento sobre as linhas de pesquisa, as pesquisas em andamento, grupos de trabalho e de estudo, eventos e links de interesse.

Divulga também as publicações do grupo e dissertações orientadas por professores integrantes do Lehpi.    

Visite e encontre outros pesquisadores. Forme a sua rede.


Núcleos de pesquisa: NIEP-MARX - UFF

O NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo foi formado em 2003, com a reunião de professores/pesquisadores das áreas de História, Sociologia, Economia e Educação, apresentando os seguintes objetivos fundamentais o intercâmbio e o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre Marx e marxismo ou neles teoricamente referenciadas. Além disso, tem como objetivo o oferecimento de cursos e a realização de eventos sobre o assunto.

O site do NIEP-MARX traz a relação de pesquisadores participantes, a coleção NIEP-Marx,  a revista Marx e o Marxismo, dentre outras.
 
Além disso, é possível acessar eventos como o Fórum-Niep e o Marx e o Marxismo 2020 (inscreva-se no canal do Niep e veja os vídeos disponibilizados). Conheça também os eventos Marx e o Marxismo anteriores.
 
Confira! E veja também outros núcleos marxistas.

Publicações: REVISTA ALMANACK

Logomarca do periódico: AlmanackA Revista ALMANACK é uma publicação semestral da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que busca discutir a formação do Estado e da Nação brasileiros entre os séculos XVIII e XIX, "pensados como construções históricas e como espaços de disputas, negociações, conflitos e anseios diversos". Conheça a equipe.

O site disponibiliza acesso às edições, desde 2011. São publicados artigos avulsos e em forma de dossiê, bem como de resenhas.

Uma seção muito interessante da revista é a Fórum, com três artigos inéditos (como na edição 9), no qual um expositor de renome é convidado a apresentar um texto, o qual é criticado por dois outros convidados.

Conheça, explore, divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)


24 de set. de 2013

Museus: ART GALLERY OF ONTARIO - AGO

Ficheiro:Still shot from YEARS AGO movie und1080.jpgA ART GALLERY OF ONTARIO - AGO foi fundada em 1900 por um grupo de cidadãos como o Art Museum of Toronto e é um dos maiores museus da América do Norte, com mais de 800.000 peças em suas coleções, que vão do do ano 100 A.C. até os dias atuais.

No site você pode conhecer as exposições temporárias, além das diversas coleções do museu, como por exemplo a do Canadá, da África e Oceania, Desenhos e Pinturas, Fotografias. Em cada uma das coleções, além de informações gerais você tem acesso às obras da coleção (highlights) e a a alguns trabalhos específicos (multimedia).

Além disso, você pode fazer o passeio virtual pelo museu.

Aproveite e boa viagem.

(fonte: Revista História Viva, no. 112)
(foto: 
https://pt.m.wikipedia.org)
      

23 de set. de 2013

Arquivos digitais: ESCUELA DE FOTOGRAFIA

O Escuela de Fotografia parte de uma ideia muito interessante: reunir em um só local links de mais de 800 álbuns de fotografias de autores e temas disponíveis no facebook. É uma enciclopédia de fotografias. É uma iniciativa da escola Aula de Especialización Fotografica, de Barcelona.

A coleção está em ordem alfabética. Além dos fotógrafos, você também encontra imagens separadas por temas, como por exemplo imagens que nos comoveram, carnaval, escravos

Visite e explore estes materiais muito interessantes e úteis tanto para pesquisa como para ensino.

(Dica: fotógrafa Heidi Schellenberg)