11 de out. de 2013

Livros: A GUERRA SANTA REVISITADA: NOVOS ESTUDOS SOBRE O MOVIMENTO DO CONTESTADO

Uma das lutas mais sangrentas entre brasileiros e pouco conhecida do público em geral, a Guerra do Contestado é objeto de análise neste livro que reúne diversos ensaios sobre este evento. Em A GUERRA SANTA REVISITADA: NOVOS ESTUDOS SOBRE O MOVIMENTO DO CONTESTADO (Ed. UFSC, 331 p.) organizado pelos professores Marcia Janet Espig e Paulo Pinheiro Machado, o leitor tem acesso ao um trabalho de fôlego sobre este movimento que começou com uma disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina e migrou para um movimento messiânico.

Abrangendo diversos aspectos da vida dos moradores da região, o livro busca os meandros do movimento sertanejo, como a luta pela terra, a espiritualidade, questões étnicas, .

Sem pretensão de esgotar o assunto, o livro serve para aguçar o interesse por este importante evento da História do Brasil da Primeira República.

Leia resenha da obra.

(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)
(foto: http://www.editora.ufsc.br)



10 de out. de 2013

Arquivos digitais: FOTOS ANTIGAS DE SANTA CATARINA

FOTOS ANTIGAS DE SANTA CATARINA é uma página do facebook criada, em dezembro de 2012, para compartilhamento de fotos antigas de Santa Catarina. A publicação é livre e possibilita que uma gama extensa de pessoas possam ver e curtir imagens de um passado que às vezes parece tão perto do nosso tempo. 

São centenas de imagens (linha do tempo e outras mais) que apresentam  o desenvolvimento urbano, a mudança de costumes, as mudanças sociais e ambientais, e muito mais.

Uma ideia muito interessante que além de servir para a lembrança e o deleite, também pode ser útil para pesquisas e ensino.

Visite, curta e participe.

(Dica: Valdeci José da Silva)

9 de out. de 2013

Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE ARTES VISUAIS – NAVIS

navislogo
O NÚCLEO DE ARTES VISUAIS – NAVIS é um grupo multidisciplinar, que congrega diversas instituições, "voltado à investigação, discussão e difusão do campo das artes visuais, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crítica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea". O grupo foi criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski.

O site traz informações sobre os pesquisadores, agenda de eventos, um histórico das atividades do grupo desde 2011, e publicaçõesO grupo atua por meio de encontros sistemáticos entre pesquisadores, estudantes, artistas e o público em geral.

São duas as linhas de pesquisa atuais: História e Artes Visuais e História e ficção, com foco em três tipos de manifestações: os gêneros tradicionais de arte, novos gêneros de arte e as artes como função prática.

Conheça, participe e divulgue.

Publicações: REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA

A REVISTA EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, publicação do Departamento de História da Unidade de Jussara (UFG), é um espaço para discussão e reflexão historiográfica de temas essenciais como historiografia em seus diversos contextos, apropriações e defasagens conceituais, a circulação do conhecimento historiográfico (ideias, obras e pensadores), os usos e abusos do conhecimento histórico e a historiografia do ensino de História. 

São 5 edições já publicadas, com artigos sobre objetos e temas bastante heterogêneos. As edições são semestrais, coordenadas pelo GPETH (Grupo de Pesquisa em Teoria da História e Historiografia). A submissão de artigos tem fluxo contínuo e aceita contribuições de graduandos, pós-graduandos e profissionais da História e áreas afins.


(fonte: INFORME ANPUH, 25)


8 de out. de 2013

Museus: MUSEU CASA DA HERA

MUSEU CASA DA HERAlocalizado na cidade fluminense de Vassouras (RJ), se insere numa tipologia muito específica: a dos museu-casa. São classificado assim em virtude de terem sido residências que despertam interesse histórico por sua arquitetura, história ou pela importância do seu dono. Este museu em específico foi residência de Eufrásia Teixeira Leite (veja que história interessante) que, em testamento, doou a casa às Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, com cláusula garantindo a manutenção da integridade da construção e de seus objetos.

No site é possível conhecer a história da casa, do município e dos antigos proprietários, conhecer a chácara na qual ela está localizada e os projetos do museu.

Você pode também conhecer a casa: a área comercial; a área íntima; a sala de jantar; a área de serviço e área social. Mais do que simplesmente mostrar, é uma forma de preservar as residências como registros de sua época.

Conheça e se inspire. Sua cidade pode ter um.

(fonte: RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)

7 de out. de 2013

Filmes: APOCALYPTO

Apocalypto (2006) PosterAPOCALYTO (2006), dirigido por Mel Gibson, gira em torno de um jovem da civilização maia que tendo seu vilarejo atacado por outro grupo indígena luta para sobreviver e salvar sua mulher e seu filho, num reino em declínio que vê nos sacrifícios humanos a chave para a prosperidade. Com uma fotografia deslumbrante e cenários maravilhosos, o filme é falado em idioma maia. Veja o trailer.

Mostrando inicialmente uma sociedade unificada pela natureza, o filme apesar de não ser um estudo antropológico sobre a civilização maia, é um interessante veículo de discussão sobre a América antes de ser "América". 

Alvo de muitas críticas quanto à falta de rigor histórico, o filme deve ser analisado como toda obra, a partir do seu tempo presente. Mas, a cena final é muito significativa. 

Leia artigo publicado em revista de filosofia espanhola. Para aprofundar, esta dissertação da Universidade de Lisboa faz uma análise da representação do índio no cinema.

imagem: http://www.imdb.com



Publicações: VOZES, PRETÉRITO & DEVIR

Idealizada com uma periodicidade semestral, Vozes, Pretérito & Devir é  a revista eletrônica de história filiada à Universidade Estadual do Piauí - UESPI,  busca ser uma ferramenta de divulgação das pesquisas vinculadas à abordagem histórica. Propõe-se fazer deste, um espaço de diálogo intelectual relacionado aos estudos acadêmicos imanentes no campo historiográfico. 

A revista foi lançada em 2013 e está na sua primeira edição, que traz como tema central a história do Piauí – pesquisas e abordagens contemporâneas.

Conheça e ajude na divulgação da revista.

(fonte: fanpage ANPUH)